Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Um olhar crítico sobre a proposta de redação da FUVEST 2017

Um olhar crítico sobre a proposta de redação da FUVEST 2017

A prova de redação da Fuvest foi domingo, mas estamos publicando a análise da proposta apenas hoje, porque ela merece um certo cuidado e um olhar crítico e filosófico. Para compreendermos bem o que estava sendo pedido – e como estava sendo pedido – recorremos à leitura do texto “O que é o Esclarecimento” na integra (http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/b47.pdf) e a leitura de Muniz Sodré, professor de filosofia na UFRJ, dos conceitos de ‘menoridade’ e ‘maioridade’ em Kant. Aliás, agradecemos a Professora Isadora Machado, do departamento de Letras da UFBA, por apontar a análise de Sodré em uma de suas postagens no Facebook.

Para que o candidato pudesse explorar bem o tema era preciso, antes de mais nada, saber quem foi Kant, em que contexto o filósofo produziu suas reflexões e o que foi o movimento Iluminista no contexto da época. Isso mostra, portanto, a importância do estudo de Filosofia no Ensino Médio: é uma disciplina que, além de promover um conhecimento mais amplo aos alunos, também lhes permitem produzir, de forma contextualizada e mais madura – ou seja menos inocente – reflexões sobre questões atuais.

Voltando ao tema da Fuvest, ela manteve o seu perfil ao pedir um tema filosófico, reflexivo, que provoca o candidato a ir além. Mas, diferente de alguns anos, ela centrou a proposta, que era discutir se “o homem saiu da sua menoridade”, em apenas um texto-fonte. Desse modo o candidato, deveria ler o excerto com atenção e com perspicácia para compreender alguns conceitos chaves como ‘menoridade’, ‘maioridade’, ‘tutela’ ou ‘tutores’ e ‘esclarecimento’, conceito este muito ligado à ‘liberdade’. É preciso, assim, ter em mente como esses conceitos são trabalhados por Kant dentro de um movimento específico, que foi o Iluminismo. Apenas para recordá-los, o Iluminismo é um movimento que ocorreu no século XVIII, que prezava a ciência e o pensamento crítico contra o dogmatismo das doutrinas políticas e religiosas da época e isso deveria ser levado em conta na elaboração da redação, para que o texto não ficasse ingênuo.

Com a exposição desses pontos já é possível fazer uma reflexão sobre a proposta com base em Kant e buscar relacionar com a nossa sociedade atual. Porém, se fizermos uma leitura ingênua desses conceitos ficaremos presos apenas à questão da menoridade e maioridade no que diz respeito à liberdade de expressão, à tutela do Estado e da Igreja – sendo esta última fortemente mencionada por Kant em seu texto – e o fato de ser do homem a responsabilidade em sair desse estado, apagando toda a relação de poder que há em nossa sociedade.

É relevante, nesse sentido, discutir, quando falamos de ‘menoridade’, o apagamento do outro diante dessas Instituições que exercem uma posição de tutela na sociedade, da relação de poder que uma Instituição exerce sobre um grupo que o silencia, que dirige os seus pensamentos. Por isso, é importante pensar na relação da menoridade e maioridade não apenas perante a liberdade de expressão, mas sim perante a possiblidade de tomada de voz em nossa sociedade. A leitura Sodré acerca dos conceitos de ‘menoridade’ e ‘maioridade’ em Kant é muito interessante para a nossa reflexão:

 

“Eu disse primeiramente “voz”. É um significado subsumido, por exemplo, no modo como os alemães entendem maioridade e menoridade. Em Kant, maioridade é Mündigkeit, que implica literalmente a possiblidade de falar. Münd significa boca. Menoridade é Unmündigkeit, ou seja, a impossibilidade de falar. Menor é aquele que não tem acesso à fala plena, como o infans. (In: SODRÉ, M. Por um conceito de minoria. In: http://server1.docfoc.com/uploads/Z2016/01/27/rCENEolzog/933c96ce9ad778f6393b7fe2cc0a5d1a.pdf. Acesso em 10/01/2017 )

 

Relacionando o excerto apresentado na proposta da Fuvest com a leitura de Sodré, podemos observar uma possibilidade de se discutir o tema com base na questão da tomada da palavra e ter direito à voz em nossa sociedade e, assim, poder interferir nas tomadas de decisão do poder vigente.

Tendo isso em mente, como você responderia a questão proposta nesse tema de redação: O homem saiu da menoridade? Ou seja, ele consegue se livrar dessa tutela e tomar a palavra ter voz? E as minorias sociais? São perguntas provocadores relevantes para se trabalhar neste tema.

Vou encerrar essa breve reflexão aqui, pois este tema daria um artigo imenso. Proponho a vocês que apresentem as reflexões que fizeram sobre esta proposta, que é tão instigante!

 

Abraço,

Equipe EscreverOnline

 

Conteúdo relacionado

Comente