Texto 1
ócio
ó.cio
sm (lat otiu) 1 Descanso, folga do trabalho. 2 Tempo que dura essa folga. 3Lazer, vagar. 4 Ociosidade. 5 Mandriice, preguiça. 6 Repouso. Antôn: trabalho,ocupação. O. vil: a) inatividade do espírito, b) indiferença para tudo o que é elevado e nobre; inércia.
(http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/definicao/ocio%20_1010058.html) [protected]
Texto 2
Trecho da entrevista do filósofo Mario Sergio Cortella, professor da PUC-SP, publicada no jornal O Estado de São Paulo:
Existe uma instrumentalização do nosso tempo para impedir que sejamos capazes do ócio. O que é um passeio, de fato? Aquilo que o francês chama de promenade. Vou dar uma volta. É você não ter rumo, não precisar saber aonde vai. Ócio não é vagabundagem. É não ser obrigado a uma ocupação. Preso não tem ócio. Desocupado não tem ócio. Ócio é quando você tem liberdade para o uso do seu tempo naquilo que deseje. Antigamente, a expressão de quem saía por aí de maneira livre era vagamundo – que em grego antigo, aliás, se diz planetes e origina a palavra planeta, astro que fica dando voltas. Mas depois a palavra virou vagabundo e ganhou conotação negativa.
Na sociedade capitalista, no mundo dos últimos 500 anos, dentro da ética protestante, a ideia de quem saía por aí sem eira nem beira se tornou absolutamente reprovável. Só o trabalho salva. Só o trabalho dignifica. Aliás, como escreveram os nazistas nos campos de concentração, só o trabalho liberta. Certo? Há uma objetivação extremada do tempo livre hoje. A tal ponto que ficar desocupado é quase uma insuportabilidade. O resultado são crises de criatividade. Porque o tédio é absolutamente criativo. Você inventa coisas porque não tem o que fazer. E a ausência hoje de tédio, porque você fica o tempo todo ocupado com algo, resulta numa vida que precisa ter meta e objetivo o tempo todo. Como se fosse uma carreira. Despreza-se que a arte seria impossível com a ocupação contínua. Só existe arte, filosofia, por conta da desocupação.
(Adaptada de http://alias.estadao.com.br/noticias/geral,partiu-mas-por-que-mesmo,10000006591)
[box]
Ter tempo livre para fazermos o que quisermos é algo raro hoje em dia. Parece que somos obrigados a estar ocupado o tempo todo e não temos mais espaço em nossa vida para o ócio. Com base nisso, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
A negação do ócio: causas e consequências
[/box]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button]
[/protected]
Comente
You must login or register to add a new comment.