Iniciante

Tráfico de animais silvestres no Brasil

  • 0

No filme de animação Norte-americano intitulado de Rio, é retratado à vida da ararinha-azul que se chama Blue. Ao nascer, blue é retirado de seu habitat natural no Brasil por traficantes internacionais e levado para algum lugar nos Estados Unidos. Longe da ficção vemos que tal problemática é real na sociedade, reflexo esse da grande dificuldade de fiscalização somado às leis pouco ou nada eficazes.

Em primeiro lugar, devemos observar que o Brasil é o quinto maior país do mundo se tratado de território, compreendendo 8,5 milhões quilômetros quadrados. Além de 6 biomas diferentes, fazendo do Brasil um país com uma fauna e flora diversificada. Nesse contexto, vemos o grande desafio que é para o governo junto com os órgãos responsáveis ter que fiscalizar um território tão grande e denso.

Ademais, o artigo 255 da Constituição Federal impõe tanto ao poder político quanto à coletividade proteger a fauna e a flora. Contudo, o que observamos é totalmente o contrário. Vemos um sistema Judiciário fraco e ineficiente, exemplo disso é o caso de Daniel Assunção, que detém o título de maior traficante do país. De acordo com uma reportagem exibida pelo fantástico, Daniel foi preso em 2017, porém, meses depois já estava em liberdade praticando o crime.

Portanto, é notório que tal problemática tem que ser resolvida. Por isso, o poder Legislativo tem que impor leis mais severas, com implantação de pena máxima, tanto para quem trafica como para quem compra. Assim como, o Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Economia deve investir na compra de equipamentos de última geração como câmeras e drones, afim de melhorar às fiscalizações e diminuir ou quem sabe extinguir o tráfico de animais. Afim de que o Trafico deixe de ser algo recorrente e fique apenas na ficção.

Compartilhar

3 Correções

  1. ola prazer.
    muito bom o seu texto ,bastante repertorio ,argumentos bem explicados.
    mas na sua proposta de intervencao falta mas separar bem o que fazer ,quem vai fazer ,como ,para que.
    lembrar da sua tese no final do texto tambem.
    evita de colocar ararinha ,pode ser Arara
    pode ir direto no nome blue ,em vez de ser se chama blue ok.
    780

    • 3
  2. Boa tarde! Achei muito bom seus argumentos, porém acho que você poderia ir direto ao ponto em determinados momentos, assim você pode fazer uma redação mais objetiva e mais rica em conhecimento.
    Lembrando que é sempre bom uma redação objetiva com dados retirados de fontes seguras para causar melhor resultado. Espero ter ajudado! Continue assim!!

    PARABÉNS

    • 1
  3. Olá,
    Seu texto tem muitos pontos positivos mas no entanto tem algumas partes com uma linguagem não formal o que desmerece as outras partes tão bem escritas.
    Por exemplo:”ararinha azul que se chama blue”
    “Levado para algum lugar nos Estados Unidos”
    “Diminuir ou quem sabe extinguir o tráfico de animais “.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.