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TEMA: Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?

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Imagens trágicas, muitas vezes, são publicadas na internet com o objetivo de sensibilizar quem as vê. Entretanto, o verdadeiro propósito se perde em meio a tantas outras figuras sobre os mais variados temas que circulam pelas redes sociais, levando à banalização do sofrimento alheio. Esse bombardeamento de imagens aleatórias e até carregadas de humor desqualifica o senso crítico de cada um.

A publicação de imagens que revelam a situação lamentável de crianças ou adultos em diferentes partes do mundo, seja de miséria, fome, refúgio, ou guerra, circula por milhares de telas todos os dias. As fotos não chocam a todos, até passam despercebidas algumas vezes, pelo fato de que a Era da Informática aproximou e conectou o globo, deixando a população a par dos acontecimentos e catástrofes ocorridos em diferentes países. A divulgação de cenários dramáticos se tornou comum entre os usuários do mundo digital, tornando-os incapazes de analisar e perceber a gravidade do contexto da figura.

Fotografias de crianças afrodescendentes desnutridas são constantemente divulgadas pelas mídias sociais, a fim de impactar e comover sobre a incessante fome no continente africano. Todavia, tal exemplo choca a sociedade por pouco tempo, já que se encontra disposto no “feed” antes ou depois de um vídeo engraçado, uma foto adorável, ou uma piada contada por alguém. Isso basta para preencher o vazio que a imagem, repleta de tristeza, causa.

Desse modo, a fim de evitar que um assunto tão importante perca sua relevância, cabe ao Estado e à população algumas medidas. O governo deve criar leis e projetos com função de incentivar atitudes empáticas e programas humanitários, e, junto aos meios de comunicação, divulga-los à sociedade, a qual possui um papel crucial nessa mediação, com o intuito de impedir o desaparecimento do senso crítico.

Ao mesmo tempo, faz-se necessária a participação dos cidadãos. Devem sensibilizar-se para lidar com os fragilizados, tomando iniciativas altruístas, como se voluntariar para ajudar nos projetos; contribuir com as arrecadações, doando ou comunicando os próximos; e tratar como um assunto de suma importância, até porque, na maioria das situações, vidas estão em jogo. Assim, construir-se-á uma maneira de evitar a banalização dos tormentos de outros indivíduos e uma sociedade mais empática e apta a julgar circunstâncias como essa.

 

OBS: Se for possível, corrijam colocando as notas, por favor. Me ajudaria muito!

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2 Correções

  1. O texto foi muito bem articulado. Creio apenas que no desenvolvimento, mais especificamente no terceiro parágrafo, poderia ter apresentado nova ideias.
    No segundo ”:As fotos não chocam a todos”
    No terceiro: ” tal exemplo choca a sociedade por pouco tempo”
    Não usarei as competências pois ainda não me considero apto a avaliar dessa forma.

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  2. Gostei da redação mas poderia melhorar em questão dos dados e estatísticas mantendo assim o seu texto mais rico e aplausivel. Mas parabéns tá muito boa!!!!!!!!!!!!!!!
    Alimente seu texto com palavras cultas e modernas
    Faz um texto de apenas 30 linhas
    Capricha na introdução pq é onde vai chamar a atenção do leitor
    Continue tentando q vc consegue🙂🙂🙂

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  3. Bom apresenta ótimos argumentos, no entanto seu texto está mais para texto expositivo, faltou focar mais em sua opinião e seguir as competências exigidas, vou deixar elas escritas abaixo.

    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa

    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.

    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto

    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.

    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.

    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.

    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.

    5. Respeito aos direitos humanos

    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.

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