De acordo com o filósofo grego Aristóteles, todos os homens têm, por natureza, o desejo de conhecer. Em consonância, pode-se comparar este pensamento com a questão do ensino à distância (EAD) no Brasil visto que, na atual conjuntura, milhões de estudantes optam por esta alternativa de estudo mais barata e flexível. Entretanto, apesar dos benefícios, essa modalidade de ensino vêm carregada de empecilhos que impedem uma aprendizagem plena e de qualidade. Desse modo, faz-se mister analisar a evasão escolar no contexto do EAD e a desigualdade no acesso à internet por todo o território brasileiro em busca de soluções eficientes para atenuar este impasse.
Em uma primeira análise, cabe mencionar a evasão de alunos como um dos principais problemas do ensino à distância no Brasil. Segundo dados da Abed (Associação Brasileira de Educação à Distância), a evasão dos estudantes é o maior obstáculo para o EAD, correspondendo à 42% dos casos de desistência nas universidades. Dessa forma, pode-se concluir que no modelo EAD, o estudante não tem o compromisso de manter-se consistente nas aulas online. Por consequência, nota-se um crescente abandono dos estudos por parte dos estudantes e esse fato não pode ser negligenciado.
Outrossim, vale destacar a desigualdade no acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos como mais um problema do EAD. De acordo com a versão mais recente do estudo TIC Domicílios, um em cada quatro brasileiros não tem acesso regular à internet. Assim sendo, como a internet é a principal ferramenta do EAD, a falta de acesso à este recurso torna tal modalidade de ensino inviável para um quarto da população brasileira. Consequentemente, o EAD passa a ser cada vez mais desvantajoso e menos atrativo.
É necessário, portanto, que diferentes instituições atuem em conjunto a fim de atenuar esta problemática. Logo, cabe ao Governo Federal, entidade máxima do poder, a tarefa de expandir o acesso à internet no território nacional, por meio do fornecimento de chips e aparelhos tecnológicos necessários, visando mitigar os efeitos decorrentes da falta de acesso à internet por parte significativa dos jovens brasileiros. Com essa ação, espera-se que os desafios da educação à distância no Brasil sejam superados.
Por favor coloquem nota!!
BRENDsousa
Concordo com a correção do colega acima, uma vez que, ele apontou que você tem algumas dificuldades na pontuação. Sua tese está super clara; observe a 6° linha (não é uma crítica, apenas uma interpretação), é realmente uma opção? é, com certeza, em geral, a mais barata?
Muito bom os seus argumentos.
natan_rosa
Boa dia, tudo bem?
Segue a análise da sua dissertação:
Análise Introdução:
1- ” vem” não possui acento.
2- Ótima introdução.
3-tese clara.
4- apresentou bem os argumentos.
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Análise do Desenvolvimento 1:
1- o “À” antes do 42 por cento, não tem crase.
2- Ótimo argumento.
3- Cuidado com a gramática.
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Análise do desenvolvimento 2:
1- “à este” não tem crase.
2- use outra estratégia, você já citou dados no primeiro parágrafo de argumentação.
3- bom argumento.
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Análise da Conclusão:
1- Sem erros gramáticais aqui.
2- Faltou uma proposta de intervenção para solucionar a evasão escolar.
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Total:920
C1:180 ( um corretor daria 160 e o outro 200)
C2:200
C3:180 ( um corretor daria 160 e o outro 200)
C4:200
C5:160
Boa sorte!!!
Se puder, avaliar como a melhor correção, agradeço :) (dá um trabalhinho fazer a correção detalhada).