Tema: Os desafios da educação à distância (EAD) no Brasil.

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  De acordo com o filósofo grego Aristóteles, todos os homens têm, por natureza, o desejo de conhecer. Em consonância, pode-se comparar este pensamento com a questão do ensino à distância (EAD) no Brasil visto que, na atual conjuntura, milhões de estudantes optam por esta alternativa de estudo mais barata e flexível. Entretanto, apesar dos benefícios, essa modalidade de ensino vêm carregada de empecilhos que impedem uma aprendizagem plena e de qualidade. Desse modo, faz-se mister analisar a evasão escolar no contexto do EAD e a desigualdade no acesso à internet por todo o território brasileiro em busca de soluções eficientes para atenuar este impasse.

  Em uma primeira análise, cabe mencionar a evasão de alunos como um dos principais problemas do ensino à distância no Brasil. Segundo dados da Abed (Associação Brasileira de  Educação à Distância), a evasão dos estudantes é o maior obstáculo para o EAD, correspondendo à 42% dos casos de desistência nas universidades. Dessa forma, pode-se concluir que no modelo EAD, o estudante não tem o compromisso de manter-se consistente nas aulas online. Por consequência, nota-se um crescente abandono dos estudos por parte dos estudantes e esse fato não pode ser negligenciado.

  Outrossim, vale destacar a desigualdade no acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos como mais um problema do EAD. De acordo com a versão mais recente do estudo TIC Domicílios, um em cada quatro brasileiros não tem acesso regular à internet. Assim sendo, como a internet é a principal ferramenta do EAD, a falta de acesso à este recurso torna tal modalidade de ensino inviável para um quarto da população brasileira. Consequentemente, o EAD passa a ser cada vez mais desvantajoso e menos atrativo.

  É necessário, portanto, que diferentes instituições atuem em conjunto a fim de atenuar esta problemática. Logo, cabe ao Governo Federal, entidade máxima do poder, a tarefa de expandir o acesso à internet no território nacional, por meio do fornecimento de chips e aparelhos tecnológicos necessários, visando mitigar os efeitos decorrentes da falta de acesso à internet por parte significativa dos jovens brasileiros. Com essa ação, espera-se que os desafios da educação à distância no Brasil sejam superados.

 

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2 Correções

  1. Concordo com a correção do colega acima, uma vez que, ele apontou que você tem algumas dificuldades na pontuação. Sua tese está super clara; observe a 6° linha (não é uma crítica, apenas uma interpretação), é realmente uma opção? é, com certeza, em geral, a mais barata?
    Muito bom os seus argumentos.

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  2. Boa dia, tudo bem?
    Segue a análise da sua dissertação:
    Análise Introdução:
    1- ” vem” não possui acento.
    2- Ótima introdução.
    3-tese clara.
    4- apresentou bem os argumentos.
    ………………………………………………………………………………………………………….
    Análise do Desenvolvimento 1:
    1- o “À” antes do 42 por cento, não tem crase.
    2- Ótimo argumento.
    3- Cuidado com a gramática.
    ………………………………………………………………………………………………………….
    Análise do desenvolvimento 2:
    1- “à este” não tem crase.
    2- use outra estratégia, você já citou dados no primeiro parágrafo de argumentação.
    3- bom argumento.
    .…………………………………………………………………………………………………………
    Análise da Conclusão:
    1- Sem erros gramáticais aqui.
    2- Faltou uma proposta de intervenção para solucionar a evasão escolar.
    ………………………………………………………………………………………………………….
    Total:920
    C1:180 ( um corretor daria 160 e o outro 200)
    C2:200
    C3:180 ( um corretor daria 160 e o outro 200)
    C4:200
    C5:160
    Boa sorte!!!
    Se puder, avaliar como a melhor correção, agradeço :) (dá um trabalhinho fazer a correção detalhada).

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