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Tema: O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil

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O conceito de “Banalidade do Mal” – refletido pela filósofa alemã Hannah Arendt – defende que a repetições sistemáticas de problemas sociais passa a ser ignoradas pela população, tornando-se aceitas por ela. Desse modo, é possível observar que tal pensamento está presente no Brasil contemporâneo, dado que a marginalização da cultura negra, presente desde o período de formação do país, tornou-se um fato ignorado pela sociedade, perpetuando sua existência. Nesse sentido, a representação de indivíduos negros de, na língua, maneira negativa e o rebaixamento cultural desse povo são exemplos de legados da escravidão no Brasil.

Primeiramente, cabe avaliar que a construção linguística brasileira reflete o racismo. Nesse âmbito, em seu vídeo “A Realidade é Subjetiva”, a “drag Queen”Rita Von Hunty desnuda a influência da língua e das palavras que a compõe sobre a sociedade, ressaltando a capacidade de excluir ou incluir indivíduos. Dessa forma, é possível observar que essa realidade está presente no atual contexto sociocultural brasileiro, tendo em vista que, em virtude da forte influência da escravatura, a população preta é marginalizada tanto pela sociedade quanto pela língua. A exemplo disso pode-se citar o uso de expressões que utilizam “negra” para designar algo negativo – como magia negra e lista negra -, contrastando com a ideia de positividade associada ao termo “branco” – como magia branca. Assim, é incompatível a ideia de pertencimento a uma sociedade com representação dos indivíduos negros arraigada pelo racismo em sua maior instrumento de comunicação: a língua.

Ademais, vale ressaltar que a associação da cultura africana a elementos malignos é um dos legados da escravidão. Isso ocorre, pois, no século XVI, o cristianismo – religião difundida pelos portugueses – considerava as entidades das religiões de matrizes africanas como seres malignos. Embora exista a tentativa de romper com tal paradigma, é possível observar que ele, infelizmente, se encontra presente no Brasil contemporâneo. Prova disso foi a acusação de não merecimento da vitória da escola “Acadêmicos do Grande Rio” por utilizar um “demônio” em seu carro alegórico. Dessa forma, tal situação reflete a influência do racismo, posto que a figura representada pela escola de samba é um orixá – uma das entidades de religiões de matrizes africanas. Em vista disso, são necessárias intervenções sociais para romper com a marginalização da cultura negra.

Portanto, infere-se a necessidade de romper com o paradigma racial no cenário brasileiro. Logo, compete ao Estado – na condição de garantidor dos direitos dos cidadãos – eliminar da língua portuguesa palavras de cunho racistas, e, por meio de palestras nas escolas – ministradas por historiadores e linguistas – fomentar o não uso desses termos. Essa ação tem como objetivo sanar o quadro de exclusão linguística vivida pelos afrodescendentes. Também, o Ministério da Educação deve, por meio da inclusão da história da África à BNCC, informar os indivíduos sobre a cultura africana, com o fito de romper com a estigmatização de religiões dessa matriz.

Muito obrigado a quem leu! Se precisar de correção, coloque o link junto à sua correção.

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7 Correções

  1. Opa, tudo bom? Pelo o que consegui compreender da sua redação você conseguiu muito bem seguir uma linha de raciocínio desde a introdução até o fim do texto, conseguiu trazer ótimas referencias para dentro da redação para fortalecer ainda mais os seus pontos, desejo meus parabéns para a sua redação, ela está muito boa e creio que você conseguirá melhorar ainda mais, boa sorte!

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  2. Olá Matheus, seu texto foi bem desenvolvido, no entanto, atente-se para o sentido de cada conectivo apresentado, pois, alguns estão fora de contexto. Nesse link https://escreverepraticar.com.br/tabela-conectivos/ , são apresentados alguns conectivos e os sentidos deles.
    Quanto a estrutura, seu texto teve uma boa estruturação em 5 parágrafos, mas a introdução deve conter entre 7 e 8 linhas, a sua ficou com apenas 5 e meio, atente-se para isso, pois, o segundo parágrafo ficou maior que o primeiro.
    Observe também as regras de pontuação, principalmente acerca das vírgulas.
    Espero ter ajudado :)

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  3. Olá, Matheus.

    Sua redação ficou muito boa, parabéns! Você deixa claro na sua introdução os argumentos que serão desenvolvidos. Também, nos seus dois parágrafos de desenvolvimento, você segue uma linha de raciocínio que deixa todas suas ideias interligadas. Por fim, sua conclusão tá perfeita, apresenta todos os elementos e todos muito completos. Só encontrei um erro de vírgula, o resto está tudo perfeito.
    C1- 200 (como só encontrei um erro de vírgula)
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 200
    Nota: 1000

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  4. Boa tarde. A seguir algumas dicas para você melhorar a sua redação:
    -Primeiramente, achei que você conseguiu trabalhar bem o tema, porém se lembre de não colocar palavras iguais repetidamente no texto, isso indica falta de vocabulário e deixa o texto desinteressante, isso faz você perder muitos pontos na redação;
    -Lembre sempre de usar o plural nos artigos se as palavras forem no plural;
    -A pontuação é algo importante para ser trabalhado na redação, pois o sue uso incorreto traz ambiguidade, lembre-se disso!

    Continue treinando e se atente a esses pequenos erros.

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  5. Olá Matheus, gostei muito da sua redação e achei os repertórios muito bons e produtivos, parabéns. Vamos para as correções

    C1 – 160
    Na sua redação existem alguns erros de concordância, especialmente no paragrafo 1, que já foram apontados por outra corretora, além da repetição exagerada de palavras, como por exemplo língua no paragrafo 2, que poderia ter sido substituída por idioma ou linguagem.

    C2- 200
    O texto está dentro da abordagem adequada e os repertórios são legitimados e produtivos

    C3- 160
    O único problema de coerência no seu texto é no paragrafo 3, pois a parte da escola de samba fica muito confusa, e a parte do paradigma em que o ele é usado para se referir a paradigma, muitos corretores poderiam penalizar como falta de desenvolvimento

    C4- 200
    Tirando o uso errôneo do “desse modo” no parágrafo 1 e a repetição do dessa forma em parágrafos vizinhos (2 e 3), a coesão está boa

    NOTA: 920

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  6. Olá Matheus Oliveira Higo
    Vamos lá para sua correção:

    1º PARÁGRAFO (INTRODUÇÃO)
    – “defende que a repetições sistemáticas” Erro de concordância (…as repetições…)
    – “problemas sociais passa a ser ignoradas” Erro de concordância (…sociais passam a ser…)
    – “Desse modo” Conectivo inadequado. “Desse modo” é um conectivo de conclusão e não de ligação entre o contexto e a apresentação da tese.
    – “negros de, na língua, maneira negativa” Período confuso por conta do termo entre vírgulas, entretanto com a continuação do texto é possível compreender, mas cuidado.
    – “no Brasil.” Repetição de palavras.

    2º PARAGRAFO (D1)
    – “língua” Muita repetição de palavras.

    3º PARAGRAFO (D2)
    – “Isso ocorre, pois” Não deveria haver vírgula nesse período.
    – “malignos” Repetição de palavras.
    – “é possível observar que ele” Ele quem? Não deixou claro.
    – “no Brasil.” Repetição de palavras.
    – “Prova disso foi a acusação de não merecimento da vitória da escola “Acadêmicos do Grande Rio” por utilizar um “demônio” em seu carro alegórico.” Nesse período faltou um pouco mais de dados para dar ligação ao parágrafo (Que escola é esse? É uma escola mesmo ou é um termo utilizado para uma instituição? Vitória de que?)
    – “Dessa forma” Repetição de conectivo.
    – “tal” Muita repetição de palavras.
    – “racismo” Muita repetição de palavras.
    – “Dessa forma, tal situação reflete a influência do racismo, posto que a figura representada pela escola de samba é um orixá – uma das entidades de religiões de matrizes africanas.” Agora sim apresentou mais dados, porém não de forma imediata, o que as vezes pode prejudicar o texto.
    – “são necessárias intervenções sociais para romper com a marginalização da cultura negra.” Apresentou um “spoiler” da proposta de intervenção, o que não fez no D1. Obs: Se apresentar o “spoiler” em um deve obrigatoriamente apresentar no outro para manter o sentido do texto.

    4º PARAGRAFO (CONCLUSÃO)
    – Está perfeito.

    CONCLUSÃO FINAL:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 200
    Nota final: 920

    Você está indo muito bem, só recomendo que busque mais palavras para diversificar o seu vocabulário e não ter mais esse problema com repetição de palavras.
    Você está indo num ótimo caminho, continue assim que logo vai alcançar seu objetivo.

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  7. Muito bem escrito, ótima introdução, desenvolvimentos excelentes, com ótimos dados, conclusão muito boa. Usou dois agentes mas que se interligam.
    Obs: cuidado para não por 2 agentes, 2 ações, 2 meio/modo , 2 finalidades (não foi o seu caso, mas é bom prestar a atenção a isto, quando se coloca 2 agentes.)
    Excelente redação, adequada a todos os níveis das competências.

    Nota:1000

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