No livro, O diário de Anne Frank, é retratado os últimos momentos de vida da protagonista e de sua família no holocausto. Nesse sentido, a narrativa revela os perigos e dificuldades de Anne para sobreviver. Fica claro que a realidade apresentada no livro não é distópica da atual, já que ainda prevalece grandes opiniões ofensivas sobre o racismo, a diversidade étnica e cultural, além da obsessão pela ” raça pura”.
Em primeiro lugar, é importante destacar que as diversidades estão presentes desde a criação de uma sociedade. No período da Grécia antiga , os espartanos e atenienses eram distinguidos por suas diferenças, porém nenhuma dessas civilizações eram respeitosas em relação às diferenças do seu próprio povo. Assim as guerras e a carnificina eram frequentes.
Consequentemente, as ações, vivências e momentos históricos , como a escravização de pessoas , influenciam e deixam marcas em uma sociedade. Segundo o sociólogo, Karl Marx , o indivíduo é formado a partir do meio onde está inserido. Logo , suas ações são influências do meio.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para que as adversidades culturais sejam desconstruídas, urge que o Mistério da Cultura promova e incentive, por meio de palestras e feiras científicas , à procura pelas diversidades culturais, além de evidenciar a contribuição de cada uma na sociedade brasileira. Somente assim, será possível constituir uma sociedade respeitosa, pois, não foi possível esse feito na época de Anne Frank.
Agathapinheiro
• Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
• Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160
• Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
• Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
• Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 140
• Nota final: 740
Akira
A contextualização usando a obra de Anne Frank foi bem criativa ao relacionar com o tema. A redação apresenta algumas falhas na gramática. Dito anteriormente, a redação apresenta bom repertório, porém, não há presença de argumentos pertinentes. Senti uma falta de aprofundamento nos argumento e a proposta de intervenção é superficial e sem detalhamento. Continue praticando.
LarissaPer04
Não sou profissional em correção porém vou falar o que eu achei ,eu amei a questão utilizada por você em relação as citações como o do livro e o filósofo Karl Marx ,talvez eu tenha sentido um pouco da falta de alguns argumentos seus ,bom do resto eu adorei demais sua redação e achei sua coesão muito legal ,parabéns !
juliarodfer
Olá, boa tarde! Seu texto está bom, mas precisa rever alguns pontos.
A introdução ficou um pouco superficial, faltou aprofundamento ao relacionar o livro com o tema.
No desenvolvimento 1 e 2, faltou elementos coesivos que ligassem as orações e, novamente, faltou aprofundamento no tema, você se preocupou muito em colocar repertório e esqueceu de desenvolver o tema, o que torna-os impertinentes.
Já na proposta de intervenção, faltou o detalhamento e o agente não existe mais.
Há alguns erros gramaticais, estude o uso da vírgula e a parte morfológica e sintática das orações.
Treine um pouco mais e assim, desenvolverá mais o tema nas próximas redações. Parabéns pelo texto e muito sucesso na sua caminhada!
Nota: 720
C1: 120 – há mais de 4 erros gramaticais.
C2: 160 – pouco aprofundamento
C3: 160 – repertórios pouco pertinentes, uma vez que não foram bem relacionados.
C4: 160 – carência de conectivos, o que prejudicou a coerência e coesão do texto.
C5: 120 – faltou 2 elementos: finalidade e detalhamento. O agente não existe mais, fique atento!
harmon
Olá, parabéns pelo texto! Atenção para algumas regras gramaticais;
• Erro de formulação de oração explicativa: “No livro, ‘O diário de Anne Frank, […]” -》A vírgula, nesse caso, não é necessária, uma vez que a frase não precisa ser separada. Note a continuidade: “No livro ‘O diário de Anne Frank,..” assim está correto.
• Erro de concordância: “É retratado os últimos momentos”.
Retratado precisa concordar com os últimos momentos. Portanto, -》 “São retratados os últimos momentos”.
• Descuido de gênero: “A narrativa revela os perigos e dificuldades..”
O artigo precisa concordar com os dois substantivos. Portanto, -》 “..os perigos e as dificuldades..”
• Erro de concordância em “prevalece grandes opiniões”. Sendo assim, “..prevalecem grandes opiniões”.
• Esses são alguns erros que encontrei para pontuar a competência 1.
• Você utilizou bons repertórios socioculturais. No entanto, eles não foram aproveitados, visto que foram usados mas não aprofundados.
• O texto está raso de argumentação, a base está presente, mas falta a problematização do tema trazido para a atualidade. Está mais dissertativo do que argumentativo.
• O Ministério da Cultura já não existe mais e a proposta está incompleta, uma vez que só tem a presença de agente (mas inválido), ação e modo. Falta riqueza de detalhes e a finalidade (é um elemento a mais do que o fechamento do texto).
Em suma, atribuirei uma nota representativa de 760.
C1= 160 (revise a gramática)
C2= 160 (pela falta de pertinência)
C3= 160 (pelo pouco aprofundamento)
C4= 160 (pela carência de conectivos)
C5= 120 (pela ausência de finalidade e detalhamento) Obs: não pontuei o agente extinto mas acho que seria penalizada no exame.
Continue praticando, você vai muito longe!!
laisfcb
A contextualização usando a obra de Anne Frank foi bem criativa ao relacionar com o tema. A redação apresenta algumas falhas na gramática. Dito anteriormente, a redação apresenta bom repertório, porém, não há presença de argumentos pertinentes. A proposta de intervenção não está detalhada e o agente não existe mais (Ministério da Cultura)
C1= 120
C2= 160
C3= 160
C4 = 120
C5= 120
Jffgg
oi espero ajuda
sua intro esta boa.
um problema na sua redação é que ela esta muito expositiva, principalmente os seus desenvolvimentos, no D1 vc nem trouxe o tema para a realidade só explicou como era os tempos de Espartas e no D2 faltou um pouco de seu argumento e a consequencia disso é que na sua intervenção vc não resolve nada, pois vc não debateu os problemas no Ds