A Constituição Federal brasileira,promulgada em 1988,prevê a todo ser humano o direito à vida, à igualdade, à segurança e à dignidade. Tal conhecimento nos permite refletir que o aumento da violência contra o idoso no Brasil deve ser tratada de forma mais organizada pela sociedade. Isso se evidencia não só pelo alto índice de agressividade contra esse grupo social,mas também pelas sequelas provocadas por esse problema.
É indiscutível que a evolução da taxa de crimes contra a terceira idade é alarmante, assim,de acordo com o Portal de Notícias G1,em 2018 foram mais de 32 mil denúncias feitas, advertindo que pessoas com mais de 65 anos foram vítimas de algum tipo de violência. Dado que comprova a falta de investimento em proteção a essa população vulnerável, potencializando assim a prática da crueldade.É,portanto, inadmissível a falta de amparo ao idoso, uma vez que eles se encontram na velhice e se deparam com problemas mentais ou físicos que os impedem de impor seus direitos fundamentais.
Ademais, é notório que esses indivíduos com alguma deficiência motora ou psicológica possuem mais chances de sofrer,tendo em vista a sua fraqueza,a vítima não consegue denunciar o ato,permanecendo exposta para agressões e abusos,isso faz com que elas desenvolvam sentimentos como o de abandono. É inaceitável que em um país oficialmente democrático, os direitos constitucionais desses sujeitos permaneçam no papel.
É inadiável,pois,a necessidade de serem tomadas medidas para resolver o impasse.Logo,o poder público,deve criar campanhas de defesa ao cidadão idoso, por meio de reuniões em comunidades,que inclua debates entre profissionais demonstrando como perceber maus-tratos contra esse grupo social e como recorrer urgentemente a ajuda policial,por exemplo, através de ligações telefónicas. A fim de que esses habitantes vivam com dignidade,como defende a Constituição do país.
Karina Santos
Olá, tudo bem?
* Na Introdução, sua tese esta muito bem clara e estruturada, e você utilizou uma informação para realizar uma analogia, parabéns, isso aumento o interesse do leitor. Entretanto temos:
– Vírgula desnecessária: ”A Constituição Federal brasileira ( , ) promulgada em 1988,prevê a todo ser…”
– Faltou vírgula: ”Tal conhecimento ( * ) nos permite…” ou pode se preferir pode mudá-la para ” Tal conhecimento nos permite refletir que ( * ) o aumento da violência contra o idoso…” fica correto também.
* No segundo parágrafo, você faz uso de um repertório bacana e deixa claro seus argumentos, muito bom. Mas:
– Deveria ter iniciado com um conectivo próprio para início de parágrafo.
– Erro de pontuação: ” idade é alarmante ( , ) assim,de…” deveria ser um ponto, e o ”Assim” iniciaria a próxima frase >> ”idade é alarmante. Assim, ”
– Três sugestões que eu te dou nessa frase: ”potencializando (assim) a prática da crueldade.(É,portanto,)”. Como você já utilizou ”Assim” nesse parágrafo, eu já não usaria ele novamente para não ficar repetitivo, e segundo, mesmo que continuasse com ele aí, deveria ser colocado uma vírgula após ele. Terceiro, ”É, portanto,” escrito nessa ordem, desvaloriza o início da frase, invertendo fica muito melhor >> ”Portanto, é…” fora que também teria uma vírgula desnecessária a menos. O que acha?
* Terceiro parágrafo: inicia com um ótimo conectivo e apresenta bons argumentos. Mas:
– Faltou utilizar algum repertório para enriquecê-lo e aumentar a credibilidade de seus argumentos.
– Termo equivocado: ”permanecendo exposta (para) agressões e abusos,” deveria ser ”à”.
– ”mais chances de sofrer ( , ) tendo em vista a sua…” deveria ser um ponto, finalizando assim, seu tópico frasal.
– ” desenvolvam sentimentos (como o) de abandono. ” Ao meu ver, é desnecessário, poderia ser cortado que não faria diferença. Evite utilizar palavras desnecessária, seja sempre objetiva.
* Conclusão:
– Faltou iniciar com um conectivo próprio de conclusão. Exemplo >> Portanto, é inadiável a necessidade de…
– Sua proposta esta muito boa e completa. Muito bom você retomar o assunto inicial da redação ali no final. Parabéns! Espero ter ajudado…
Nota: 790
Klivia
Olá, eu não tenho muita prática com redação, mas pelo o que eu li a sua redação está muito boa, parabéns!
No primeiro parágrafo consegui distinguir as duas teses apresentadas;
No segundo e no terceiro parágrafo que fala sobre o desenvolvimento também conseguiu desenvolver os principais pontos e está muito bem defendida;
E no último parágrafo, que é a conclusão você retomou ao primeiro parágrafo, ou seja, na tese e isso é muito bom;
Bom, eu não posso dar uma nota por conta que como eu disse, eu não sou muito experiente em redação
stefanisnts
Olá
Sua redação está muito, muito boa na minha opinião, sua conclusão contém todos os requisitos, parabéns!
2 meses a 1 ano ou multa nos casos de maus-tratos sem agravantes. Em maus-tratos que gerem lesão corporal grave, a pena sobe para reclusão de 1 a 4 anos.
Minha dica é que na solução, poderia existir uma pena maior para os maus-tratos sem agravantes, pois muitas vezes eles são psicológicos, além da exploração que existe sobre a renda que os idosos recebem. Sobre como perceber maus tratos acredito que programas que trabalhem exatamente com essa averiguação sobre todos esses pontos(maus tratos físicos, psicológicos e exploração)seria o essencial.
Espero ter ajudado!
@Gabriela
Oi bom dia, tudo bem? Espero que sim!
Introdução: gostei da introdução. E as teses foram bem apresentadas.
Desenvolvimento 1: muito bem defendida, apresentou opinião e dado para confirmar sua defesa.
Desenvolvimento 2: achei que se perdeu um pouco, ficou meio confuso. Poderia ter voltado a segunda tese – sequelas – ficou um pouco solto da tese.
Conclusão: gostei da conclusão
No geral, acrescentar mais conectivos. Pois, deixa os parágrafos mais ligados entre si.
Parabéns pela redação, espero ter ajudado.