Mestre

Tema: Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (ENEM 2018 PPL)

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Um canal no YouTube chamado “Primo Pobre” tem adquirido fama ao trazer conselhos em linguagem popular e acessível a fim de que as pessoas sejam capazes de gerir suas próprias finanças. De fato, no atual contexto brasileiro, a população não pode esperar passivamente as ações do governo federal para enfrentamento dos problemas econômicos; pelo contrário, a sociedade deve ser um agente que desfrute de autonomia para melhorar as suas condições de vida.

Diante desse cenário, é evidente que as iniciativas governamentais no âmbito da economia não têm sido satisfatórias. Outrossim, é perceptível que o número de empregos regulares vem caindo com o passar dos anos no Brasil. Thomas Hobbes havia escrito – em um período monárquico absolutista, vale ressaltar – que o povo deveria abrir mão de sua liberdade para que um líder onipotente garantisse a sua segurança. Entretanto, é indubitável que o “Leviatã” de Hobbes não tem sido eficiente no cenário brasileiro, já que muitas pessoas encontram-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Desse modo, é preciso perceber que o poder não está unicamente concentrado em um governo central, mas também está distribuído por todos os lugares onde o povo estiver. Nesse sentido, o filósofo Michel Foucalt conceituou as redes de micropoder. Assim, a população pode – e deve – se organizar para enfrentar as adversidades da economia.

Portanto, a sociedade necessita explorar e estimular as capacidades econômicas locais, por meio de atitudes tanto individuais quanto coletivas como, por exemplo, desenvolvimento de agricultura familiar, artesanato e empreendedorismo em geral, além de optar pelo consumo de produtos regionais. Isso teria, por finalidade, o crescimento de microeconomias para sanar os problemas da macroeconomia brasileira. Dessa forma, como ilustram os conteúdos do “Primo Pobre”, todos poderiam conquistar a sua independência financeira.

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7 Correções

  1. Oi! Eu primeiramente já irei dizer que não sou um professor, sou apenas um estudante, então talvez eu deixei algumas coisas passarem batido, mas farei o meu melhor!

    PRIMEIRO PARÁGRAFO:
    – Primeiramente, eu percebi que o seu parágrafo de introdução apresenta apenas 2 frases (apenas 2 pontos finais), algo que quando eu estava na escola os professores sempre apontavam que não era bom fazer. Para melhor estruturar sua introdução, eu recomendaria você utilizar 3-4 pontos finais (a introdução geralmente é mais curta se comparada aos parágrafos de argumentação, então eu acho melhor usar apenas 3 pontos).

    – Além disso, o texto de redação modelo ENEM exige que haja 2 teses que sejam apresentadas claramente no primeiro parágrafo (então você teria que determinar claramente 2 aspectos do problema mostrado na frase tema – isso poderia ser, por exemplo, duas causas para aquele problema, ou uma causa e uma consequência – tem várias formas disso ser feito, você terá que julgar o que for melhor para você na hora que estiver escrevendo a redação), mas eu não consegui identificar as duas teses que você vai discursar no seu texto. É muito importante ficar atento a isso porque pode retirar alguns pontos nas competências II, III e IV visto que a coerência, coesão e argumentação do seu texto é prejudicada.

    PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO:

    – Pelo o que eu entendi, você quis fazer o seu texto com apenas uma tese que você desenvolveu em 2 parágrafos de desenvolvimento, porém eu não recomendo fazer isso. Acabou que um dos seus parágrafos de desenvolvimento ficou muito curto em relação ao outro, já que você não conseguiu desenvolver tanto sobre o mesmo fator em 2 parágrafos, e é muito importante que esses dois parágrafos que você usa para dispor os seus argumentos seja muito bem desenvolvidos e estruturados, de modo que eles sejam parágrafos maiores se comparados aos parágrafos de introdução e intervenção.

    – Eu também percebi que o que você colocou no segundo parágrafo poderia ser reajustado para ser colocado no primeiro e melhorar a sua argumentação. Na redação do ENEM muitas pessoas conseguem perder pontos por deixarem algumas coisas em seus textos muito vagas. Eu acho que seria melhor que quando você mencionasse, por exemplo, que “é evidente que as iniciativas governamentais no âmbito da economia não têm sido satisfatórias.” você especificasse melhor *o que* não tá sendo satisfatório. V
    “Diante desse cenário, é evidente que as iniciativas governamentais no âmbito da economia não têm sido satisfatórias. Outrossim, é perceptível que o número de empregos regulares vem caindo com o passar dos anos no Brasil. Thomas Hobbes havia escrito – em um período monárquico absolutista, vale ressaltar – que o povo deveria abrir mão de sua liberdade para que um líder onipotente garantisse a sua segurança. Entretanto, é indubitável que o “Leviatã” de Hobbes não tem sido eficiente no cenário brasileiro, já que muitas pessoas encontram-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

    Desse modo, é preciso perceber que o poder não está unicamente concentrado em um governo central, mas também está distribuído por todos os lugares onde o povo estiver. Nesse sentido, o filósofo Michel Foucalt conceituou as redes de micropoder. Assim, a população pode – e deve – se organizar para enfrentar as adversidades da economia.

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    • – Eu também percebi que o que você colocou no segundo parágrafo poderia ser reajustado para ser colocado no primeiro e melhorar a sua argumentação. Na redação do ENEM muitas pessoas conseguem perder pontos por deixarem algumas coisas em seus textos muito vagas. Eu acho que seria melhor que quando você mencionasse, por exemplo, que “é evidente que as iniciativas governamentais no âmbito da economia não têm sido satisfatórias.” você especificasse melhor *o que* não tá sendo satisfatório. Você até mencionou sobre a decadência de vagas de emprego, mas eu acho que você teria que ampliar essa explicação. Se você juntasse o que você falou no segundo parágrafo com o primeiro, o seu parágrafo ia ficar melhor. Claro que nesse caso você ia ter que escolher entre um dos dois repertórios que você usou.

      – Quando você for escrever os parágrafos de desenvolvimento, procure usar cerca de 3-4 pontos finais para melhorar a estrutura do texto. Geralmente a primeira frase vai ser uma retomada breve da sua tese que você vai trabalhar naquele parágrafo, a segunda frase vai ser a introdução do seu repertório, e, por último, a terceira e a quarta vão se especializar em desenvolver e explicar a tese que você está trabalhando.

      – Eu devo parabenizar pelo o uso de 3 repertórios! Um na introdução, um no primeiro parágrafo de desenvolvimento e um no outro parágrafo de desenvolvimento. Eu recomendo fortemente continuar fazendo isso nas suas redações! É perfeito para ajudar na sua argumentação.

      PARÁGRAFO DE INTERVENÇÃO
      – Parabéns! Você dispôs os 5 elementos do parágrafo de intervenção de forma muito clara e coesa!

      OBS:
      –> Isso que eu vou falar agora não é nenhuma regulamentação nem nada e não é algo que está de errado no seu texto, é apenas uma sugestão que, se você preferir, pode ignorar completamente. Eu não recomendo usar o poder coletivo da população brasileira como os principais responsáveis da problemática e no final usar o povo brasileiro como um agente que vai solucionar o problema. Eu digo isso porque eu já fiz algumas redações que seguiam um pouco dessa linha de raciocínio, mas geralmente eu não conseguia desenvolver muitos argumentos nesses textos porque eu percebi que realmente, o povo pode realizar ações que combatam o problema, mas, comumente, para conseguirem fazer isso, eles precisariam de recursos que a maioria dos brasileiros não tem acesso. E esses recursos, pelo menos em sua grande maioria, são fornecidos pelo governo ou por instituições maiores que deveriam acolher e fornecer auxilio para o povo, quando, na realidade, não fornecem. Então, pelo menos eu acho, muito difícil escrever uma redação exigindo que os brasileiros solucionem o problema quando a maioria deles não têm nem como fazer isso. É por isso que geralmente os textos de redação exigem que o governo tome uma providência sobre a complicação demonstrada na frase tema.
      –> Eu recomendo também você pesquisar “redações nota 1000” e ler algumas! Elas são disponibilizadas em sites de notícia, como o g1, e ajudam muito a entender algumas coisas que precisamos desenvolver em nossos textos!

      CONSIDERAÇÕES FINAIS:
      Eu infelizmente não consigo definir uma nota para a sua redação. Eu sinto muito por isso, mas eu não sou um professor para conseguir fazer isso precisamente. Mas eu gostei da sua redação! Eu espero que você continue escrevendo e enviando as suas redações aqui! Eu realmente espero ter ajudado!

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      • Desculpa se ficou muito ruim para entender! Parte da sua redação estava no meu primeiro comentário de correção porque eu estava usando ela de base para escrever todos os meus pontos! Você pode ignorar essa parte que é só o seu texto. Não era para eu ter enviado com essa parte.

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        • Desculpe, eu ia escolher a sua correção como a melhor, mas vou esperar um pouquinho pois percebi que, quando nós elegemos uma correção, o sistema “fecha” a oportunidade de novas contribuições, e eu gostaria que mais pessoas dessem opiniões.

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        • A sua correção ficou bem clara, eu entendi direitinho! Muito obrigada, ajudou bastante :-)
          Eu também acho que meu segundo parágrafo de desenvolvimento ficou muito curto, e que eu deveria ter exposto melhor meu ponto de vista.
          Sobre as duas teses na introdução, eu tenho uma dúvida. Eu aprendi que deveria ter uma tese (que não ficou muito clara no meu caso) e antecipar os dois argumentos principais que vou usar no D1 e no D2. Eu acabei só trazendo um resumo do desenvolvimento… mas eu não sabia disso de ter duas teses.
          Sobre a sua observação, eu concordo plenamente. Eu normalmente não coloco a sociedade como agente de intervenção e, se eu analisasse minha redação de uma forma mais crítica, consideraria o posicionamento muito questionável. Isso porque parece que eu estou dizendo “Temos problemas de economia porque a população não faz nada. Se todo mundo ‘botasse vontade no corpo’, as coisas seriam solucionadas.”. Quando, na realidade, eu sei que a maior parte das pessoas não tem condições de empreender como eu defendi; tem muitas dificuldades decorrentes de erros no sistema. Acontece que eu só escolhi essa abordagem por conta do tema: “Formas de organização da sociedade para o enfrentamento…”; aí eu achei que não faria sentido discursar sobre o governo, pois isso estaria fora da proposta.
          Muito obrigada pela atenção com a minha redação! É legal ver pessoas que se esforçam para ajudar ^-^

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          • Oi! Que bom que eu consegui te ajudar :)! Sobre o que eu tinha mencionado do ENEM exigir duas teses, eu acho que me ensinaram uma definição um pouco diferente do que ensinaram para você. Quando eu digo “as duas teses” eu estou me referindo a basicamente a esses “dois argumentos principais” que você falou! Basicamente, quando você lê a frase tema você tem que se perguntar quais fatores (esses serão considerados seus argumentos principais) estão interligados a aquilo que está sendo exigido. Então, geralmente, você traz um fator que provoca aquela situação (algo que você vai desenvolver no D1) e depois uma consequência daquela situação (algo que você vai desenvolver no D2) ou você pode também trazer dois fatores que contribuem para a problemática! (Nesse caso, a primeira causa que você mencionou você vai trabalhar no D1 e, a segunda causa, no D2. Mas você deve se certificar que são dois fatores diferentes e que são definidos claramente no parágrafo de introdução!). No texto que você mandou, eu identifiquei apenas uma argumentação que você dispôs no D1 e no D2.

            Sobre o que você falou de sua preocupação em continuar dentro da proposta, que bom que você pensou nisso! Muitas pessoas conseguem tangenciar o tema justamente por não seguir todas as palavras-chaves do texto. Porém, mesmo que a frase tema fale “Formas de organização da sociedade…” você pode mencionar a responsabilidade do governo! Claro os seus argumentos devem envolver o modo que a sociedade é disposta, contudo, isso é algo que o governo também tem obrigação e controle! Por que não há uma educação financeira de qualidade nas escolas para que os jovens cresçam sabendo como organizar suas finanças? Por que os transportes públicos não atendem a população como deveria para que pessoas de periferia consigam ir com segurança e rapidez para seus locais de trabalho? Por que não há milhares de pessoas que não buscam se especializarem em uma área já que a maioria dos empregos atuais exigem uma especialização? Tudo isso favorece extremamente a economia e favorece a diminuição da discrepância socioeconômica no Brasil, mas são formas de organização da sociedade que o governo não atua efetivamente para melhorar. E qualquer um desses pode ser usado como um argumento principal para posteriormente ser melhor explicado durante o D1 e D2!
            Espero ter ajudado :)!

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