No filme ”A gangue está em campo” estrelado pelo ator conhecido como ”The Rock”, conta a historia de um homem que usa o futebol americano para mudar o rumo de jovens presidiários envolvidos em brigas e facções. Em contrapartida, o futebol brasileiro, encontra-se em um contexto de extrema violência, em que sua vivência intensifica as marcas sociais de negligência educacional e intolerância social.
De inicio, o descaso governamental sobre a disciplina de educação física nas escolas, impossibilita o crescimento social em aspectos como: convivência em grupo, respeito a regras e maturidade a frustrações. O baixo investimento em quadras e professores especializados, invizibiliza o desenvolvimento pessoal aos jovens nesse cenário, tornando a violência no futebol apenas uma das inumeras consequências desse desleixo público.
Além disso, mesmo o Brasil sendo marcado pela diversidade cultural, tem como segunda grande característica, a intolerância social, sendo muito aplicada nas arquibancadas. A frase popular: ”Não se discute religião, política e futebol” é muito usada para evitar conflitos e brigas locais, visto a grande ferocidade com a intolerância a diversidade de opniões.
Portanto, o panorama da violência no futebol brasileiro, deve ser combatido, para que junto a ele a educação e a tolerância social cresçam juntas. Uge que o Ministerio da Educação e da Cultura, unam-se nessa mesma causa comum, aplicando investimentos na educação física primária, e em publicidades urbanas, propagando a criminalização das práticas das torcidas violentas nos esportes. Para que assim o país do futebol possa te-lo como referência de inclusão e união cultural.
vitorrsantosss
No filme ”A gangue está em campo” estrelado pelo ator conhecido como ”The Rock”, conta a historia de um homem que usa o futebol americano para mudar o rumo de jovens presidiários envolvidos em brigas e facções. Em contrapartida, o futebol brasileiro (,) X encontra-se em um contexto de extrema violência, em que sua vivência intensifica as marcas sociais de negligência educacional e intolerância social.
De inicio, o descaso governamental sobre a disciplina de educação física nas escolas, impossibilita o crescimento social em aspectos como: convivência em grupo, respeito a regras e maturidade a frustrações. O baixo investimento em quadras e professores especializados, invizibiliza o desenvolvimento pessoal aos jovens nesse cenário, tornando a violência no futebol apenas uma das inumeras (palavras proparoxítonasrecebem acentos. INÚMERAS) consequências desse desleixo público.
Além disso, mesmo o Brasil sendo marcado pela diversidade cultural, tem como segunda grande característica (,)X (precisa estudar um pouco mais sobre o uso de vírgulas, essa ideia que os professores nos dão sobre usá-las sempre que respirar está erroneamente equivocada) a intolerância social, sendo muito aplicada nas arquibancadas (acho que talvez tenha ficado ambíguo, não sei se é impressão minha. O corretor gostaria que fosse mais clara). A frase popular: ”Não se discute religião, política e futebol” é muito usada para evitar conflitos e brigas locais, visto a grande ferocidade com a intolerância a diversidade de opniões. (olha, eu recomendo evitar ao máximo o uso desses ditados populares). (ademais, acho que ficou um pouco vaga essa frase no texto. Tu poderia dizer o porquê que não se deve discutir…)
Portanto, o panorama da violência no futebol brasileiro(,)X deve ser combatido para que junto a ele a educação e a tolerância social cresçam juntas (poderia usar um sinônimo, como um “paralelamente”). Uge (ai, não conheço esa palavra. ela realmente existe? talvez seja ignorância minha.) que o Ministerio da Educação (e o Ministério) (não existe mais Ministério da Cultura) da Cultura, unam-se nessa mesma causa comum, aplicando investimentos na educação física primária, e em publicidades urbanas, propagando a criminalização das práticas das torcidas violentas nos esportes. Para que assim o país do futebol possa (te-lo???) como referência de inclusão e união cultural.
Anaamoreira
Competência 1: Contém alguns desvios da língua portuguesa, fique atenta ao uso da pontuação, pois pode lhe custar alguns pontos.
120
Competência 2: Poderia ter variado um pouco mais seu repertório, com o uso de alusões históricas e dados estatísticos.
120
Competência 3: Boa argumentação.
140
Competência 4: Faça maior uso de conectivos.
140
Competência 5: Boa proposta de intervenção, porém faltou o detalhamento.
160
Total:680
JoaoLucasVerissimo
Oii, Nathy!! Seu texto está ótimo!! Vou falar sobre cada parágrafo:
+ Introdução:
– Uma boa referência realmente faz toda a diferença no início de um texto. A referência cinematográfica ficou muito topp, parabéns!!!
– Cuidado com as vírgulas!!
Obs:
“No filme ”A gangue está em campo”,* estrelado pelo ator conhecido como ”The Rock”, …”
“Em contrapartida, o futebol brasileiro( , – essa vírgula está incorreta por separar sujeito do predicado) encontra-se “
– No filme é sujeito do verbo “conta”, então não pode ser preposicionado – O filme … (correto)
+ Desenvolvimento 01:
– Vírgulas: Cuidado para não separar sujeito de predicado!!!
“… o descaso governamental sobre a disciplina de educação física nas escolas, (x) impossibilita…”
“O baixo investimento em quadras e professores especializados, (x) invizibiliza”
– Nathy, vou ser sincero, consegui entender o seu ponto de partida em falar que os déficits no ensino de educação física nas escolas auxilia na violência nos campos, porém tenha cuidado com a forma que vc apresenta essa informação, principalmente com as generalizações.
Ex: “o descaso governamental sobre a disciplina de educação física nas escolas impossibilita o crescimento social” – O correto seria apontar que isso auxilia na deficiência de mecanismos de convivência em conjunto e tals
– Além disso, senti falta de dados estatísticos e realidade evidente – vc fala sobre essa inviabilização de desenvolvimento pessoal, que também é uma generalização, porém não prova.
– Traga mais elementos coesivos que liguem as partes do parágrafo. Ex: Por conseguinte, assim…
+ Desenvolvimento 02:
– Estruturação de períodos: Acredito que talvez desta forma ficasse mais claro a relação q vc quis estabelecer
“Além disso, muito embora seja marcado pela diversidade cultural, o Brasil apresenta uma grave conjuntura de intolerância social”
“Além disso, mesmo o Brasil sendo marcado pela diversidade cultural, tem como segunda grande característica, (x) a intolerância social, “
– Cuidado com a repetição de palavras, como intolerância e diversidade
– Semelhante ao parágrafo anterior, senti muita falta de comprovações sobre o q vc defende!!!
+ Conclusão:
– “o panorama da violência no futebol brasileiro, (x) deve ser”
“… para que, junto a ele, a educação e a tolerância social cresçam juntas.”
“Uge que o” – Urge****
– Cuidado! O Ministério da Cultura não existe mais
“os Ministérios da Educação e da Cultura, (x) unam-se” – erro de concordância e vírgula!!
“Para que assim,* o país do futebol “
– Nathy, ficou faltando o detalhamento do seu texto. Outra coisa, a proposta de redação deve ser bem coerente e tals, perceba q vc critica a negligência governamental, mas o convoca para remediar a causa. Eu super entendo q seria o mais “correto”, afinal é dever do governo, porém, estava até conversando com minha professora de redação, trazê-los para a intervenção não é coerente, visto que vc estava criticando anteriormente!!!
Nathy, seu texto já tem a alma da redação ENEM, só precisa melhorar em alguns aspectos. Minhas sugestões:
– Tenha mais cuidado com o uso das vírgulas
– Tente sempre trazer referências socioculturais para o seu texto, como filósofo, sociólogos e tals
– Use mais conjunções
– Invista muitooo na utilização de dados e fatos do cotidiano que comprovem sua tese
Notas:
C1: 120 (Erros de pontuação, concordância e ortografia)
C2: 80 (Falta de uma variedade de repertórios)
C3: 120 (Falta de comprovações concretas)
C4: 120 (Períodos pouco conectados)
C5: 160 (Sem detalhamento)
Total: 600
Nathy, fui bem rigoroso na correção!!! Continue escrevendo, vc está no caminho certo! Valeu <3
Lucas_Campos
ompetência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa;
100
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
= 120
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 120
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
= 150
Danilo023
Oi tudo bem natthy Bom, eu praticamente começei a estudar sobre redação a pouco tempo. Portanto, não poderei fazer uma correção, pois, não sei nada sobre os critérios para a avaliação. Entretanto, eu gostei muito de ler o seu texto e de certa maneira, ele vai me ajudar a desenvolver uma boa redação dissertativa argumentativa no futuro muito obrigado!.