Tema: A marginalização das pessoas em situação de rua no Brasil

  • 0

     Por favor, se for possível corrigir de acordo com as competências do ENEM, fico agradecida!

           O artigo 6º da Constituição Federal afirma que a moradia e a assistência aos desamparados são direitos sociais dos cidadãos. Contrário a isso, cenário brasileiro atual é marcado pela presença de inúmeras pessoas vivendo em situação de rua, e que são marginalizados por essa condição, aumentando assim, os níveis de pobreza e a diminuição da qualidade de vida destes. Assim, é lícito afirmar que a ausência de empregos e a exclusão social coadunam-se para a perpetuação desse cenário negativo.

                Em primeira análise, pode-se elencar como uma das causas da ida às ruas a ausência de empregos na sociedade. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, no Brasil existem mais de 100 mil pessoas vivendo nas ruas. Com a taxa de desemprego chegando a 15%, esses dados afirmam a desassistência a essas pessoas e a falta de incentivos – como a oferta de empregos – fazendo com que esses sobrevivam com condições desfavoráveis e adotem a estratégia de viver nas ruas, fazendo com que as possibilidades de reverter essa situação sejam ínfimas sem a presença de políticas públicas.

                Além disso, a exclusão social gerada pela marginalização das pessoas em situação de rua colabora para a dificuldade de ascensão social. John Locke, filósofo inglês do século XVII, afirma que o Estado tem o dever de garantir os direitos do cidadão como forma de atingir o equilíbrio da sociedade. Em síntese, pela falta de projetos destinados a mitigar essa problemática, o processo de sair das ruas e promover uma melhoria de perspectivas para o futuro se torna ainda mais árduo, fazendo com que esses cheguem até mesmo a perder esperanças de mudar sua realidade e contrariando o equilíbrio da sociedade defendida por Locke.

                Tendo em vista os aspectos supracitados, medidas capazes de reverter esse cenário no país devem ser adotadas. O Governo, juntamente com o Ministério da Cidadania e da Cidadania deve criar projetos de capacitação profissional por meio do serviço de assistência social dos municípios para poder encaminhar essa população para o mercado de trabalho, proporcionando uma forma de sustento e independência que fará com que essas pessoas saiam das ruas, além da criação de centros de ajuda aos moradores de rua para atender suas necessidades. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, a marginalização das pessoas em situação de rua no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, Fernanda!!

    Sua construção possui a alma do texto dissertativo argumentativo, porém alguns pontos prejudicaram a sua qualidade textual!!! Mas não fique preocupada, sei que o ENEM está chegando, todavia, acredito que, caso vc consiga aplicar as dicas que coloquei, vc poderá ter uma excelente nota no exame!!!

    Minhas dicas e pontuações:

    + Tenha mais atenção com o uso da vírgula e com a aplicação da concordância nominal e verbal!! (C1)
    Ex:
    “Contrário a isso, “o” cenário brasileiro atual é marcado pela presença de inúmeras pessoas vivendo em situação de rua, (x) e que são marginalizados (marginalizadas*) por essa condição, aumentando,** assim, os níveis de pobreza e a diminuição da qualidade de vida destes. ”
    “Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, no Brasil,** existem mais de 100 mil pessoas vivendo nas ruas.”
    “O Governo, juntamente com o Ministério da Cidadania,***(e da Cidadania XXX) deve criar projetos de capacitação profissional ”

    + Evite o abuso do gerúndio no texto, pois isso caracteriza uma marca de oralidade (quando utilizada em excesso) (C1)

    + Tenha muito cuidado com a abordagem dos dados estatísticos no seu texto para evitar que sua construção fique expositiva!! No segundo parágrafo, o dado protagoniza praticamente todo o parágrafo. Lembre-se que ele só deve auxiliar na comprovação do que foi explicitado no seu tópico frasal. Assim, sempre dê mais ênfase na sua argumentação!!
    Eu indico um maior uso de adjetivos, advérbios e verbos de comentário (infelizmente, complexo, danoso, denunciar, alertar …) que possam auxiliar na exposição da sua opinião!!! (C3)
    Ex:

    “Em primeira análise, convém denunciar** o danoso** desemprego conjuntural brasileiro para a perpetuação dessa grave** problemática.”

    + Tente não repetir muitas palavras no seu texto, pois isso afeta a sua coesão textual (C4)

    + Tenha muito cuidado com as generalizações!!! (C3)
    Ex:
    “Em síntese, pela falta*** de projetos destinados a mitigar essa problemática, o processo de sair das ruas e promover uma melhoria de perspectivas para o futuro se torna ainda mais árduo, …”
    (perceba que há, na realidade, uma baixa quantidade de projetos, não uma falta em si)

    + Fernanda, a competência 02 do texto ENEM cobra uma diversidade de repertórios socioculturais e pede que traga interdisciplinaridade. Muita embora vc tenha trazido Locke e a Constituição, eu, na minha opinião kkk, acredito que vc poderia ter apresentado mais repertórios!! Minha sugestão seria, além de trazer esses, vc abordar algo diferente, como um filme, série… na sua introdução, e apontar a Constituição no seus parágrafos de desenvolvimento.
    Ex:
    Vc poderia trazer a pintura “Operários”, de Tarsila do Amaral, abordando a lógica dos rostos colados, como mercadoria que se acumula, presente no quadro, fazendo uma analogia com o descaso social vivido pelas pessoas em situação de rua.

    – Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 120

    – Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 180

    – Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 160

    – Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 160

    – Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 200

    Nota Final:
    820

    Continue escrevendo! Qualquer dúvida é só perguntar!! Valeuuu

    • 0
  2. Oi Fernanda, tudo bem?

    Bom, gostei bastante da tua redação, não tem muito o que corrigir. O uso dos conectivos e dos repertórios ficou muito bem encaixado e coerente, tornando teu texto bem atrativo. Acredito que tua nota no enem estaria na casa dos 900+.

    Correção Enem:
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.