POR FAVOR, SE FOR POSSÍVEL CORRIGIR DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO ENEM, FICO AGRADECIDA!!!
O artigo 6º da Constituição Federal afirma que a moradia e a assistência aos desamparados são direitos sociais dos cidadãos. Contrário a isso, cenário brasileiro atual é marcado pela presença de inúmeras pessoas vivendo em situação de rua, e que são marginalizados por essa condição, aumentando assim, os níveis de pobreza e a diminuição da qualidade de vida destes. Assim, é lícito afirmar que a ausência de empregos e a exclusão social coadunam-se para a perpetuação desse cenário negativo.
Em primeira análise, pode-se elencar como uma das causas da ida às ruas a ausência de empregos na sociedade. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, no Brasil existem mais de 100 mil pessoas vivendo nas ruas. Com a taxa de desemprego chegando a 15%, esses dados afirmam a desassistência a essas pessoas e a falta de incentivos – como a oferta de empregos – fazendo com que esses sobrevivam com condições desfavoráveis e adotem a estratégia de viver nas ruas, fazendo com que as possibilidades de reverter essa situação sejam ínfimas sem a presença de políticas públicas.
Além disso, a exclusão social gerada pela marginalização das pessoas em situação de rua colabora para a dificuldade de ascensão social. John Locke, filósofo inglês do século XVII, afirma que o Estado tem o dever de garantir os direitos do cidadão como forma de atingir o equilíbrio da sociedade. Em síntese, pela falta de projetos destinados a mitigar essa problemática, o processo de sair das ruas e promover uma melhoria de perspectivas para o futuro se torna ainda mais árduo, fazendo com que esses cheguem até mesmo a perder esperanças de mudar sua realidade e contrariando o equilíbrio da sociedade defendida por Locke.
Tendo em vista os aspectos supracitados, medidas capazes de reverter esse cenário no país devem ser adotadas. O Governo, juntamente com o Ministério da Cidadania e da Cidadania deve criar projetos de capacitação profissional por meio do serviço de assistência social dos municípios para poder encaminhar essa população para o mercado de trabalho, proporcionando uma forma de sustento e independência que fará com que essas pessoas saiam das ruas, além da criação de centros de ajuda aos moradores de rua para atender suas necessidades. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, a marginalização das pessoas em situação de rua no Brasil.
opsletizia
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200/160
Você demonstra um bom domínio da escrita, entretanto durante o texto houve algumas repetições de palavras, talvez possa ter sido algum erro de digitalização aqui na plataforma mesmo. Por consequência disso fiquei entre 200 a 160 pontos – considerando que fosse o corretor do ENEM, poderia dar 160.
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160
Houve uma argumentação e contextualização boa durante o desenvolvimento com um núcleo organizado.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200.
Você apresentou as informações de maneira coerente e clara, sua posição ficou evidente.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
Tudo ficou bem coesivo, numa esfera tipica de ENEM, apresentou boa articulação.
5. Proposta de intervenção. 200.
Muito boa a proposta também, conseguiu responder por quem, o que, como e para quem
Só tenho um comentário- que fizeram a respeito sobre uma redação minha, e penso que pode se encaixar a sua também – cuidado só para o texto não ficar muito robótico, pela falta de fluidez.
Mas em resumo, sua redação mesmo que corrigida por profissionais ainda acredito que levaria notas altas. Parabéns pelos seus esforços!!
wender.fl
Sua CONCLUSÃO:
“criar projetos de capacitação profissional”
✔Poderia colocar criar o projeto de capacitação “BLÁ, BLÁ” ficaria melhor mais bem detalhado
“por meio do serviço de assistência social dos municípios para poder encaminhar essa população para o mercado de trabalho”
✔Muito boa essa parte, bem detalhada
“proporcionando uma forma de sustento e independência que fará com que essas pessoas saiam das ruas, ”
✔Deveria ter iniciado essa parte usando um conectivo de Finalidade
✔Com intuito de, com o objetivo de, para que etc