De acordo com a Agência Nacional de Avaliação Civil (Anac), no auge da crise da Covid-19, a oferta de assentos nas aviões chegou a cair 95%. Revelou que, desde Abril de 2020 os brasileiros abandonaram as viagens de caráter etnográfico, preferindo campos e litorais isolados das multidões, ocasionando a retração de 33% do turismo como um todo. Logo, a partir desse contexto, faz-se necessário discutir o porquê dessa diminuição e as consequências causadas na economia Brasileira.
É evidente que, a dependência econômica do Brasil em relação ao turismo é muito variada, 3,7% depende da mesma na composição dos produtos internos brutos (PIBs). Entretanto, a atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda. Segundo especialistas, a pouca divulgação internacional, a falta de preparo, segurança e a infraestrutura para recebe-los afasta a grande massa de turistas do Brasil. Assim como, o uso político e a pouca importância dada à pasta no setor.
Efetivamente, a crise econômica já afeta de forma drástica a economia mundial, sendo o desemprego e o empobrecimento geral da população brasileira consequências anunciadas por diversos especialistas. Um agravante para o processo da economia brasileira é a demanda pelos serviços de turismo e dos setores relacionados não será a mesma. Do mesmo modo, as perdas econômicas, serão significativas, uma vez com o declínio dos impactos socioculturais.
Percebe-se, portanto, que o desenvolvimento e o melhoramento do turismo exige soluções imediatas. Assim, torna-se imperativa a ação do Ministério do Turismo (MTur) a reestruturação do turismo brasileiro, por meio do reforço à segurança nacional e investimento na infraestrutura geral, que aumentarão a confiança e a segurança do turista em sua viagem ao Brasil e, assim, aumentarão a economia brasileira em um todo.
correção estilo ENEM. se possível, atribuam nota. obg.
Alyce_30000
bom…primeiramente sou nova nisso então não confie 100% na minha nota kkkkkkkkkkkk
houve uma certa falta de coesão, algumas palavras deu um sentido ambíguo e questões de gramática também precisa ser trabalhada.
porém você abordou muito bem o tema com poucas ocasiões que fugiu.
eu dou uns 650
mas continue treinando que você vai conseguir tirar uma nota muito boa
luizramosz
Olá, esta correção será direcionada à semântica do seu texto com a visão e percepção de um leitor ao entrar em contato com a escrita produzida.
1º Parágrafo: De início encontramos um pequeno erro de digitação ou falta de atenção se referindo aos aviões com o artigo definido oposto ao que deveria ser utilizado: nos aviões, depois do ponto seguido você utilizou o termo: Revelou que… deixando escondido quem ou o que fez essa revelação, e nesse caso poderiam ser utilizadas palavras como: Revelou-se, Mostrou-se/ Foi revelado, Foi mostrado…
2º Parágrafo: Na oração você diz que: “a dependência econômica” do Brasil em relação ao turismo é variada e 3,7% “depende” da mesma. Essa frase dificulta o entendimento do texto e você poderia ter simplificado, exemplo: … o asseguramento/apoio da economia brasileira em relação ao turismo é variado e 3,7% “depende” do desenvolver das atividades econômicas. Ao utilizar pensamentos advindos de especialistas (Segundo especialistas), caso não tenha em mente de onde e quem eles são ou até mesmo a pesquisa dos mesmos para incluí-la no texto seria legal utilizar: Segundo a mídia, De acordo com as estatísticas ou De acordo com os profissionais da área… ; assim a fonte da informação seria orgânica e não haveria necessidade de comprovação por meio do seu texto a não ser se o leitor quisesse pesquisar.
3º Parágrafo: Um agravante para o processo da economia brasileira é(:) a demanda pelos serviços de turismo e dos setores relacionados não será a mesma. Tente fazer a leitura dessa oração com os dois pontos “:” inseridos no texto e sem os dois pontos como foi escrito. Na explicação do agravante para a economia brasileira você também adicionou a frase: “não será a mesma” senti a falta da conjunção (que) antes da frase, deixando a leitura mais fluída e coerente.
4º Parágrafo: A primeira frase da conclusão se torna desnecessária pois quando estamos desenvolvendo um texto dissertativo argumentativo; estamos falando de algo que contém problemas e devem ser solucionados. Da primeira frase em diante seria uma ótima conclusão a ser escrita pois apresenta o que o ENEM procura; solução de acordo com o seu ponto de vista.
Não tenho aptidões para dar-te uma nota pelo texto mas de acordo com algumas regras do ENEM te lembro das dicas sobre as palavras repetidas: Turismo 6x, Economia 4x e Brasileiro(a) 6x que em alguns casos podem ser trocados por sinônimos.
Victor Mateus
Legenda da correção:
Comentários estão entre colchetes: [comentários]
Substituições de termos estão entre parênteses acompanhadas de reticências: (…substituições…)
De acordo com a Agência Nacional de Avaliação Civil (Anac), no auge da crise da Covid-19, a oferta de assentos nas (…NOS…) aviões chegou a cair 95%. Revelou que, desde Abril [SEM LETRA MAIÚSCULA] de 2020 os brasileiros abandonaram as viagens de caráter etnográfico, preferindo campos e litorais isolados das multidões, ocasionando a retração de 33% do turismo como um todo. Logo, a partir desse contexto, faz-se necessário discutir o porquê dessa diminuição e as (…SUAS…) consequências causadas na economia Brasileira (SEM LETRA MAIÚSCULA).
É evidente que, a dependência econômica do Brasil em relação ao turismo é muito variada [? O QUE ISTO SIGNIFICA? A FRASE NÃO ESPECIFÍCA O SEU SIGNIFICADO], 3,7% [3,7% DO QUÊ? FALTA ESPECIFICAR] depende da mesma na composição dos produtos internos brutos (PIBs). Entretanto, a atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda. Segundo especialistas, a pouca divulgação internacional, a falta de preparo, segurança e a infraestrutura para recebe-los (…RECEBÊ-LOS…) [PARA RECEBER OS ESPECIALISTAS?!] afasta a grande massa de turistas do Brasil (…TURISTAS NO BRASIL…) [‘TURISTAS DO BRASIL’ = SOMENTE TURISTAS BRASILEIROS; ‘TURISTAS NO BRASIL’ = INCLUI INDIVÍDUOS NÃO-BRASILEIROS/ESTRANGEIROS NO BRASIL]. Assim como, o uso político e a pouca importância dada à pasta no setor.
Efetivamente, a crise econômica já afeta de forma drástica a economia mundial, sendo o desemprego e o empobrecimento geral da população brasileira consequências anunciadas por diversos especialistas. Um agravante para o processo da economia brasileira [QUAL PROCESSO? FALTA ESPECIFICAR] é a demanda pelos serviços de turismo e dos setores relacionados não será a mesma [O TERMO ‘MESMO/MESMA’ NÃO PODE SER USADO COMO UM PRONOME PORQUE NÃO O É] [? OUTRA FRASE QUE NÃO ESPECIFÍCA O QUE TENTA SIGNIFICAR]. Do mesmo modo, as perdas econômicas, serão significativas, uma vez com o declínio dos impactos socioculturais.
Percebe-se, portanto, que o desenvolvimento e o melhoramento do turismo exige (…EXIGEM…) soluções imediatas. Assim, torna-se imperativa a ação do (…IMPERATIVO QUE O…) Ministério do Turismo (MTur) a reestruturação do (…REESTRUTURE…) turismo brasileiro (… OTURISMO NO BRASIL…) por meio do (…DE ALGUM…) reforço à segurança nacional e investimento na infraestrutura geral, que aumentarão (…AUMENTARIAM…) a confiança e a segurança do turista em sua viagem ao Brasil e, assim, aumentarão (…AUMENTARIAM…) a economia brasileira em um todo.
De modo geral, o autor precisa ser mais claro, objetivo e preciso ao escrever a redação.
Competência 1 – 120 pontos
Competência 2 – 120 pontos
Competência 3 – 80 pontos
Competência 4 – 200 pontos
Competência 5 – 120 pontos
Nota Final: 640 pontos
Observação: Este corretor costuma ser o mais carrasco possível ao corrigir. Então, o autor da redação não deve se assustar, aliás, o autor até que autor escreveu bem. Parabéns!