O documentário “Dois pesos e duas medidas” apresenta por meio de um relato de um aposentado, as consequências drásticas do uso do cigarro na vida do ser humano. De maneira análoga ao documentário, o consumo de tabaco entre jovens é cada vez mais frequente é assim aumentando os riscos de doenças pulmonares e morte precoce. Sendo assim, as grandes causadoras dessa problemática: a influência sofrida através de filmes e o fácil acesso à compra de cigarros.
Em primeira análise, evidencia-se, desde o período colonial que o fumo faz parte da cultura brasileira. Nesta época, o consumo de tabaco era visto como símbolo de “status” social e hodiernamente é ainda representada com o mesmo significado em filmes norte-americanos. Ao ter contado com esse conteúdo, o jovem se espelha e acaba estando mais propenso ao consumo. Essa afirmação ainda é comprovada pela ONU, que em uma pesquisa realizada em 2014, estimou-se que o tabaco nas telas de cinema levou mais de 6 milhões de jovens à começar a fumar. Desse modo, a indústria cinematográfica atua como agente influenciador nessa problemática. Logo, é substancial a mudança desse quadro.
Em segunda análise, é imperativo pontuar que a negligência e a falta de responsabilidade dos comerciantes também colabora para o tabagismo entre jovens na sociedade atual, haja vista que segundo uma pesquisa realizada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), foi apontado que apesar da proibição da venda de cigarro à menores de idade no Brasil, os jovens ainda têm fácil acesso a compra destes. Nesse sentido, há de fato, uma quebra de lei vindo desses fornecedores, consequentemente, é necessário uma maior rigorosidade diante disto.
Portanto, diante dos fatos apresentados, é inegável que medidas precisam ser tomadas para cessar o tabagismo entre os jovens. Posto isso, o Ministério da Cultura deve realizar um amplo debate entre Governo, sociedade civil e Agência Nacional de Cinema (ANCINE), tal discussão deve ficar na implementação de classificação etária mais restritivas para filmes contendo cenas de pessoas fumando ou fazendo uso de qualquer outro tipo de substância lícita ou ilícita. Cabe também aos pais, policiar a programação assistida por seus filhos e ter uma conversa esclarecedora abordando o assunto, para que o quanto antes a criança ou o jovem já tenha noção das consequências do cigarro. Ademais, é cabível ao Governo Legislativo elaborar uma lei mais rígida e ao Governo Judiciário fiscalizar a venda de cigarro por intermédio de órgãos responsáveis, aplicando punições caso houver comercialização para menores de idades. Dessa maneira, o que é relatado em “Dois pesos e duas medidas”, pode ser evitado entre os jovens.
Sandraque
boa noite!
ótima redação!
-Boa introdução, fez uma análise adequada do que foi solicitado pelo tema, dispôs de uma tese bem trabalhada para dar início ao texto, contextualizou de forma criativa e manteve o parágrafo bem organizada
-boa argumentação, inseriu bem as referências e impôs uma boa discussão ao texto, mostrou que tem conhecimento do assunto e revelou críticas construtivas para serem avaliadas.
-boa conclusão, propostas bem definidas e completas, demonstrou estar bem articuladas com o restante do texto, além de detalhamento e originalidade das intervenções. você atendeu a todas às exigências do enem, muito bem!
– Sugiro apenas que preste atenção a competência 1 -Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa- assim irá alcançar a nota máxima.
Espero ter ajudado!
boa sorte!
Leonan_d
Oi!
Parabéns pela sua redação; muito bem escrita.
Entretanto, não pude deixar de notar alguns deslizes:
1: Na segunda frase, na introdução, não há uma palavra que ligue as orações “o consumo de tabaco entre jovens é cada vez mais frequente” e “assim aumentando os riscos de doenças…”. Logo, deve haver uma expressão/palavra que ligue as duas orações que as faça ter sentido. Sugiro a expressão “o que”.
Na mesma frase, há o uso incorreto do acento agudo na vogal ‘e’, o que não deveria ocorrer, já que o caso pede o uso de uma conjunção, não de um verbo.
Na última frase do primeiro parágrafo você usa os dois pontos (:) para indicar o duas expressões seguintes. Entretanto, te aconselho a substituir por: “Sendo assim, as grandes causadoras dessa problemática SÃO a influência sofrida através de filmes e o fácil acesso à compra de cigarros.
Ocorre também o uso de elementos coesivos intra-parágrafos; parabéns!
2: Você substituiu a palavra “contato” por “contado” no segundo parágrafo.
3: Senti falta dos elementos coesivos inter-parágrafos, aqueles que são usados para “ligar” um parágrafo ao outro.
4: No terceiro parágrafo você só construiu dois períodos. Períodos muito grandes fazem com que a escrita fique cansativa por mais que seja coesa.
5: CONCLUSÃO
Após a sigla “ANCINE” deveria haver um ponto final, não uma vírgula.
Na conclusão, como a colega acima falou, você propôs várias coisas mas esqueceu de se aprofundar em algumas delas. Você falou do Ministério da Cultura, da sociedade civil, da ANCINE,dos pais, das casas legislativas e do judiciário. Te aconselho a escolher pelo menos dois agentes e tentar propor medidas mais claras e eficazes.
No caso da ANCINE, você esclareceu bem o que queria que fosse feito, contudo não desenvolveu QUAL governo. Governos estudais? Federal? Municipais?
Quanto ao Governo Legislativo (aconselho usar “poder legislativo”) você aconselhou a criação de leis. Que leis? Para quem? Como fazer isso? Com que objetivo?
– Seria legal você relembrar, também, o que foi relatado em “Dois pesos e duas medidas”.
Aurorastumm
Oii, raniellyy
Excelente redação, parabéns
Introdução: Breve, contextualizada, conexões bem feitas. Mas nesse fragmento, talvez por erro de digitação, houve um equívoco, o qual comprometeu a coerência das informações. Atenção.
“o consumo de tabaco entre jovens é cada vez mais frequente é assim aumentando os riscos de doenças pulmonares e morte precoce”
Desenvolvimentos: Excelente. Ótimos argumentos, repertórios pertinentes..
Conclusão: De cara, é perceptível que a conclusão está grande. O ideal é que a maior parte do seu texto seja o desenvolvimento.
Você trouxe três propostas incompletas. A proposta de intervenção tem uma estrutura pronta, basta seguir: Quem? + O que? + Como? + Pra que? + Aprofundamento de algum desses e a finalização em si. Faz isso que é sucesso.
Com algumas pequenas observações você será excepcional. Parabéns