Após o século XVIII, com o desenvolvimento da Revolução Industrial, podemos dizer que os impactos da sociedade sobre o meio natural intensificaram-se de maneira jamais vista, propiciando uma união de fatores que levou ao aceleramento da geração de impactos ambientais. Visto que, no cenário atual em que vive a sociedade é de suma importância a sustentabilidade e energia limpa para a valorização da qualidade de vida. Mesmo assim, a maior parte da administração superior não prioriza a utilização de recursos que beneficiam a natureza e a população em conjunto. Portanto, persiste em um problemática seja pela desvalorização governamental com o meio ambiente, seja pela falta de campanhas publicitárias sobre a importância da utilização de energia limpa e sustentável.
Primeiramente, vale ressaltar o desinteresse do governo com a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade. Segundo Thommas Hobbes, filósofo e socialista, é dever do estado garantir o bem estar da população. Sendo assim, o governo tem total responsabilidade com o espaço geográfico em que a sociedade vive. Entretanto, infelizmente a ausência de meios sustentáveis acaba agravando os problemas já existentes e gerando novos empecilhos, dificultando a segurança de qualidade de vida da comunidade.
Seguidamente, é notório a importância de campanhas que enalteçam a relevância da energia limpa e a sustentabilidade no cenário atual. De acordo com John Locke, criador da teoria da Tábula Rasa, o ser humano é como uma tela em branco que deve ser preenchida com experiências e influências. Ademais, a mídia é o maior meio de comunicação e influência já criado, somente ele teria a capacidade de atender a demanda de informações necessárias para conscientizar a população.
Destarte, compete ao Governo Federal –instância máxima administrativa- potencializar o alcance de pessoas sobre a relevância da sustentabilidade e de seus benefícios, por meio de plataformas e propagandas que detalhem sua importância, com o intuito de orientar e cuidar da higidez da população. Logo, todos podem ter conhecimento sobre dimensão que a falta de sustentabilidade e energia limpa pode causar na sociedade.
SheilaAlvesGonçalves
Olá Gcamilicamargo, tudo bem? Espero que sim 🙂
Bom, Vou destacar alguns pontos que achei pertinente evidenciar.
Achei a sua introdução boa.
Seus desenvolvimentos ficaram menores que sua introdução, alguns corretores tiram pontos disso.
Você utilizou muito o gerúndio, isso pode ser considerado um vício de linguagem quando repetido.
Você não contextualizou nem seu repertório do desenvolvimento 2.
O uso da palavra “somente” restringe a forma de resolver o problema a apenas o que você propõs.
Você poderia ter usado outros eixos de repertório
Você repetiu algumas palavras
Você usou bem os conectivos
Sua conclusão ficou muito boa e contém todos os elementos necessários para obter os 200 pontos na competência 5 (AGENTE, AÇÃO, MEIO, FINALIDADE e DETALHAMENTO)
C1:180
C2:200
C3:160
C4:160
C5:200
NOTA: 900
Aurorastumm
Olá Gcamilicamargo, gostaria de pontuar alguns aspectos da sua redação.
Então, no geral a sua redação está excelente, você conhece a estrutura.
– Recomendo que você escreva a redação numa folha e depois passe para a plataforma, porque o nosso espaço aqui é muito maior do que a prova oferece, parece bobeira, mas não é. A sua introdução está completa, com todos os pontos bem desenvolvidos, mas ela tem 9 linhas, e isso será inviável na prova. O único ponto desse parágrafo o qual eu chamaria sua atenção é a repetição de “energia limpa”, evita esse evento, tem professores que são muito chatos com isso.
– 1° D: Acredito que se você tivesse trazido o exemplo de algo que ocorreu, ao invés de trazer Hobbes o teu parágrafo teria ficado mais forte. Contudo, você desenvolveu bem.
– 2° D: Outra vez esse fragmento de texto poderia ter sido mais forte e não forte. Esse repertório do Locke ficou um pouco distante, eu entendi a sua proposta ao usá-lo, mas trazer outro conhecimento de mundo teria sido interessante, talvez algo mais coerente com a temática.
Você usou “somente”, não recomendo que faça isso porque traz uma limitação pro texto. E também, não utiliza a conscientização como meio de modificação social.. ela é uma consequência inevitável, mas não fica interessante como uma ação primária.
Nos dois parágrafos de desenvolvimento você trouxe filósofos, um mesmo eixo.. tenta diversificar mais o seu conhecimento de mundo na hora de escrever. Aumenta as suas possibilidades de pontuar.
– Conclusão passa por todos pontos exigidos e está excelente.
Parabéns pelo ótimo texto e boa sorte!!
Espero ter ajudado..
beatriz1511
Olá, Ca!
Vou deixar aqui algumas observações, o seu texto tem uma estrutura dissertativa organizada, com bom uso de conectivos e tem repertório!
No entanto, senti falta de coesão na sua argumentação, principalmente, no terceiro parágrafo , acho que você poderia pegar algo que realçasse a falta de campanhas publicitárias, visto que, foi o argumento citado na introdução, mas supomos que você queira continuar com o Jonh Locke e a Tábua Rasa, explique a relação das experiências humanas com a propaganda, muitas vezes, no enem, o óbvio também precisa ser dito. (Dessa forma, com a influência midiática, os cidadãos seriam capazes de construir melhores experiências em relação às energias limpas e preservação. Evidencia-se assim, a importância da mídia como um dos maiores meios de comunicação e influência já criados, somente ela teria a capacidade de atender a demanda de informações necessárias para conscientizar a população.) * Seria mais ou menos algo do tipo, mas com menos repetições, não sei se conseguiu pegar minha ideia.
Em relação aos erros gramaticais, acredito que tenha esquecido do “a” ou algo do tipo em “persiste em um problemática”. Outra coisa, “a mídia é o maior meio de comunicação e influência já criado, somente ele teria a capacidade de atender”, nessa frase o seujeito não seria a mídia ? Então, somente ela teria a capacidade.
Em relação ao último parágrafo com as propostas de intervenção, você respondeu as perguntas, mas, eu colocaria mais detalhamento. Ex: por meio de plataformas em redes sociais e propagandas em horários nobres na televisão que detalhem sua importância. Não precisaria ser exatamente assim, mas espero que tenha pego a ideia. Enfim, espero ter te ajudado, pois eu, definitivamente, fui ajudada com sua redação! Bons estudos!!!