É indubitável que os seres humanos adquiram aprendizados ao longo de suas vidas. O simples ato de viver desencadeia múltiplas experiências para um indivíduo, tais que o beneficia com conhecimentos das mais diversas áreas do mundo social e intelectual. Contudo, é inevitável que haja fatores funcionando como obstáculos à aprendizagem natural humana, onde é possível citar as problemáticas do sistema escolar e do uso exacerbado e errôneo das atuais tecnologias de comunicação.
A educação escolar brasileira é dividida em três fases: a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que geralmente totalizam oito anos, significando que os indivíduos com tal etapa completa passam relevante tempo de suas vidas em âmbito escolar. Todavia, são visíveis as críticas e questionamentos levantados nos últimos anos a respeito da forma na qual o sistema supracitado é colocado em prática. Este é acusado de preparar seus acadêmicos apenas para vestibulares, e não para lidar com as situações sociais como um todo, onde há um excesso de conteúdo teórico monótono e um escasso espaço para o desenvolvimento de atividades que serão utilizadas na prática. Tais argumentos se solidificam na pesquisa “Projetos de Vida” feita pela fundação Lemann com o intuito de discutir reformas à Base Nacional Comum (BNC). Nesta, encontram-se falas de estudantes e profissionais da área concordando com os fatos mencionados.
Outro empecilho à aprendizagem vem com o uso inadequado das tecnologias de comunicação. Estas se encontram a cada momento mais presentes no cotidiano dos cidadãos, que, de forma visível, ao utilizarem-nas exacerbadamente, tornam-se antissociais, em um quadro que substituem a vida real pela virtual. A principal situação que exemplifica o fato se dá pela falta de comunicação verbal, onde em aglomerações sociais tornou-se comum cada pessoa permanecer vidrada em seu próprio aparelho digital. Assim, a forma de viver é alterada uma vez que muitos seres humanos ficam espantosamente alienados e ausentes de experiências reais. Segundo pesquisadores da Universidade da Coreia em Seul, o uso excessivo de celulares pode comprometer a funcionalidade dos neurônios, tornando os usuários mais suscetíveis a depressão, ansiedade e impulsividade.
Tendo em vista os fatores mencionados, é de suma importância a resolução dos mesmos para que o ciclo de viver e aprender permaneça o mais natural e efetivo possível. Assim, o governo deve convocar o Ministério da Educação e administrar e organizar todas as queixas a respeito do atual sistema, visando fazer mudanças na Base Nacional Comum e torná-la mais adequada. Além disso, o governo deve elevar verbas à educação tecnológica, que precisa ser ensinada nos institutos educacionais desde as primeiras séries do ensino infantil através de palestras regidas por profissionais capacitados e que também deve ser propagada através das mídias de comunicação, fazendo com que cause ações reflexivas ao maior número de cidadãos possível.
Thaisz21
olá!
gostei bastante da sua redação, ela possui embasamento, bons argumentos em defesa do seu ponto de vista, com um direcionamento objetivo, lógico e com comprovação de tais fatos mencionados. agora vou corrigir pelas competências do Enem:
C1: 200pts (demonstrou bom domínio da língua formal portuguesa)
C2: 160pts (compreensão da proposta de redação e uso de repertório sociocultural)
C3: 200pts (organização e seleção de argumentos para a defesa do ponto de vista)
C4: 200pts (coesão utilizada para o encadeamento lógico das partes do texto)
C5: 200 (proposta de intervenção que respeita a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural, além da citação do agente, ação, meio e a finalidade)
parabéns pela redação, continue assim que você vai longe, abraço ;)
Arthur.Albuquerque
Gostei muito da sua Redação, não a dúvidas que você já vem trabalhando muito nas suas redações.
Eu não vejo nenhum problema na sua estrutura…
Você poderia ter usado repertórios variados no somente pesquisas para comprovar e defender sua proposta. Fique bem atento a isso.
C1: 200pts (demonstrou bom domínio da língua formal portuguesa)
C2: 200pts (compreensão da proposta de redação e uso de repertório sociocultural)
C3: 200pts (organização e seleção de argumentos para a defesa do ponto de vista)
C4: 200pts (coesão utilizada para o encadeamento lógico das partes do texto)
C5: 200 (proposta de intervenção que respeita a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural)
parabéns ao meu ver você merece nota 1000 pela redação, continue assim ;)
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Em busca da experiência de vida
Inúmeras são as barreiras que temos de transpor durante o nosso período de vida. Elas são pré-requisitos para a construção da nossa experiência, mas é imprescindível afirmar que sem o apoio da educação tudo fica mais difícil. Apesar de tudo, foram feitas para serem transpostas.
A experiência adquirida com o passar do tempo nos impele a seguir, com a humildade necessária para aprender sempre. Por serem constantes, os momentos de aprendizagem deve ser bem aproveitados e a graça disso é que eles surgem a todo instante, por isso nunca sabemos o bastante, pois vivemos com avidez da deglutição do que está para ser aprendido.
Nessa busca constante, a educação é a nossa principal arma de combate. Através dela podemos conseguir o entendimento das lições eternas, levando-se em conta que aprendemos, inicialmente, no núcleo familiar, levando esse aprendizado para toda a vida. Aprendemos, sequencialmente na escola o aperfeiçoamento das lições recebidas em casa. Por fim, aprendemos com o outro no trabalho, na rua, em todo e qualquer lugar, sempre compartilhando conhecimentos.
Com a consolidação do papel da educação, percebe-se que as barreiras foram feitas para serem transpostas, pois, elas nadam mais são que testes, e são eles quem mensuram nossa experiência. Quando não é possível transpor uma barreira, se faz necessário o surgimento da coragem, que é o ímpeto necessário para seguirmos e tentar mais uma vez. Certa vez, o famoso ator e cineasta Charles Chaplin escreveu: A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.
A vida, por si só, é um aprendizado eterno. Sendo assim, temos sempre que buscar a felicidade. É ela quem vai nos dar novos ânimos, novos motivos para continuar a árdua caminhada, rumo ao futuro. Este, no que lhe concerne, deve ser vislumbrado como algo palpável e é aí onde se encontra a maior das barreiras que temos para vencer, que é a pergunta: como, devo ser amanhã? A resposta a essa pergunta é muito simples: o meu amanhã será o reflexo do meu hoje.
Que venha o novo, o desconhecido. Que venha a nova lição!