Redação ENEM de 1998. Tema: viver e aprender.

  • 0

É indubitável que os seres humanos adquiram aprendizados ao longo de suas vidas. O simples ato de viver desencadeia múltiplas experiências para um indivíduo, tais que o beneficia com conhecimentos das mais diversas áreas do mundo social e intelectual. Contudo, é inevitável que haja fatores funcionando como obstáculos à aprendizagem natural humana, onde é possível citar as problemáticas do sistema escolar e do uso exacerbado e errôneo das atuais tecnologias de comunicação. 

A educação escolar brasileira é dividida em três fases: a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que geralmente totalizam oito anos, significando que os indivíduos com tal etapa completa passam relevante tempo de suas vidas em âmbito escolar. Todavia, são visíveis as críticas e questionamentos levantados nos últimos anos a respeito da forma na qual o sistema supracitado é colocado em prática. Este é acusado de preparar seus acadêmicos apenas para vestibulares, e não para lidar com as situações sociais como um todo, onde há um excesso de conteúdo teórico monótono e um escasso espaço para o desenvolvimento de atividades que serão utilizadas na prática. Tais argumentos se solidificam na pesquisa “Projetos de Vida” feita pela fundação Lemann com o intuito de discutir reformas à Base Nacional Comum (BNC). Nesta, encontram-se falas de estudantes e profissionais da área concordando com os fatos mencionados. 

Outro empecilho à aprendizagem vem com o uso inadequado das tecnologias de comunicação. Estas se encontram a cada momento mais presentes no cotidiano dos cidadãos, que, de forma visível, ao utilizarem-nas exacerbadamente, tornam-se antissociais, em um quadro que substituem a vida real pela virtual. A principal situação que exemplifica o fato se dá pela falta de comunicação verbal, onde em aglomerações sociais tornou-se comum cada pessoa permanecer vidrada em seu próprio aparelho digital. Assim, a forma de viver é alterada uma vez que muitos seres humanos ficam espantosamente alienados e ausentes de experiências reais. Segundo pesquisadores da Universidade da Coreia em Seul, o uso excessivo de celulares pode comprometer a funcionalidade dos neurônios, tornando os usuários mais suscetíveis a depressão, ansiedade e impulsividade.  

Tendo em vista os fatores mencionados, é de suma importância a resolução dos mesmos para que o ciclo de viver e aprender permaneça o mais natural e efetivo possível. Assim, o governo deve convocar o Ministério da Educação e administrar e organizar todas as queixas a respeito do atual sistema, visando fazer mudanças na Base Nacional Comum e torná-la mais adequada. Além disso, o governo deve elevar verbas à educação tecnológica, que precisa ser ensinada nos institutos educacionais desde as primeiras séries do ensino infantil através de palestras regidas por profissionais capacitados e que também deve ser propagada através das mídias de comunicação, fazendo com que cause ações reflexivas ao maior número de cidadãos possível. 

Compartilhar

3 Correções

  1. Em busca da experiência de vida

    Inúmeras são as barreiras que temos de transpor durante o nosso período de vida. Elas são pré-requisitos para a construção da nossa experiência, mas é imprescindível afirmar que sem o apoio da educação tudo fica mais difícil. Apesar de tudo, foram feitas para serem transpostas.

    A experiência adquirida com o passar do tempo nos impele a seguir, com a humildade necessária para aprender sempre. Por serem constantes, os momentos de aprendizagem deve ser bem aproveitados e a graça disso é que eles surgem a todo instante, por isso nunca sabemos o bastante, pois vivemos com avidez da deglutição do que está para ser aprendido.

    Nessa busca constante, a educação é a nossa principal arma de combate. Através dela podemos conseguir o entendimento das lições eternas, levando-se em conta que aprendemos, inicialmente, no núcleo familiar, levando esse aprendizado para toda a vida. Aprendemos, sequencialmente na escola o aperfeiçoamento das lições recebidas em casa. Por fim, aprendemos com o outro no trabalho, na rua, em todo e qualquer lugar, sempre compartilhando conhecimentos.

    Com a consolidação do papel da educação, percebe-se que as barreiras foram feitas para serem transpostas, pois, elas nadam mais são que testes, e são eles quem mensuram nossa experiência. Quando não é possível transpor uma barreira, se faz necessário o surgimento da coragem, que é o ímpeto necessário para seguirmos e tentar mais uma vez. Certa vez, o famoso ator e cineasta Charles Chaplin escreveu: A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.

    A vida, por si só, é um aprendizado eterno. Sendo assim, temos sempre que buscar a felicidade. É ela quem vai nos dar novos ânimos, novos motivos para continuar a árdua caminhada, rumo ao futuro. Este, no que lhe concerne, deve ser vislumbrado como algo palpável e é aí onde se encontra a maior das barreiras que temos para vencer, que é a pergunta: como, devo ser amanhã? A resposta a essa pergunta é muito simples: o meu amanhã será o reflexo do meu hoje.

    Que venha o novo, o desconhecido. Que venha a nova lição!

    • 0
  2. Gostei muito da sua Redação, não a dúvidas que você já vem trabalhando muito nas suas redações.
    Eu não vejo nenhum problema na sua estrutura…
    Você poderia ter usado repertórios variados no somente pesquisas para comprovar e defender sua proposta. Fique bem atento a isso.

    C1: 200pts (demonstrou bom domínio da língua formal portuguesa)
    C2: 200pts (compreensão da proposta de redação e uso de repertório sociocultural)
    C3: 200pts (organização e seleção de argumentos para a defesa do ponto de vista)
    C4: 200pts (coesão utilizada para o encadeamento lógico das partes do texto)
    C5: 200 (proposta de intervenção que respeita a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural)
    parabéns ao meu ver você merece nota 1000 pela redação, continue assim ;)

    • 1
  3. olá!
    gostei bastante da sua redação, ela possui embasamento, bons argumentos em defesa do seu ponto de vista, com um direcionamento objetivo, lógico e com comprovação de tais fatos mencionados. agora vou corrigir pelas competências do Enem:
    C1: 200pts (demonstrou bom domínio da língua formal portuguesa)
    C2: 160pts (compreensão da proposta de redação e uso de repertório sociocultural)
    C3: 200pts (organização e seleção de argumentos para a defesa do ponto de vista)
    C4: 200pts (coesão utilizada para o encadeamento lógico das partes do texto)
    C5: 200 (proposta de intervenção que respeita a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural, além da citação do agente, ação, meio e a finalidade)
    parabéns pela redação, continue assim que você vai longe, abraço ;)

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.