[Deleted User]
  • 0

Os problemas dos padrões de beleza na sociedade brasileira

  • 0

No livro 1348- A Peste Negra relata o padrão de beleza do século, que se tratava, por parte das mulheres, possuir testa grande. Sendo assim, aquelas que, infelizmente, não tinham essa característica física em sua fisionomia raspavam a parte do cabelo perto da testa, com a finalidade de pertencer ao padrão estabelecido pela sociedade da época. Logo, os anos passaram mas nada mudou, no Brasil o padrão de beleza é presente e preocupante devido as clinicas e produtos, ambos ilegais, e a presença de uma sociedade que impõe essa problemática. Portanto, essas questões devem ser analisadas para que haja uma solução.

Primeiramente, a modelo Andressa Urach foi uma das vítimas dos prejuízos da ditadura da beleza, no corpo e no psicológico do ser humano. A modelo fez uma aplicação em suas pernas, com uma substância proibida, no Brasil, que foi disponibilizada por uma clínica não legalizada. Com isso, ssa substância, infelizmente, apresentou inúmeros efeitos colaterais, entretanto, ela superou e fez um livro chamado: Morri para viver que retrata a busca incansável pelo corpo perfeito e ao atender os padrões de beleza, no ano que fez essa aplicação. Assim, é possível observar que os padrões de beleza afetam sobremaneira a vida dos brasileiros, ainda mais com o suporte de clínicas clandestinas e substâncias não autorizadas.

Além disso, na novela brasileira Rebeldes conta a história da Carla, jovem que sofre bulimia, que quando era mais nova estava fora dos padrões de beleza impostos pela sociedade, ditada como acima do peso. Assim, as ofensas e piadas resultaram em compulsão alimentar, excesso de jejum, exercícios físicos e expurgo. Logo, a narrativa de Carla é só mais um dos inúmeros casos, vítimas da ditadura da beleza no Brasil, que podem, facilmente, acabar em problemas físicos e psicológicos sérios, como a novela Rebeldes retrata.

Portanto, é necessário mudar o cenário atual, para obtenção dessa mudança a ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária em conjunto com a Polícia Militar deve apreender produtos ilegais com fins estéticos, e prender fabricantes, representantes e funcionários dessas clínicas não autorizadas, utilizando casos como o da Andressa Urach como base para descobrir a forma como eles operam, em adição, as blogueiras que são referência de corpo e beleza no Brasil, devem fazer campanhas que promovam a aceitação do próprio corpo, e com isso, a Mídia, como a Revista Veja, conscientize a população das consequências do padrão de beleza. Dessa forma, a extinção dos produtos e clínicas ilegais e a conscientização da sociedade, fará com que os padrões de beleza não sejam mais uma problemática no cenário brasileiro.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi! Na minha opinião (de vestibulanda k) há muitas citações que poderiam ser substituídas por elas mesmas ao longo do texto, o que acaba deixando com muitas informações mas pouco desenvolvidas, e também que acabam sendo citadas apenas em um parágrafo do texto, mas que poderiam ser retomadas em algum outro ponto.

    • 0
  2. No livro 1348- A Peste Negra relata o padrão de beleza do século, que se tratava, por parte das mulheres, possuir testa grande.
    O correto seria: “No livro “1348- A Peste Negra”, o autor José Martino relata o padrão de beleza do século, que se tratava, por parte das mulheres, possuir testa grande.
    Sempre use informações claras e completas.
    Sua conclusão ficou muito longa, muito mesmo. Quando isso ocorre, acaba acontecendo mais erros, e fugindo mais da proposta, como aconteceu na sua conclusão, acabou ficando muito confusa e incoerente.
    Nota 600

    • -1
  3. Olá, eu não sou especialista mas eu queria pontuar uma coisa na sua introdução, no início você colocou “No livro 1348- A Peste Negra relata”, não sei se o que eu estou falando está certo mas eu aprendi que quando cita um livro ou um filme ou algo do tipo se usa “.” Além disso acho que ficaria mais fluido e bonito ( na minha opinião ) se você colocasse por exemplo -No livro “A peste negra” lançado em 1348- ou algo assim.

    Espero ter ajudado e me desculpe se eu estiver errada

    • 0
  4. Olá, tudo bem? Não sou expert, mas espero te ajudar.

    – Sua introdução ficou muito boa, dando a entender o que você iria desenvolver no resto da redação.

    – Seu primeiro desenvolvimento ficou mais expositivo do que argumentativo. Você escreveu demais sobre o caso da modelo, e desenvolveu muito pouco a problematização e sua opinião.

    – Seu desenvolvimento 2 ficou melhor mas ainda assim acho que você poderia e deveria ter desenvolvido mais. Me parece que você só colocou o repertório e a conclusão, entende?

    – Proposta 1:
    QUEM: ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária em conjunto com a Polícia Militar
    O QUÊ: deve apreender produtos ilegais com fins estéticos, e prender fabricantes, representantes e funcionários dessas clínicas não autorizadas
    COMO: ?
    PARA QUÊ: ?
    DETALHE: utilizando casos como o da Andressa Urach como base para descobrir a forma como eles operam

    – Proposta 2:
    QUEM: blogueiras que são referência de corpo e beleza no Brasil
    O QUÊ: fazer campanhas que promovam a aceitação do próprio corpo
    COMO: ?
    PARA QUÊ: ?
    DETALHE:?

    – Daí você partiu para mais uma proposta, sendo que não colocou todos os elementos em nenhuma delas. Lembre-se que você pode sim fazer mais de uma proposta, mas pelo menos uma delas DEVE conter os 5 elementos.

    • 0
  5. Olá Priscila, vou pontuar algumas coisas..
    Introdução:
    – O conectivo Logo não foi a melhor escolha e a ausência da vírgula antes do “mas”.
    – De uma forma geral sua intro está bem completa e articulada, com repertório que poderia ter sido melhor conectado à tese. Muito boa introdução.
    D1:
    – Você iniciou com um conectivo, excelente
    – “A modelo fez uma aplicação em suas pernas, com uma substância proibida, no Brasil, que foi disponibilizada por uma clínica não legalizada. Com isso, essa substância, infelizmente, apresentou inúmeros efeitos colaterais, entretanto, ela superou e fez um livro chamado: Morri para viver que retrata a busca incansável pelo corpo perfeito e ao atender os padrões de beleza, no ano que fez essa aplicação.” Nesse fragmento do texto eu percebi a repetição próxima da palavra substância, procure por sinônimos, e também, você pontuou e continuou falando sobre a substância comprometeu a coerência do texto.. Vou reescrever para melhorar sua visualização:
    “A modelo fez uma aplicação em suas pernas, com um elemento proibido, no Brasil, que foi disponibilizado por uma clínica não legalizada, essa substância, infelizmente, apresentou inúmeros efeitos colaterais. Entretanto, ela superou e fez um livro chamado: Morri para viver, o qual retrata a busca incansável pelo corpo perfeito e ao atender os padrões de beleza, no ano que fez essa aplicação.”
    -D2 está excelente.
    Conclusão:
    Priscila é perceptível ao longo texto que você conhece a estrutura, mas a conclusão também te uma estrutura e se você segui-la vai tirar 200 com certeza. Então, ela deve seguir essa composição:
    Conectivo + retomada da tese (ela conecta o seu texto). Conectivo + Agente + detalhamento + o que? + como? + pra que? + finalização.
    Sua conclusão pode ter mais de uma proposta como você desenvolveu, mas certifique-se de que pelo menos uma delas está completa, isso garantirá os seus 200 pontos.

    Num panorama geral você desenvolve muito bem o texto, articula bem as partes e as conexões, recomendo que expanda mais a gama de repertórios. Você tem bons repertórios e sabe usá-los. Cuidado com repetições. Saber onde você está errando é mais importante do que nota.

    Pontuação
    C1 – 180
    C2 – 200
    C3 – 180
    C4 – 180
    C5 – 160
    Total – 900
    Parabéns pelo texto e continue praticando. Boa sorte

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.