Assim como o Covid-19, o tabagismo também é considerado pela OMS uma pandemia, que mata 6 milhões de pessoas por ano e causa dezenas de doenças. Nesse contexto, esses dados alarmantes evidencia a necessidade de discussões sobre o assunto e o combate na sociedade a essa crise na saúde mundial. Dessa maneira, os fumantes, muitas vezes influenciados pela mídia, acabam fazendo mal, não só ao próprio organismo, mas também ao das pessoas ao seu redor.
Em primeira análise, as imagens de pessoas fumando, muitas vezes demonstrando prazer ao ato, são muito comuns na indústria cinematográfica. Contudo, o que ao primeiro olhar parece inofensivo, de acordo com a organização independente “Truth Orange” acaba influenciando ⅓ dos jovens. Desse modo, a mídia não só produz imagens do uso de cigarros mas o idealiza o que acaba influenciando inconscientemente a utilização da droga por jovens adultos.
Outrossim, o cigarro que tem cerca de 6 mil substâncias tóxicas ao organismo humano, que são levadas pela fumaça liberada pela droga, não é só um problema para usuário, mas também as pessoas ao seu redor que acabam inalando esses produtos químicos. Conhecidos como fumantes passivos, essas pessoas também acabam enfrentando as consequências do tabagismo, como o aumento em 25% do risco de ter doenças cardiovasculares. Assim, os efeitos do vício em cigarro não só atinge o fumante, o que o torna responsável pelos problemas que pode causar as pessoas ao seu redor.
Diante dos aspectos apresentados, é indubitável a necessidade de combate ao tabagismo. Portanto, fica imperativo aos produtores de filmes e séries tornarem-se responsáveis pela sua influência na sociedade e promoverem propagandas antitabagismo em sua produções cinematográficas por meio de avisos antes do início da transmissão ou nos créditos finais a fim de conscientizar o telespectador sobre as consequências do vício para si mesmo e para as pessoas ao seu redor. Desse modo, tornando sua influência positiva e gerando uma sociedade mais saudável.
cibelleyasmin
Olá, youngblzzd!
De antemão, quero que você saiba que estarei analisando seu texto como leitora e corretora da sua redação e, por isso, não irei apresentar uma correção especificamente numérica por competências, mas te trarei dicas valiosas sobre como aperfeiçoá-lo. Assim, você poderá analisar do seu jeitinho. Vamos lá?
INTRODUÇÃO:
Nossa! Você já começa seu texto apresentando uma informação muito interessante para a construção do seu texto e com potencial para fomentar sua tese! Isso é importante para uma redação. No entanto, como nem tudo são flores, já notei que, nessa primeira frase, você poderia ter especificado o Órgão responsável pela sua fonte assim ó:
“…pela Organização Mundial de Saúde (OMS)…”. Assim, a banca vai valorizar mais a sua fonte de informação. Por mais que esse detalhe seja algo simples, sabia que ele pode levantar sua nota? Isso mesmo! Ele indicia que você tem domínio de repertório.
Outra coisa, senti falta de mais detalhamento, sabe? Por exemplo, você citou assim: “…esses dados alarmantes evidencia a necessidade de discussões sobre o assunto e o combate na sociedade a essa crise…” e eu fiquei me perguntando: combate? como seria? através de quê?
Fora isso, eu só gostaria de ressaltar a pontuação, concordância nominal e essas coisas que você pode ver no conteúdo de coerência e coesão. Em geral, gostei da sua tese e da sua argumentação aqui, é simples e objetiva.
DESENVOLVIMENTO 1:
Adorei o uso do conectivo, arrasou! Então, aqui volta a mesma questão levantada lá em cima: a falta de detalhamento. Você disse que “as imagens de pessoas fumando, muitas vezes demonstrando prazer ao ato, são muito comuns na indústria cinematográfica”, ok, mas onde você viu essas imagens? Onde a indústria colocou essas imagens? Entendeu a sacada? Você deve mostrar detalhadamente a raiz do problema, o que induz os fumantes ao ato do tabagismo e etc.
Outro ponto importantíssimo: Evite usar muitos verbos flexionados no gerúndio e menos ainda repeti-los, porque isso pode tirar pontos significativos da sua redação e demonstra que você tem pouca diversificação de vocabulário. Estude a questão do uso da coesão aqui também.
DESENVOLVIMENTO 2:
Adorei o dado, mas cadê a sua fonte de pesquisa? Onde você viu isso? Procure SEMPRE colocar de onde você tirou o dado, porque em uma prova de Enem, por exemplo, você perderia muitos pontos por essa falta de atenção. Lembre que o dado serve para reafirmar sua tese e não se tornar sua tese! O leitor pode ficar um pouco confuso, cuidado. Em geral, seu posicionamento é interessante, é uma pena que existam essas pequenas falhas que podem comprometer sua nota: falta de detalhamento e concretismo e carência de coesão e coerência.
CONCLUSÃO:
Muito bem! Essa parte do seu texto iria te dar pontos bem legais! Você chamou a atenção do leitor para o problema ” necessidade de combate ao tabagismo”, como e por meio de quê seria resolvido. Minha sugestão pra sua nota aqui decolar é você detalhar ainda mais, como por exemplo, abordar uma proposta de intervenção baseada na causa e consequência do tabagismo na sociedade em sua totalidade ou no público especificamente fumante, mas isso você quem irá decidir.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Apesar de todas as situações de erros e acertos apresentadas, quero que você entenda que, nesse processo de desenvolvimento de escrita, a gente erra mesmo e o segredo do negócio é transformar as dificuldades em oportunidade para evoluir. Percebi que você tem facilidade de expressar sua tese, ponto de vista e ainda trabalhar a argumentação em cima disso, coisa que não é fácil! Enfim, meus parabéns pela iniciativa e treine muito, mas muito mesmo, que aí você chegará onde quiser, basta querer e correr atrás.
Cuide-se, espero ter te ajudado!
liaMirian
Boa tarde
Primeiramente, parabéns pelo texto vale ressaltar que você possui uma boa argumentação foque no projeto de texto pois ele esta um pouco confuso
se atente para a coesão e coerência do seu texto tente iniciar a introdução com um repertório sociocultural e tente não deixar o teu texto tão expositivo no início dos parágrafos use conectivos.
Isso vale para liga as frases e faze Las ter sentido dentro do teu texto ademais mais uma vez te parabenizo pelo seu esforço.