Iniciante

Os perigos das Fake News na era da informação

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No livro “A revolução dos bichos”, do escritor britânico George Orwell, é retratada uma distopia dentro de uma típica fazenda no interior da Inglaterra de meados do século XX, cujo passado remonta uma revolta dos animais e a implementação de um regime opressivo por parte do cão do lugar, o qual instaurou uma situação semelhante à última, na qual os donos (humanos) dominavam. Ao longo da trama, a narrativa revela os esforços do “braço direito” do cachorro, o porco Garganta, encarregado de passar informações falsas para o restante dos bichos, com o objetivo de persuadi-los de que o novo patrão é melhor do que o outro. Fora da ficção, fica claro que a realidade apresentada pode ser relacionada àquela do século XXI: a disseminação de fake news na era da informação gera danos no que tange a promoção da falta de conhecimento e a manipulação social.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a procura pelo conhecimento e pela verdade fica estagnada com a crescente noticiação de fatos inverídicos pelas atuais mídias. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a felicidade, bem supremo da espécie humana, só pode ser alcançada através da busca incessante da realidade das coisas. Paralelamente, observa-se que esse mesmo movimento em direção à felicidade está presente em um dos artigos da Carta Universal dos Direitos Humanos (CUDH), promulgada pela ONU em 1950. Assim, fica patente que as mídias sociais e a indústria da propaganda, ao divulgar fake news por motivos ideológicos, trazem malefícios ao tecido social vigente por meio da supressão de direitos.

Consequentemente, a partir da veiculação de notícias falsas, torna-se hodierna, também, a manipulação de internautas e de vários outros usuários dos meios de comunicação de massa. Winston Churchill, ministro inglês durante a 2º Guerra Mundial, em seu livro “Memórias”, diz: A função das instituições que lidam com a verdade dos fatos é trazer à luz os problemas da sociedade. Visto isso, é notório que essa premissa não é seguida em sua totalidade nos dias de hoje, uma vez que, de acordo com relatórios da ONU, 65% das informações que circulam na internet não correspondem ao ocorrido na situação supracitada. Logo, tal fenômeno resulta no controle comportamental dos indivíduos.

Portanto, é mister que sejam tomadas providências para amenizar o quadro atual. Para levar os atores sociais ao entendimento do tema e preveni-los da manipulação midiática, urge que o Ministério da Educação e da Cultura crie, mediante colaboração de alunos e professores das diversas instituições educacionais brasileiras, campanhas publicitárias que conscientizem a população a respeito do perigo causado pela crença em fake news e de como identificá-las em todos os meios. Não só, é necessário que esse projeto seja levado para dentro de comunidades vulneráveis. Sendo assim, será possível calar a boca do nosso “porco Garganta”.

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3 Correções

  1. Oi, boa noite! 🥰
    Vou dar o meu ponto de vista sobre o seu texto. Bom, primeiramente, eu quero citar pra você alguns dos furos que eu notei. O parágrafo de introdução ficou muito extenso, por conta, principalmente, da citação. Na próxima, como uma das pessoas que corrigiu o seu texto disse, tente encurtar mais, porque sua introdução ficou maior que os parágrafos de desenvolvimento e isso tira um pouco da proporção.
    Segundo, eu senti que faltou um pouco de autoria nos seus parágrafos de desenvolvimento :/, você trouxe repertórios em excesso e isso acabou deixando o seu texto com um tom meio expositivo. O seu posicionamento sobre o tema ficou um tanto raso, mas não deixou de existir. Agora, a sua proposta de intervenção está perfeita, parabéns!
    Nas próximas redações que você escrever, tente atentar pra esses detalhes, pois o seu texto não é, ABSOLUTAMENTE, não é ruim, muito pelo contrário, ele é rico em informações, só senti uma falta de posicionamento mesmo.

    COMPETÊNCIA 1 = 200
    COMPETÊNCIA 2 = 200
    COMPETÊNCIA 3 = 120
    COMPETÊNCIA 4 = 160
    COMPETÊNCIA 5 = 200
    TOTAL = 880

    Espero ter te ajudado de alguma forma.
    Você domina o padrão exigido pelo ENEM e tem boa progressão textual, o seu português é informativo e respeita a norma. Os repertórios que você escolheu para o texto são pertinentes e tem boa ligação com o tema.

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  2. eu senti que o texto ficou muito longo para o leitor, mas mesmo assim está perfeito, poucos erros gramaticais , boa estruturação do texto principalmente a conclusão, continue assim que chegará na nota 1000.
    como sou iniciante não sou capaz de dá uma nota exata mas eu daria uns 940
    parabéns
    llllllllllll

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  3. Introdução: O repertório sociocultural ficou bem longo, você poderia ter resumido e deixado as frases mais curtas para facilitar a leitura. Você apresentou o problema e os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes, o que demonstra um bom planejamento de texto.
    Desenvolvimento 1: Como foram usadas duas citações, o texto acabou ficando muito expositivo. Você poderia ter escolhido apenas uma e desenvolvido uma argumentação sobre ela e, com isso, o parágrafo teria mais autoria.
    Desenvolvimento 2: Novamente, achei que o uso de dois repertórios impediu um maior desenvolvimento da sua argumentação. A citação deve ser colocada entre aspas. Entre cada frase use um conectivo para não deixar nenhuma informação solta.
    Conclusão: A proposta de intervenção está completa.
    Nota: 960
    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

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