De acordo com o ativista estadunidense Martin Luther King, ” A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar”. Tal contexto, é válido nos ambientes virtuais como por exemplo os jogos que fazem parte da vida de milhares de jovens. Contudo, há uma grande problemática a respeito desse universo trazendo influências negativas de acordo com a sociedade. Desse modo, o abandono parental e social em conjunto com a prática do bullying são fatores alarmantes para uma possível impasse.
Primordialmente, vale ressaltar que a ausência familiar tem diversas formas entre elas a física, emocional e ética. Sob esse viés, no ano de 2019 houve o massacre de Suzano no estado de São Paulo onde os autores de tal ato extremista, ex-alunos da instituição, causaram a morte de oito pessoas e onze feridos, e no final cometeram suicídio. Nessa perspectiva, há diversas razões para que indivíduos como Guilherme Taucci Monteiro e Henrique Castro exercecem tamanha violência, porém, a mais evidente é o descaso, por parte da família e a criação negligenciada; o diálogo escasso e o tempo corrido do dia a dia. Logo, é um problema complexo e difícil de ser resolvido.
Por conseguinte, cabe pontuar que o bullying é presente no cotidiano de vários adolescentes e a falta de ações para o seu combate contribui para a não modificação desse panorama. Sob essa ótica, na série ” Os 13 porquês”, lançada no ano de 2017, traz uma forte crítica acerca do assunto através de personagens como Hanna Baker, na qual, tira a própria vida e Tyler que quase inicia um massacre na sua escola. Dessa forma, a discriminação e a intolerância geram consequências inimagináveis e sequelas irreversíveis em um cidadão. Portanto, é necessário está alerta quanto à temática.
Diante do exposto, é essencial buscar soluções práticas para reverter esse cenário. A princípio é preciso urgentemente que o Ministério da Educação juntamente com escolas e responsáveis, organize campanhas informativas sobre os games, os seus prós e contras, e o vício; por meio de palestras onlines ou nas escolas, a fim de propor conhecimento aos usuário e até mesmo os que não utilizam. Ademais, as conferências de conscientização devem abordar não somente sobre os jogos mas a questão da família e seu papel na vida do ser humano. Dessa maneira, será possível superar a injustiça descrita por Martin Luther King.
melissa1
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – 120
Alguns erros que acredito que foram cometidos mais por falta de atenção, tanto de escrita quanto pontuação, e contribuem pra uma compreensão parcial sobre o que vc quer dizer, não total.
Competência 2 – compreender a proposta da redação – 80
Olha, no primeiro parágrafo do desenvolvimento eu até posso entender que tá implícito que os meninos do massacre jogavam videogames, mas você precisa deixar mais claro. Já no segundo desenvolvimento, você explica o que o bullying pode fazer com a vida dos jovens, mas os exemplos que citou têm algo a ver com os jogos? É bom que vc dê exemplos que tenham, pra que tudo fique apropriadamente conectado.
Competência 3 – coerência do texto – 120
Seus argumentos são legais, mas me deixaram um pouco confusa, e as minhas interpretações acerca das competências 1 e 2 mostram por quê.
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – 200
Seus conectivos são ótimos, sem tirar nem pôr.
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – 160
As palestras são para os estudantes, para as famílias ou para ambos? Não ficou claro.
carloshrodrigues
ola!! primeiramente, otima redaçao, parabens!!!
Alguns erros que acredito que foram cometidos mais por falta de atenção, sobre o dominio da lingua portuguesa.
eu acho que vc nao entendeu muito bem a proposta de redaçao, nao ficou muito clara.
nos desenvolvimentos com argumentação me deixou meio confuso.
enfim… e isso!!
[email protected]
Oiiii!!! Boa noite!!!
Adorei a sua redação !!!!
Você tem uma excelente estrutura de texto, percebi que tem um ótimo dominio das cinco competências cobradas pelo Enem principalmente a competência quatro, além disso, você utilizou excelente conectivos, e repertórios socioculturais, acho que você apenas precisa estudar um pouco mais acentuação, ortografia e regência, ademais, na sua conclusão faltou detalhamento, bem é isso ainda sou iniciante não sei dar nota.
Vtr
Eu gostei
Se comparada às minhas você é ótima.
Você usou os agentes e também usou referências o que é ótimo e chama a atenção. não posso dar pontuação por que não acho certo, pois não sou professor nem especialista . Minhas redações são horríveis, por isso estou tentando aqui…