Iniciante

Os desafios para combater a influência negativa dos jogos virtuais na vida dos jovens brasileiros

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De acordo com o ativista estadunidense Martin Luther King, ” A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar”. Tal contexto, é válido nos ambientes virtuais como por exemplo os jogos que fazem parte da vida de milhares de jovens. Contudo, há uma grande problemática a respeito desse universo trazendo influências negativas de acordo com a sociedade. Desse modo, o abandono parental e social em conjunto com a prática do bullying são fatores alarmantes para uma possível impasse.

Primordialmente, vale ressaltar que a ausência familiar tem diversas formas entre elas a física, emocional e ética. Sob esse viés, no ano de 2019 houve o massacre de Suzano no estado de São Paulo onde os autores de tal ato extremista, ex-alunos da instituição, causaram a morte de oito pessoas e onze feridos, e no final cometeram suicídio. Nessa perspectiva, há diversas razões para que indivíduos como Guilherme Taucci Monteiro e Henrique Castro exercecem tamanha violência, porém, a mais evidente é o descaso, por parte da família e a criação negligenciada; o diálogo escasso e o tempo corrido do dia a dia. Logo, é um problema complexo e difícil de ser resolvido.

Por conseguinte, cabe pontuar que o bullying é presente no cotidiano de vários adolescentes e a falta de ações para o seu combate contribui para a não modificação desse panorama. Sob essa ótica, na série ” Os 13 porquês”, lançada no ano de 2017, traz uma forte crítica acerca do assunto através de personagens como Hanna Baker, na qual, tira a própria vida e Tyler que quase inicia um massacre na sua escola. Dessa forma, a discriminação e a intolerância geram consequências inimagináveis e sequelas irreversíveis em um cidadão. Portanto, é necessário está alerta quanto à temática.

Diante do exposto, é essencial buscar soluções práticas para reverter esse cenário. A princípio é preciso urgentemente que o Ministério da Educação juntamente com escolas e responsáveis, organize campanhas informativas sobre os games, os seus prós e contras, e o vício; por meio de palestras onlines ou nas escolas, a fim de propor conhecimento aos usuário e até mesmo os que não utilizam. Ademais, as conferências de conscientização devem abordar não somente sobre os jogos mas a questão da família e seu papel na vida do ser humano. Dessa maneira, será possível superar a injustiça descrita por Martin Luther King.

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4 Correções

  1. ola!! primeiramente, otima redaçao, parabens!!!
    Alguns erros que acredito que foram cometidos mais por falta de atenção, sobre o dominio da lingua portuguesa.
    eu acho que vc nao entendeu muito bem a proposta de redaçao, nao ficou muito clara.
    nos desenvolvimentos com argumentação me deixou meio confuso.
    enfim… e isso!!

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  2. Oiiii!!! Boa noite!!!
    Adorei a sua redação !!!!
    Você tem uma excelente estrutura de texto, percebi que tem um ótimo dominio das cinco competências cobradas pelo Enem principalmente a competência quatro, além disso, você utilizou excelente conectivos, e repertórios socioculturais, acho que você apenas precisa estudar um pouco mais acentuação, ortografia e regência, ademais, na sua conclusão faltou detalhamento, bem é isso ainda sou iniciante não sei dar nota.

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  3. Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – 120
    Alguns erros que acredito que foram cometidos mais por falta de atenção, tanto de escrita quanto pontuação, e contribuem pra uma compreensão parcial sobre o que vc quer dizer, não total.

    Competência 2 – compreender a proposta da redação – 80
    Olha, no primeiro parágrafo do desenvolvimento eu até posso entender que tá implícito que os meninos do massacre jogavam videogames, mas você precisa deixar mais claro. Já no segundo desenvolvimento, você explica o que o bullying pode fazer com a vida dos jovens, mas os exemplos que citou têm algo a ver com os jogos? É bom que vc dê exemplos que tenham, pra que tudo fique apropriadamente conectado.

    Competência 3 – coerência do texto – 120
    Seus argumentos são legais, mas me deixaram um pouco confusa, e as minhas interpretações acerca das competências 1 e 2 mostram por quê.

    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – 200
    Seus conectivos são ótimos, sem tirar nem pôr.

    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – 160
    As palestras são para os estudantes, para as famílias ou para ambos? Não ficou claro.

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  4. Eu gostei
    Se comparada às minhas você é ótima.
    Você usou os agentes e também usou referências o que é ótimo e chama a atenção. não posso dar pontuação por que não acho certo, pois não sou professor nem especialista . Minhas redações são horríveis, por isso estou tentando aqui…

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