Estudante

O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DESIGUALDADE HUMANA

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“Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade”, fala do filósofo Albert Einstein, congruente ao cenário, acerca do trabalho na contemporaneidade. De forma análoga, observamos que o mundo globalizado alega uma nova forma de inovação, através da flexibilidade de horários, a tecnologia, a fuga de estereótipos e a preocupação ambiental. No entanto, tais particularidades não são cem por cento efetivadas, visto que, há esforços para que se mantenham as relações de regresso, como os trabalhos análogos à escravidão.
Em primeiro plano, cabe ressaltar que a globalização se efetivou já nos primórdios da expansão da Revolução Industrial, no século XIX. A maquinaria suplantando o trabalho humano, as mudanças tecnológicas e a nova relação de trabalho e capital, fomentaram para que o corpo social contemporâneo, tivesse como consequência a expansão dos sistemas globalizados, com o aparato tecnológico e capitalista. Além disso, houve o lucro e diferentes funções no âmbito do trabalho, mas que lamentavelmente não se dispôs a todos. Desse modo, é fundamental a mobilização do assunto a ser discutido no país.
Ademais, é importante salientar que o trabalho não segue uma relação de garantia sucinta e de dignidade para com os indivíduos. Já que em meio ao século XXI, as relações de trabalho evidenciaram exploração, jornadas intensas e condições degradantes para muitos, como, por exemplo, em áreas rurais e até mesmo urbanas. O documentário “Vidas Descartáveis” mostra a realidade do trabalho escravo, sob suas diversas facetas (social, econômica, política) e expõe o trabalho análogo à escravidão, com cerca de 370 mil trabalhadores, vivendo em condições precárias, tanto no campo quanto na cidade e tristemente o trabalho análogo à escravidão, ainda possui índices elevados no Brasil. Sob esse viés, é crucial o respeito e o efetivo direito de trabalho digno, segundo a Constituição Federal.
Mediante aos fatos expostos, é dever do Estado promover a fiscalização democrática dos direitos trabalhistas por meio de campanhas que discutam e asseguram em conjuntura com o Ministério do Trabalho, as relações ambíguas e de maior acesso trabalhista, além de fornecer palestras nas escolas, a fim de abordar os aspectos do trabalho decente e digno, ao princípio da cidadania e afirmação social da dignidade humana construída. Logo, com a adoção dessas medidas, a nação mitiga o terror da tecnologia ultrapassar a humanidade.

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3 Correções

  1. Olá Madu, dentro da minha ignorância de saber vou comentar sua dissertação já que a li toda.
    Primeiramente parabenizo pela escrita; quem dera eu, um dia, chegar a esse nível.
    1 .Minhas dúvidas: você conseguiu redigir o texto sem pesquisas externas?

    2.Usou só o conhecimento adquirido ao longo da sua carreia?

    3.Pergunto porque ainda só consegui fazer minhas redações mais ou menos porque ainda pesquiso várias coisas na internet, como por exemplo, grafia correta, sinônimos de algumas palavras, repertório pertinente ao assunto e mesmo assim minha redação fica um caos.
    4. Estou estudando o emprego correto da vírgula, mas quando vou corrigir algum texto ou usar las tenho dificuldade.
    5. Não entendi quando você usou vírgula isolando a palavra como e depois por exemplo, eu penso que está errado, se fosse eu isolaria (como por exemplo).
    6. Achei bem completo sua redação, só não consegui visualizar o detalhamento na conclusão, mas isso é uma dificuldade que possuo. Se você fez sua redação só usando a pesquisa do seu cérebro, e eu sendo sua corretora te dou nota 1000.

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  2. Olá, antes da correção sugiro que dê enter entre os parágrafos pois facilita a leitura. Vamos lá.

    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 160
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 160
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
    Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 200
    Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Introdução
    Há alguns erros gramaticais e de coesão.

    ” ‘Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade’, fala do filósofo Albert Einstein,(vírgula mal empregada) ̶ ̶c̶o̶n̶g̶r̶u̶e̶n̶t̶e̶ ̶a̶o̶ ̶c̶e̶n̶á̶r̶i̶o̶ (sem coesão), (vírgula mal empregada) acerca do trabalho na contemporaneidade.”

    “Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade”, fala do filósofo Albert Einstein acerca do trabalho na contemporaneidade.

    “De forma análoga, observamos que o mundo globalizado alega uma nova forma de inovação, através da flexibilidade de horários, a tecnologia, a fuga de estereótipos e a preocupação ambiental.” (erro de concordância/não há necessidade de artigo ou preposição)

    Ou você escreve: […] da flexibilidade de horários, DA tecnologia, DA fuga de estereótipos e DA preocupação ambiental.
    Ou: […] da flexibilidade de horários, tecnologia, fuga de estereótipos e preocupação ambiental. (prefiro assim)

    “No entanto, tais particularidades não são cem por cento efetivadas, visto que,” (vírgula mal empregada)

    “[…] há esforços para que se mantenham as relações de regresso, como os trabalhos análogos à escravidão.” evite esse tipo de argumentação, quem no mundo está se esforçando para manter as relações de trabalho escravo? Seria preferível se você redigisse: “[…] visto que, hodiernamente, ainda existem relações de trabalho similares à escravidão.”

    O parágrafo está bem construído, você direcionou muito bem a problemática e a tese.

    D1
    Revolução industrial teve início no século XVIII, mais precisamente em 1750.
    Excelente parágrafo.

    D2
    Novamente uma argumentação um tanto quanto fora da realidade. Embora existam sim casos de trabalho escravo isso é exceção da regra, historicamente falando as jornadas de trabalho nunca foram tão curtas, a remuneração nunca foi tão alta e tampouco a projeção de escalada de carreira nunca foi tão positiva. O seu próprio dado confirma isso: “cerca de 370 mil trabalhadores vivendo em situação precária” dentro de um cenário com 2,8 milhões de trabalhadores. Argumente e exponha os dados como exceção da regra.

    Fora isso o parágrafo está muito bem estruturado.

    Conclusão
    “[…] e asseguram (vírgula)em conjuntura com o Ministério do Trabalho, as relações ambíguas e de maior”
    Intervenção completa.

    Espero que minhas considerações auxiliem na evolução de seus textos.
    Bons estudos !!! :)

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  3. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 160
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 160
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
    Como leitora senti um pouco de “dificuldade” no entendimento de algumas informações, fatos e opiniões. Não achei que foi um texto com uma articulação de leve entendimento que houvesse conjuntura de uma forma harmonica das frases e etc.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
    Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 160
    não gostei muito da sua conclusão porque não está bem explícito cada elemento.

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