Iniciante

O preocupante crescimento da automedicação pela sociedade brasileira contemporânea

  • 1

Na obra “Utopia”, o escritor Thomas More retrata uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade brasileira é o oposto do que o autor narra, tendo em vista o preocupante crescimento da automedicação pela sociedade. Sob esse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais destacam-se a inoperância estatal e a influência midiática.

Em primeiro plano, é válido destacar como a omissão governamental corrobora essa problemática. Tal contexto ocorre, principalmente, porque, como já mencionado nos estudos da antropóloga Lilia Schanrcz, há uma prática de uma política de eufemismo no Brasil, ou seja, determinados assuntos tendem a ser suavizados e não recebem a atenção necessária pelo Poder Público. Sob essa ótica, é perceptível como o reduzido debate sobre os perigos da automedicação, bem como o difícil acesso a informações, dificultam a resolução desse quadro. Assim, enquanto a falta de ação e a desinformação se mantiverem, o quadro se perpetuará.

Ademais, é notório como a manipulação midiática apresenta-se como impasse na resolução desse problema. Com isso, pela frequente veiculação, pelos meios de comunicação, de conteúdos que estimulam as pessoas a se automedicarem, parte da sociedade mostra-se induzida por esses assuntos, que passam a reproduzi-los com naturalidade e muitas das vezes não sabem os problemas que isso pode causar. Tal situação exemplifica os estudos do filósofo Adorno, o qual afirma que a mídia tem capacidade de influenciar na conduta humana. Desse modo, a mídia contribui de forma intensa com esse agravante.

Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar essa mazela. Para tanto, o Ministério da Saúde, em parceria com a Mídia, a qual tem grande poder de alcance de pessoas, deverá produzir campanhas que apresentem os riscos que a automedicação possui. Tal ação pode ser realizada por meio das redes sociais, como Instagram, a fim de informar um maior número de pessoas. Destarte, espera-se alcançar uma sociedade perfeita como a retratada pelo escritor Thomas More.

Compartilhar

4 Correções

  1. Sua redação, no geral, está bem escrita e bem coesa, apesar do vocabulário ser muito bom, está um pouco “engessada”, por usar palavras muito rebuscadas para o uso do dia a dia. É possível tornar o texto mais simples para um leitor comum, sem sair da norma padrão. No último parágrafo, conforme dito pelos outros comentários, a palavra “pode” quebrou um pouco a escrita geral da conclusão, podendo ser substituída por “É possível que…”

    • 1
  2. Oi denilsonsantoss, sua redação apesar de ter alguns pontos a serem melhorados, está muito boa e com um pouco mais de treino ficará melhor ainda. Vamos a correção
    C1- 200
    Não notei nenhum erro de ortografia, nem repetição de palavras (exceto automedicação, que poderia ser substituído pela expressão “medicação por conta própria”)

    C2- 200
    A abordagem está dentro do tema e os repertórios são produtivos

    C3- 120
    Acredito que os argumentos faltam desenvolvimento, pois são muito gerais, e na hora de fazer o recorte dentro do tema ficaram meio soltos no texto. Talvez se fossem escritos de outra forma estariam mais “amarradinhos” no texto. O que faltou também foi pelo menos um repertório mais ligado ao tema, pois todos são mais como repertórios coringas, o que pode passar a impressão pra alguns corretores mais rígidos de falta de autoria.

    C4- 200
    Os conectivos foram muito bem encaixados no texto, ficou bem coeso

    C5- 160
    A proposta de intervenção está completa, mas teve um deslize, que foi usar o “pode”

    NOTA: 880

    • 1
  3. Uma ótima redação!
    Sua escrita está ótima, só tome um pouco de cuidado com a elaboração do texto, tente usar repertórios mais direcionados ao tema em especifico.
    Você deu um pequeno deslize no uso do “pode” na conclusão.
    Mas parabéns, fora estes deslizes ao meu ver você foi muito bem!
    Nota:860

    • 1
  4. Olá DenilsonSantoss!
    Tudo bem??
    Sua redação está muuito boa!
    Gostaria de sugerir que você tome um pouco de cuidado com o “engessamento” do seu texto, embora seus argumentos estejam muito bem harmonizado, sua redação parece um moldezinho em que você foi encaixando suas ideias. Tente trazer mais autoria a ela por meio da utilização de repertórios mais direcionados ao tema, como o uso de cloroquina na pandemia.
    Falo isso, pois minha professora, que é corretora do Enem, me recomendou a fazer isso, posto que o Enem está tentando acabar com modelos prontos.
    Outra coisa que você deve tomar cuidado é usar palavras que indicam sugestão, em sua conclusão. Como: “Tal ação pode ser realizada por meio…” O uso dessas palavras incorre em nota 80 na competência 5, independentemente do número de elementos contidos.

    Portanto:
    C1- 200 (Gramática espetacular)
    C2- 200 (Conhecimento do tema, ótimos repertórios e domínio da dissertação argumentantiva)
    C3- 180 (Pra mim é 200, porém, creio que um corretor poderia tirar, em virtude do “engessamento” 160+200./2=180 Sua argumentação está muito boa!)
    C4- 200 (Texto muito coeso)
    C5- 80 (Para mim sua conclusão é 200, porém, em virtude da grade do Enem, você tiraria 80, devido ao uso do “pode”
    860
    Você tem muito potencial para chegar no mil, ou próximo a isso!
    Continue praticando e se atente às dicas que te passei.

    Se tiver alguma dúvida, pode mandar msg! s2

    Podes corrigir minha redação?
    Link: https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/tema-o-legado-da-escravidao-e-o-preconceito-contra-negros-no-brasil/

    Grato

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.