No poema,”O retrato”,da poetisa brasileira Cecília Meireles,é retratado uma cena na qual a poeta se olha em suas antigas fotos e faz comparações sobre sua vividez,sua alegria e sua aparência quando jovem e, agora na velhice. Pode-se inferir dessa maneira,que o enredo contribui para compreender os desafios que cercam a questão do envelhecimento no Brasil.Nesse contexto,são inúmeros os fatores que contribuem para a problemática apresentada,entre eles,o preconceito que impõe estigmas sobre essa parcela da população além,da falta de políticas públicas.
Vale ressaltar,a princípio ,o preconceito quanto a chegada da maioridade.Prova disso,é o desrespeito com a figura do idoso principalmente,por conta da sua condição física.Dessa maneira,pode-se perceber as divergências culturais de muitos países asiáticos estes,tem em suas raízes e sobretudo no seu comportamento,o respeito com os anciãos visto que,os mesmos são uma fonte viva da história.Logo evidência-se,a importância do combate ao descaso ao qual os longevos estão expostos na sociedade não somente por meio de debates ligados a temática como também,na adoção de uma nova postura pela comunidade no dia a dia.
Outrossim,a falta de políticas públicas eficazes são outo exemplo de desafios que assolam a senioridade.Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE( Instituto brasileiro de geografia e estatística),em 2060 a população brasileira na terceira idade terá duplicado essa camada populacional que,em comparação com outros países á exemplo da França,só terá essa duplicação em 45 anos representando por tanto, uma falta de despreparo governamental para esse envelhecimento acelerado juntamente com a falta de recursos financeiros resultará em prejuízos à sociedade e à economia.
Por conseguinte, o envelhecimento da população do País é um problema que necessita ser mais bem combatido.Para tanto,é dever do Governo Federal,representado pelo Ministério da Saúde, apresentar politicas de atendimento mais acessíveis para o publico de idade mais avançada ademais,a promoção de parcerias com farmácias para que haja uma redução do valor pago por remédios a esses idosos .Paralelo a isso,é imprescindível que o Ministério da Cultura juntamente com o Ministério da Comunicação forneça atividades culturais e esportivas divulgadas na internet,rádio,televisão e jornal a fim de uma aproximação do publico alvo como também de toda a sociedade.
EDUARDOREIS55
Resultado: 640
C180 –
Acredito que vc utilizou a vírgula de forma incorreta em …prova disso é, o desrespeito…. e deveria utilizá-la antes do “principalmente”” ….a figura do idoso (vírgula), principalmente por conta da sua condição física.
Dessa maneira, pode-se perceber as divergências culturais de muitos países asiáticos estes, tem em suas raízes e sobretudo no seu comportamento, o respeito com os anciãos visto que, os mesmos são uma fonte viva da história. (problemas com as vírgulas, acho que ficaria melhor assim: Dessa maneira, pode-se perceber as divergências culturais de muitos países asiáticos que estes tem em suas raízes, sobretudo no seu comportamento de respeito com os anciãos, visto que, os mesmos são uma fonte viva da história.”
“Logo evidência-se, a importância…. a palavra “evidencia” está escrita errada e a vírgula logo após não está legal.
Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE( Instituto brasileiro de geografia e estatística),em 2060 a população brasileira na terceira idade terá duplicado essa camada populacional que, em comparação com outros países á (não tem crase diante de palavras masculinas, se foi sua intenção) exemplo da França, só terá essa duplicação em 45 anos (vírgula, acho) representando por tanto (não é separado), uma falta de despreparo governamental para esse envelhecimento acelerado (vírgula), juntamente com a falta de recursos financeiros (acrescentaria “QUE”) resultará em prejuízos à sociedade e à economia.
C2 – 160
Você entendeu, logo de início, a temática a ser abordada e apresentou suas teses de defesa. A título de ajudá-la na fluidez da leitura, evitaria o uso da palavra “retratado”, pois o poema tem nome parecido “O Retrato”. O retrato”,da poetisa brasileira Cecília Meireles,é retratado uma cena…
Também deixaria para fazer o arremate do tema no 3º período. ” Pode-se inferir dessa maneira, que o enredo contribui para compreender os desafios que cercam a questão do envelhecimento no Brasil.”
C3 120
Faça o uso de figuras de reforço (dados estatísticos, matérias de jornais, revistas, etc. no segundo período do 2º e º parágrafos e coloque a fonte (como no 3º parágrafo.
C4 – 120
Evite períodos longos com o uso de vírgulas, inclusive a reposicionando-as, ponto final ou outro período. “Logo (vírgula), evidência-se,(retirar esta vírgula) a importância do combate ao descaso ao qual os longevos estão expostos na sociedade (vírgula) não somente por meio de debates ligados a temática (vírgula) como também, (retiraria esta vírgula) na adoção de uma nova postura pela comunidade no dia a dia.
Outro período longo, que tem levado você a ter dificuldades com a pontuação. Procura fazer, pelo menos, 3 períodos em cada parágrafo. “Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE( Instituto brasileiro de geografia e estatística),em 2060 a população brasileira na terceira idade terá duplicado essa camada populacional que,em comparação com outros países á exemplo da França,só terá essa duplicação em 45 anos representando por tanto, uma falta de despreparo governamental para esse envelhecimento acelerado juntamente com a falta de recursos financeiros resultará em prejuízos à sociedade e à economia.
Esse, se você utilizasse o ponto final e iniciasse do “Ademais” não ficava devendo a vírgula. “Para tanto, é dever do Governo Federal, representado pelo Ministério da Saúde, apresentar politicas (acento) de atendimento mais acessíveis para o publico (acento)de idade mais avançada (uma vírgula ou um ponto final) ademais, a promoção de parcerias com farmácias para que haja uma redução do valor pago por remédios a esses idosos.
Problemas com a pontuação está deixando a leitura menos fluida e tem erros de grafia em algumas palavras (atenção). “Paralelo a isso, é imprescindível que o Ministério da Cultura juntamente com o Ministério da Comunicação (vírgula), forneça atividades culturais e esportivas divulgadas na internet, rádio, televisão e jornal vírgula), a fim de uma aproximação do publico (acento) alvo como também de toda a sociedade.
C5 – 160
Senti falta da “Descrição”. Não enxerguei no seu parágrafo final. só como dica, como temos limitação de linhas na redação, acho que vc poderia evitar envolver mais de um agente na ação (quando vc abriu o outro período, o parágrafo ficou sem a descrição (até pode, mas eu evitaria)
vegetari_ana
Boa noite! Não sou a melhor corretora, mas acredito que possa te ajudar com alguns pontos da sua redação.
*Cuidado com o sentido que você atribui às frases pela escolha das palavras (tipo, escolher palavras que deixem sua frase como um sentido mais claro, que qualquer um entenda). Exemplo: “Pode-se inferir dessa maneira,que o enredo…”(sua frase) – Dessa maneira, pode-se inferir que o enredo… / Dessa maneira, infere-se que o enredo…(sugestão);
*Cuidado com a pontuação, especialmente a questão das vírgulas (algumas não precisam existir no seu texto, outras estão em falta), e isso altera um pouco o sentido das frases;
No mais, sua redação ficou ótima e seus argumentos são incríveis.