A humanidade está vivendo, nesse início de Terceiro Milênio, um dos seus maiores desafios: como conciliar o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Esse impasse pode ter se implodido recentemente, mas desde a década de 70, com a concentração industrial e urbana, a natureza já começava a cobrar o desleixo com que fora tratada.
O Brasil é exemplo de uma grande potência que vem contribuindo para a degradação do meio ambiente. Pesquisas atuais revelam índices alarmantes de destruição do considerado ”pulmão do mundo”, a Floresta Amazônica. O país abrange 60% do território florestal amazônico, mas vem causando a sua destruição em ritmo acelerado. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), revelam que nesses últimos 12 meses foram derrubados 9.205 km2 de Floresta.
Torna-se evidente, que para atingir o índice de desenvolvimento econômico atual, a humanidade fez uso crescente dos recursos naturais. Mas infelizmente não houve um planejamento para desenvolver tal utilização, o foco se consolidou exclusivamente no retorno imediato dos capitais investidos. Acarretando assim, além da destruição ambiental a desigualdade social, pois segundo pesquisas, seriam necessárias atualmente duas Terras e meia para suprir os requerimentos e recursos energéticos, a fim de que toda a população pudesse ser capaz de desfrutar o progresso experimentado pelos países desenvolvidos.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse, o desenvolvimento sustentável deve continuar sendo instituído por meio de notáveis órgãos , como a ONU, buscando assim a harmonia entre a economia e a natureza. Como cidadãos, é preciso deixar o pensamento do egocentrismo de lado, vivendo menos o capital financeiro e atribuindo a devida importância ao capital social e humano. Dessa forma, construiremos uma nação mais rentável e sustentável.
O desafio do novo Milênio
Compartilhar
RodrigoMartins10
Olá, Ana! Gostaria de deixar aq algumas OBS’s, em relação ao q vc pode melhorar.
-Antes de tudo, se puder, coloque o tema da redação antes do texto rsr… Facilitaria a correção, e tbm acredito que “O Desafio do novo Milênio” seja um título.
-Atente-se para a C1. Há diversos erros de pontuação. Ex.: ” Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), revelam” – nunca se separa sujeito(os dados) do verbo(revelam). Ex.2: “Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse, o desenvolvimento” – Faltou um ponto final entre “impasse” e “desenvolvimento”.
-Em relação à referência usada na introdução – “mas desde a década de 70, com a concentração industrial e urbana, a natureza já começava a cobrar o desleixo com que fora tratada” –, vc poderia ter explicitado se era em âmbito internacional ou nacional. Logo, se for internacional, o melhor seria usar a Revolução Industrial, do século XVIII, a qual iniciou a proliferação da poluição na atmosfera e começou a exploração do meio ambiente. Mas isso é só uma sugestão, ok!rs
-Ademais, vc n apresentou tese, o que é um dos maiores erros da sua redação. Vc fez uma boa contextualização, mas esqueceu de apresentar seu ponto de vista/crítica, a qual deveria destacar o q seria dito nos desenvolvimentos.
-Outrossim, vc apresenta somente um parágrafo de desenvolvimento, sendo q o básico deve ser 2 ou 3 – aconselho 2 msm. Além de ficar mais organizado, deixa evidente as ideias principais de cada um.
-Por fim, em relação à proposta de intervenção, deixe mais explícito quem fará a ação (agente), qual a ação(a própria ação) como será feita a ação (modo) e o fim da ação (para quê), além de um detalhamento.
Contudo, vc fez um bom texto! Apresenta um ótimo repertório sócio cultural. Só necessita equilibrar um pouco mais – em vez de usar mts dados, escolha 1, e depois use referências, exemplos, citações de autoridade, entre outros. Logo, te indico ler redações exemplares (nota mil), a fim de saber como fazer uma excelente redação. Depois, busque corrigir seus erros e treine bastante, q assim vc alcançará seus objetivos! ;)
aemilly
Boa noite, Laura!! Aqui vai sua correção:
INTRO:
– O “como” antes de conciliar torna a frase parecida com um questionamento, poderia ser: “o conciliamento”
– Partícula “se” não necessária
-Argumento 1: urbanização
-Argumento 2: ?
-Tese: não há ( qual seu ponto de vista com relação ao tema? )
Lembre-se: para um projeto de texto organizado, é preciso que haja a exposição dos argumentos que serão utilizados nos seus desenvolvimentos, ok?
DES 1:
-Cuidado! Comece os parágrafos com conectivos 😊
-Senti falta de conectivos em todo o desenvolvimento 1
-Os repertórios utilizados não são legitimados, de acordo com o quê ou quem o Brasil degrada?
-Falta de argumentação, esse parágrafo apresenta apenas dados, é necessário falar do tema sob o seu ponto de vista
DES 2:
-O uso da vírgula deveria ser após o “que”
-Somente aqui o tema do texto é abordado, percebeu? No primeiro desenvolvimento foi abordado apenas como o país prejudica a natureza
-Senti falta de um conectivo relacionado à consequência nessa parte do “mas infelizmente”
-Desigualdade social? Cuidado, não foi bem relacionado ao tema
-Deveria existir uma vírgula após o “ambiental”
-Enquanto no outro parágrafo foram utilizados repertórios, nesse ficou em falta
CONCLU.:
Após “impasse”, deveria vir um ponto indicando o fim de um período
Primeira proposta: o quê, quem e para quê
Segunda proposta: o quê, quem e para quê ( evite utilizar a sociedade como agente )
NOTA:
C1: 160 ( desvios relacionados a pontuação )
C2: 120 ( usou repertório, mas a maioria não está legitimado )
C3: 80 ( sem tese, texto expositivo no primeiro parágrafo, ideias não interligadas, argumentos não foram abordados previamente na introdução )
C4: 80 ( uso escasso de conectivos intra e inter parágrafos )
C5: 120 ( lembre-se: é necessário que haja agente, modo, ação, finalidade e detalhamento )