A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do nosso país, prevê em seu artigo 6º o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a evasão escolar, dificultando, desse modo, a universalidade desse direito tão importante. Diante dessa perspectiva, é possível notar que a problemática se perpetua tanto pela negligência governamental, como também pela carência de novos métodos de ensino.
Em primeira análise, deve-se destacar o descaso do Poder Executivo em garantir acesso integral de todos os indivíduos ao ambiente escolar. De acordo com o contratualista Thomas Hobbes, um vez que, o estado viola o “Contrato Social” deixa de garantir os direitos indispensáveis aos cidadãos. Desse modo, ocorre o retardamento do empecilho, já que a indiferença do governo ao problema contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Ademais, é fulcral pontuar que o ausente investimento em novas metodologias de ensino promove o desprendimento do aluno no sistema educacional. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 4 em cada 10 estudantes abandonam a escola alegando desinteresse para voltar às carteiras. Consequentemente, é perceptível a necessidade de se investir em métodos pedagógicos mais eficazes que assegurem a estadia prolongada destes discentes no ambiente escolar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC), por intermédio de verbas governamentais, crie um programa de adesão educacional, junto as secretarias municipais, para o acompanhamento de estudantes com indícios de displicência. Paralelamente, fornecer aos educadores, por meio de parcerias público-privadas, a concessão de ferramentas tecnológicas que auxiliem no aprimoramento do ensino. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Observação: Gostaria que avaliassem por competências do ENEM. Obrigada.
Sabrina11
Olá Gislaine,
Sua introdução está perfeita, com um repertório que o Enem ama que é a constituição, colocou os dois possíveis motivos para o problema para discorrer ao longo do desenvolvimento.
No Desenvolvimento 1, está muito bem escrito, eu só aconselharia você a falar mais sobre o problema em si que você citou, porque esse problema ocasiona a evasão escolar?
No Desenvolvimento 2, também está muito bem escrito, sobre este acho que não tem o que pontuar.
Sua intervenção, está citada as 5 coisas necessárias em uma conclusão.
Parabéns
Comp. 1= 200
Comp. 2= 160
Comp. 3=200
Comp. 4=200
Comp. 5=200
Total=960
Victoria Bomfim
Eu só nova aqui,então,vou tentar dar minha opinião.
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do nosso país, prevê em seu artigo 6º o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na 1prático quando se observa a evasão escolar, dificultando, desse modo, a universalidade desse direito2 tão importante. Diante dessa perspectiva, é possível notar que a problemática se perpetua tanto pela negligência governamental, como também pela carência de novos métodos de ensino.
Introdução》correção
1 na prática
2 direito social
Uso de repertório, tese, e argumentos ok
1Em primeira análise, deve-se destacar o descaso do Poder Executivo em garantir acesso integral de todos os indivíduos ao ambiente escolar. De acordo com o contratualista Thomas Hobbes, um vez que, o estado viola o “Contrato Social” deixa de garantir os direitos indispensáveis aos cidadãos. Desse modo, ocorre o retardamento do empecilho, já que a indiferença do governo ao problema contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
D1》correção
1 troque esse conectivo por outro, já que no ENEM não é mais permitido o uso, procure sobre o assunto ok.
Outro ponto é o argumento aprofunde mais nele. Mas em geral ficou bom!
Ademais, é fulcral pontuar que o ausente investimento em novas metodologias de ensino promove o desprendimento do aluno no sistema educacional. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 4 em cada 10 estudantes abandonam a escola alegando desinteresse para voltar às carteiras. Consequentemente, é perceptível a necessidade de se investir em métodos pedagógicos mais eficazes que assegurem a estadia prolongada destes discentes no ambiente escolar.
D2》correção
Em geral não vi nenhum erro.
Expor o argumento, mostrou dados muito bom!
combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC), por intermédio de verbas governamentais, crie um programa de adesão educacional, junto as secretarias municipais, para o acompanhamento de estudantes com indícios de displicência. Paralelamente, fornecer aos educadores, por meio de parcerias público-privadas, a concessão de ferramentas tecnológicas que auxiliem no aprimoramento do ensino. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Conclusão》correção
Exelente, mostrou o agente, o meio ,a finalidade, a ação e detalhamento deixou um pouco a desejar.
Em geral ficou bom!
OBS: não vi muitos erros gramatical.
A NOTA SERIA EM TORNO DE 800 A 900 PONTOS.