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O DESAFIO PARA COMBATER A EVASÃO ESCOLAR

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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do nosso país, prevê em seu artigo 6º o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a evasão escolar, dificultando, desse modo, a universalidade desse direito tão importante. Diante dessa perspectiva, é possível notar que a problemática se perpetua tanto pela negligência governamental, como também pela carência de novos métodos de ensino.

Em primeira análise, deve-se destacar o descaso do Poder Executivo em garantir acesso integral de todos os indivíduos ao ambiente escolar. De acordo com o contratualista Thomas Hobbes, um vez que, o estado viola o “Contrato Social” deixa de garantir os direitos indispensáveis aos cidadãos. Desse modo, ocorre o retardamento do empecilho, já que a indiferença do governo ao problema contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Ademais, é fulcral pontuar que o ausente investimento em novas metodologias de ensino promove o desprendimento do aluno no sistema educacional. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 4 em cada 10 estudantes abandonam a escola alegando desinteresse para voltar às carteiras. Consequentemente, é perceptível a necessidade de se investir em métodos pedagógicos mais eficazes que assegurem a estadia prolongada destes discentes no ambiente escolar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC), por intermédio de verbas governamentais, crie um programa de adesão educacional, junto as secretarias municipais, para o acompanhamento de estudantes com indícios de displicência. Paralelamente, fornecer aos educadores, por meio de parcerias público-privadas, a concessão de ferramentas tecnológicas que auxiliem no aprimoramento do ensino. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.

 

Observação: Gostaria que avaliassem por competências do ENEM. Obrigada.

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2 Correções

  1. Olá Gislaine,

    Sua introdução está perfeita, com um repertório que o Enem ama que é a constituição, colocou os dois possíveis motivos para o problema para discorrer ao longo do desenvolvimento.
    No Desenvolvimento 1, está muito bem escrito, eu só aconselharia você a falar mais sobre o problema em si que você citou, porque esse problema ocasiona a evasão escolar?
    No Desenvolvimento 2, também está muito bem escrito, sobre este acho que não tem o que pontuar.
    Sua intervenção, está citada as 5 coisas necessárias em uma conclusão.
    Parabéns
    Comp. 1= 200
    Comp. 2= 160
    Comp. 3=200
    Comp. 4=200
    Comp. 5=200
    Total=960

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  2. Eu só nova aqui,então,vou tentar dar minha opinião.

    A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do nosso país, prevê em seu artigo 6º o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na 1prático quando se observa a evasão escolar, dificultando, desse modo, a universalidade desse direito2 tão importante. Diante dessa perspectiva, é possível notar que a problemática se perpetua tanto pela negligência governamental, como também pela carência de novos métodos de ensino.

    Introdução》correção
    1 na prática
    2 direito social
    Uso de repertório, tese, e argumentos ok

    1Em primeira análise, deve-se destacar o descaso do Poder Executivo em garantir acesso integral de todos os indivíduos ao ambiente escolar. De acordo com o contratualista Thomas Hobbes, um vez que, o estado viola o “Contrato Social” deixa de garantir os direitos indispensáveis aos cidadãos. Desse modo, ocorre o retardamento do empecilho, já que a indiferença do governo ao problema contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

    D1》correção
    1 troque esse conectivo por outro, já que no ENEM não é mais permitido o uso, procure sobre o assunto ok.
    Outro ponto é o argumento aprofunde mais nele. Mas em geral ficou bom!

    Ademais, é fulcral pontuar que o ausente investimento em novas metodologias de ensino promove o desprendimento do aluno no sistema educacional. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 4 em cada 10 estudantes abandonam a escola alegando desinteresse para voltar às carteiras. Consequentemente, é perceptível a necessidade de se investir em métodos pedagógicos mais eficazes que assegurem a estadia prolongada destes discentes no ambiente escolar.

    D2》correção
    Em geral não vi nenhum erro.
    Expor o argumento, mostrou dados muito bom!

    combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC), por intermédio de verbas governamentais, crie um programa de adesão educacional, junto as secretarias municipais, para o acompanhamento de estudantes com indícios de displicência. Paralelamente, fornecer aos educadores, por meio de parcerias público-privadas, a concessão de ferramentas tecnológicas que auxiliem no aprimoramento do ensino. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.

    Conclusão》correção
    Exelente, mostrou o agente, o meio ,a finalidade, a ação e detalhamento deixou um pouco a desejar.
    Em geral ficou bom!
    OBS: não vi muitos erros gramatical.

    A NOTA SERIA EM TORNO DE 800 A 900 PONTOS.

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