Segundo a Constituição Federal promulgada em 1988, a segurança é um direito inviolável a qualquer indivíduo. Conquanto, os desafios enfrentados na segurança pública impossibilitam que a população usufrua desse direito constitucional. Dentre outros fatores, destaca-se as péssimas condições de trabalho dos profissionais de segurança pública e a ausência do estado em punir devidamente quem comete crimes. Nesse sentido, convém analisarmos as consequências dessa postura negligente para a sociedade.
Certamente, as péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos profissionais de segurança pública são um empecilho para a garantia da segurança pública, com policiais usando armamentos antigos e defasados, coletes a prova de balas vencidos e viaturas de polícia sem condições de rodagem. No estado do Rio de Janeiro, algumas viaturas permanecem estacionadas em avenidas movimentadas, mas sem condições de rodar, passando uma falsa sensação de segurança, e até mesmo colocando as vidas dos policiais em risco.
Ademais, é notório a impunidade que impera em todo o Brasil, sendo o país sendo o que mais se registra homicídios em números absolutos, segundo o Mapa da Violência em 2018 foram registrados cerca de 60 mil homicídios, com o Brasil tendo as piores taxas de resolução desse tipo de crime, cerca de 70% dos homicídios terminam sem nenhuma prisão segundo o Instituto Sou da Paz.
Dessa forma, percebesse que medidas devem ser tomadas, para que esses problemas sejam resolvidos e uma sociedade segura e íntegra seja alcançada. É notório a ineficácia do estado em prover um direito constitucional, O Governo Federal e a Secretária de Justiça e Segurança Pública devem melhorar as condições de trabalho dos agentes de segurança através de mais investimentos em compra de equipamentos e veículos, o Congresso Nacional deve através de uma constituinte alterar o código penal colocando-o nos moldes do século XXI, deve haver investimento na polícia científica e investigativa para a maior e mais eficiente resolução de crimes cometidos. Somente com essas medidas esses entraves serão solucionados, e uma sociedade segura e igualitária será alcançada.
juhandelina
Olá!
Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo da repetições de palavras em períodos próximos, erros de pontuação, palavras incorretas, como “estado-> Estado”, etc. Por isso, 120.
Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): não houve fuga do tema, porém sua argumentação apresenta falhas, então cuidado ao deixar seu desenvolvimento muito expositivo, considere deixar sua argumentação com marcas de autoria. desenvolvendo-o juntamente ao repertório sociocultural. Por isso, 120.
Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): seu ponto de vista é posto no D1, mas no D1 fica muito vago, tente o deixar claro. Por isso, 120.
Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto está coeso, pois seus mecanismos linguísticos são variados e estão intercalados de forma correta nos períodos. Por isso, 200.
Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Dessa forma, percebesse que medidas devem ser tomadas, para que esses problemas sejam resolvidos e uma sociedade segura e íntegra seja alcançada. É notório a ineficácia do Estado em prover um direito constitucional, O Governo Federal e a Secretária de Justiça e Segurança Pública (AGENTE) devem (AÇÃO) melhorar as condições de trabalho dos agentes de segurança através de (MEIO/MODO) mais investimentos em compra de equipamentos e veículos, o Congresso Nacional (AGENTE) deve, (AÇÃO) através de (MEIO/MODO) uma constituinte, alterar o código penal colocando-o nos moldes do século XXI, deve haver investimento (DETALHAMENTO) na polícia científica e investigativa para a (FINALIDADE) maior e mais eficiente resolução de crimes cometidos. Somente com essas medidas esses entraves serão solucionados, e uma sociedade segura e igualitária será alcançada.” Cuidado ao colocar tantas propostas na sua conclusão, é necessário apenas uma proposta completa, com os cinco elementos, já economizaria linhas para a argumentação. Por isso, 200.
Torço por você, continue praticando, melhorando e persistindo!!! (:
ps.: sou apenas estudante.
Thamirysbds
Parabéns!!! Muito bem escrito o texto, mas ainda apresenta alguns errinhos. Vou corrigir por parágrafos e no final dou uma nota, pode ser ? :) Não sou especialista nem nada, mas espero ajudar como puder. =]
INTRODUÇÃO
-cuidado!!! apenas na introdução houve a repetição da palavra “segurança” 3 vezes
-muito bem apresentada, vc começou citando a Constituição, o que foi otimo
-bem objetivo na tese e nas 2 problemáticas, gostei bastante
-sem erros de acentuação/pontuação
ARG. 1
-observe: “condições de trabalho enfrentadas pelos profissionais de segurança pública são um empecilho para a garantia da segurança pública” cuidado com a repetição de palavras
-seu D1 foi muito bem argumentado, mas faltou a citação, vc deu exemplos e estruturou bem, mas foi algo que comprove seus argumentos, uma citação de autoridade, ou mesmo uma alusão histórica, por exemplo. Se vc está dizendo que X coisa faz mal à saúde, vc deve citar a fala de um médico (especialista na área), isso dará força a sua ideia
ARG 2
-vc citou dados de pesquisa, o que foi bom
-observe que todo o paráfrago foi desenvolvido em apenas 1 período, isso atrapalha muito na leitura e não é recomendado
-observe: “sendo o país sendo o que mais se registra homicídios” sendo o país sendo?
-ausência da vírgula: “segundo o Mapa da Violênci, em 2018, foram registrados cerca de 60 mil homicídios…”
CONCLUSÃO
-muito bem estruturada e desenvolvida, vc conseguiu respodner as 4 perguntas
-antes de Congresso Nacio deveria ser utilizado o ponto final
C1: 140
C2: 160
C3: 200
C4: 200
C5: 160
NOTA: 860