Para o escritor francês George Perros, “O suicídio não é querer morrer, é querer desaparecer”.A seguinte frase permite uma reflexão acerca da realidade enfrentada por muitos estudantes brasileiros que lidam com diversos problemas no cotidiano que acabam comprometendo a sua saúde mental.Essas pessoas,sentindo-se incapaz de realizar tudo o que lhes é imposto,encontram na morte a solução para fugir de tal sentimento.Diante disso,precisa-se analisar quais fatores ajudam a afetar a mente desses alunos,seja na escola ou na família.
Em uma primeira análise,pode-se observar que certos cursos requerem uma carga-horária mais rígida que outros,no entanto,muitos acabam não conseguindo separar os estudos na vida pessoal.No filme “Sociedade dos Poetas Mortos” é retratada uma situação semelhante,pois os alunos vivem para estudar,visando a conquistar uma vaga na universidade.Porém, é válido ressaltar que o cérebro não pode ser considerado uma máquina infatigável,pelo contrário,chega momentos que ele extenua,exigindo cuidados.Portanto,levar uma vida sobrecarregada de conteúdos ajuda a prejudicar não só a saúde mental do indivíduo,mas também emocional.
Por conseguinte,fatores que ocorrem no ambiente familiar também podem colaborar com o agravamento do caso.Sabe-se que na sociologia,a família é compreendida como a primeira instituição responsável pela socialização de cada indivíduo,ou seja, é a família que educa,orienta e encoraja o ser humano a lutar por seus sonhos.Contudo, não é em todo lar que isso pode ser notado,certos parentes ou até mesmo os pais, não transmitem ânimo para o filho,mas julga a sua capacidade,comparando-o com outros familiares ou algum conhecido.Dessa forma,por não possuir um apoio familiar,esses jovens entregam-se ao desespero.
Diante do exposto, é necessário que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da saúde tome providências para que o problema possa ser amenizado na sociedade.Isso precisa ser feito por meio de palestras nas escolas e universidades que orientem os alunos a lidar com os estudos de uma forma saudável e equilibrada.Dessa forma, não terão motivos para encontrar no suicídio a solução,mas seguirão em frente,rumo ao seu objetivo e desfrutando o melhor da vida.
Lucas Marinho
Boa tarde, sou iniciante em redacção mas gostei bastante da sua redação.
Texto muito bem escrito e objetivo. No primeiro parágrafo, já há uma clara ligação histórica com o tema pedido e isso é importante, pois mostra conhecimento.
Conclusão: bastante completa, apresentado assim uma solução plausível para o problema.
Parabéns
Luidi Nascimento
Olá boa dia!!
Sua redação apresenta, na introdução, uma tese consistente e que é trabalhada no desenvolvimento.
No D1, teve-se um aprofundamento do tema com relacionamento coerente entre as ideias transcorridas
No D2, houve uma tentativa de relacionar as questões da sociologia as atitudes humanas, contudo não ficou explícito esta relação.
OBS: ambos os desenvolvimentos não apresentam um embasamento pautado em repertórios como, a exemplo, da introdução.
Na conclusão, há não se apresenta de forma clara uma finalidade para ação, tendo, apenas, os três elementos necessários à conclusão.
C1-160
C2-120
C3-120
C4-200
C5-160
Total=760
Vanderlan Deise Vando
Caramba, talvez a melhor redação que li aqui. Vamos lá.
Olá! não sou profissional.
Comentário Geral: o assunto é muito interessante e vc demostra conhecimento sobre ele o que fica muito claro na fluidez das ideias. alguns erros de pontuação, mas acho que foi por causa da digitação. Há um ponto para ressaltar (Por conseguinte) é um expressão conjuntiva conclusiva e está em um parágrafo de Desenvolvimento.
Parabéns!!!