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O COMBATE ÀS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO NAS RODOVIAS FEDERAIS BRASILEIRAS – CESPE/CEBRASPE

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No Brasil contemporâneo o número de acidentes vem aumentando, por conta disso a batalha contra o aumento das infrações de trânsito nas Rodovias Federais brasileiras vem sendo travada ao decorrer dos anos, na qual foram adotadas várias medidas para a contribuição da diminuição dessas infrações.

Em primeira análise, uma das contribuições é o policiamento ostensivo feita pela Polícia Rodoviária Federal, junto com a fiscalização de veículos e dos condutores com o intuito de combater e diminuir as infrações de trânsito, assim retirando de circulação veículos inaptos e condutores sob efeito de substâncias que afetam suas atividades psicomotoras, com a ingestão de álcool e outras substâncias alucinógenas, e dessa forma garantindo aos demais motoristas segurança nas Rodovias Federais.

Em segunda análise, as ações da sociedade também são de extrema importância no auxílio ao combate as infrações, sendo uma importante medida adotada no combate dessa causa, uma vez que a sociedade cumpre com as regras de trânsito propostas pelo  CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e ter conhecimento sobre os seus deveres a cumprir ao conduzir um veículo automotor em uma Rodovia, consequentemente o número de infrações de trânsito e acidentes.

Portanto, Medidas individuais devem ser tomadas, como por exemplo: a conscientização e o cumprimento das regras do CTB, junto com palestras promovidas pela PRF com o intuito de conscientizar os demais condutores, assim o número de infrações de trânsito sofreria uma redução.


.  redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
O COMBATE ÀS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO NAS RODOVIAS FEDERAIS BRASILEIRAS

Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:

1 medidas adotadas pela PRF no combate às infrações; [valor: 7,00 pontos]
2 ações da sociedade que auxiliem no combate às infrações; [valor: 6,00 pontos]
3 atitudes individuais para a diminuição das infrações. [valor: 6,00 pontos]

Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 20,00 pontos, dos quais até 1,00 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).

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3 Correções

  1. bem formulado suas ideias ,bastante repertorios.
    mas na conclusao sentir falta de mais solucoes,e deixar bem claro quem vai fazer .
    por meio de que ,mais ideias ,
    falta conectivos no final do seu texto .
    linguagem padrao otimo.
    so nao esqueca que a parte final e o que mais conta em uma redacao bem feita
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  2. Na sua conclusão deveria ter dado mais de uma solução, iria acrescentar mais ao seu texto. Notei que no começo de sua conclusão não deixou claro quem deveria tomar aquelas atitudes, recomendo que seja mais específico nesse ponto, para deixar mais claro seu texo.
    Geralmente recomendam mais de uma solução, e ser o mais específico…

    Um abraço, boa redação!

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  3. Escrever um parágrafo inteiro como se fosse uma frase única é bem maçante. Procure espalhar melhor essas frases para poder demonstrar mais claramente as funções que cada oração exerce no seu texto, por meio de conectivos, que servem pra facilitar a leitura. Frases curtas também evitam erros de norma culta referentes a pontuação e a concordância.

    Esse tema pede um texto mais expositivo-propositivo, que provavelmente ficaria melhor com três parágrafos de desenvolvimento e uma conclusão em separado, já que o examinador está pedindo três abordagens. Eu não posso “concluir” (portanto) uma terceira medida!

    Talvez você não tenha entendido que a banca queria que você falasse sobre atitudes da sociedade no sentido denúncias, notificações, para que não se normalizem os absurdos no trânsito federal. É curioso isso, eu tento denunciar alguns estruturais nas rodovias, mas cadê que a gente tem retorno? Complicado… Enfim, e aí, ações individuais seriam ações particulares, minhas como condutor, e não especificamente como cidadão: cinto de segurança, direção sóbria e bem planejada, respeito às normas de trânsito em geral.

    E os números de acidentes não estão aumentando não, os últimos registros são de diminuição – sem nem contar os dados da quarentena -, eles devem voltar a aumentar agora, com as alterações esdrúxulas recentemente feitas no CTB.

    Considerando um tema muito fácil pra essa prova, é difícil imaginar que a banca pegaria leve com as tuas escolhas estruturais.

    Vi um pouco do estilo do Enem aí que não combinam. O Enem só cobra a proposta de intervenção na conclusão porque o desenvolvimento serve pra argumentar. Só que o CESPE exigiu um texto dissertativo-expositivo, e o desenvolvimento pode ser propositivo, e aí é o caso de aprender as outras maneiras de se concluir um texto.

    Bom, não tenho a menor ideia de como a banca pesa esses critérios, apenas imagino tenho esse imaginário de que o concurso pede muito mais norma culta e organização estrutural do que propriamente criatividade dissertativa e crítica, mas imagino uns 60-70% da nota no máximo, levando em conta a facilidade do tema.

    Em suma: frases curtas, conectivos e ampliação de conceitos sobre dissertação-expositiva, isso é o que recomendo por ora.

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