O avanço dos grupos radicais nas redes sociais e nas ruas brasileiras

  • 1

No Brasil, o crescimento de grupos radicais, principalmente nas redes sociais, foi intensificado durante a pandemia do coronavírus. Esse fenômeno dificultou o combate à doença, uma vez que grande parte desses grupos condenam o uso da máscara e são impetuosamente contrários à vacinação em massa — medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse contexto, o debate dos limites da liberdade de expressão vem à tona, posto que tal direito fundamental não é absoluto, podendo ser restringido.

Inicialmente, destaca-se que a liberdade de expressão é um direito fundamental previsto na Constituição Federal; no entanto, o texto constitucional condiciona o exercício desse direito à vedação ao anonimato. Essa condição denota que as pessoas devem ser responsáveis por aquilo que expressam. Assim, é evidente que discursos de ódio, que propagam a violência e a intolerância, não são abarcados por tal direito fundamental, devendo os autores serem responsabilizados à medida de sua culpabilidade.

Além disso, ressalta-se que o combate às “fake news” é de suma importância para a manutenção do regime democrático, tendo em vista que uma das estratégias de controle social é justamente a divulgação de notícias falsas e manipuladas. Novamente, tal cenário pôde ser visto no Brasil pandêmico, quando alguns governantes — contrários ao confinamento social —  pautaram suas decisões políticas no uso de medicamentos sem eficácia comprovada, levando o povo a acreditar que estariam seguros, mesmo transgredindo medidas sanitárias propostas pela OMS.

Por fim, cabe elencar algumas ações a fim de impedir o avanço de grupos extremistas nas redes sociais. Em primeiro lugar, propõe-se às administrações que promovam a extinção imediata de grupos radicais já estabelecidos em suas redes, através de denúncias de outros usuários. Além disso, a elaboração de um sistema de cadastro baseado na autenticação de pessoas físicas (utilizando o CPF, por exemplo) garante que os usuários das redes sociais não se valham do anonimato, podendo assim serem responsabilizados caso incorram em discursos de ódio.


Ao elaborar seu texto, trate, necessariamente, dos seguintes aspectos:
– liberdade de expressão versus intolerância e violência; [valor: 10,00 pontos]
– importância da aplicação da lei e do combate às fake news para a garantia do regime democrático; [valor: 10,00 pontos]
– ações e medidas para conter o avanço dos grupos radicais nas redes sociais. [valor: 10,00 pontos]

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa tarde!

    Parágrafo 01
    Linha 02: Erro em “esse”. Como a pandemia de coronavirus não acabou e é algo próximo a você ( a pessoa que fala), você deve escrever ESTE.
    Linha 05: o debate SOBRE os limites da liberdade de expressão.
    Linha 06: Restringido pelo que ou por quem? Seria interessante você citar,já que em lei, a liberdade de expressão é um direito absoluto sim,sendo aplicado a todos os indivíduos. Mas claro,nem todos respeitam a liberdade do outro.☺️
    Parágrafo 02
    Apenas uma observação,na primeira linha você utilizou o “destaca-se”, na minha opinião seria mais compreensível e melhor até se você usasse algo como ” Inicialmente, é importante/relevante/necessário destacar”
    Quando você fala “destaca-se” fica a seguinte dúvida: onde destaca-se que a liberdade de expressão é um direito fundamental? Daria para falar que destaca-se na Constituição Federal,mas você colocou que ele é PREVISTO na Constituição,e não destacado. Espero que tenha dado para entender.

    Parágrafo 03
    A observação anterior também serve pra o “ressalta-se” da 1° linha. Onde ressalta-se?
    Linha 04: Pôde é usado em tempo passado. Como você está se referindo a pandemia e ela ainda não acabou, deve utilizar pode.

    Comentários gerais:
    Sua redação está muito boa🥳,mas como sempre acontece, existem alguma coisa pra melhorar.
    Você poderia ter embarcado mais no assunto dos grupos radicais nas ruas. Infelizmente,não teve nenhum argumento ou pauta no seu texto sobre os avanços desses grupos extremistas nas ruas e as problemáticas de tal situação.
    Em relação aos grupos radicais nas redes sociais, você poderia ter argumentado mais abertamente e colocado mais repertórios para convencimento do leitor. Ficou muito fechado e restrito a liberdade de expressão nas redes sociais e em certo momento você começou a desenvolver bem ( me refiro ao argumentos sobre os governantes e suas decisões e influências relacionadas a uso de medicamentos e etc), mas não teve argumentações “pesadas”, se é que me entende.
    Gostaria que tivesse utilizado alguma notícia,livro,filme,série e etc que tratasse desse movimento de caos causado por grupos radicais,certamente a redação ficaria mais rica e seus corretores te dariam uma nota maior.
    Tirando isso,seu vocabulário é praticamente impecável,somente uma errinhos. Além de que escreve muito bem,parabéns
    Gostei bastante da sua conclusão, tanto que na minha visão não possui nenhum erro.
    Em relação aos pontos, te daria nota total por citar todos eles,mas faltou algum repertório sociocultural.
    Parabéns!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.