O aumento dos casos de depressão na modernidade

  • 1

O aumento do fluxo de pessoas, ideias e bens tornou a vida no mundo moderno um desafio. Fatores como o bombardeio de informações, a cobrança pelo perfeito, a violência e a necessidade de acumular capital constantemente, trouxe consigo um grande fardo, o da depressão. Doença que atualmente afeta em sua maioria adolescentes e jovens adultos.
A rotina baseada na imagem que vive a população, gera muitas vezes diversos tipos de frustração. Não alcançar a perfeição “exigida” nas redes sociais, não ter condições para comprar determinados produtos, falhar no trabalho ou projetos pessoais inacabados leva o indivíduo a diversos caminhos. Entre eles, a muitas vezes banalizada, depressão. O fato é que as doenças psicológicas ainda são um grande mistério, surgindo por diversas causas e portanto sendo mais complicadas de se tratar, gerando a descrença de que indivíduo esteja realmente doente. Porém, sabe-se que os efeitos causados por isso afetam diretamente na vida deste, levando-o ao desejo de morte como forma de solução para tal sofrimento, por exemplo.
Vive-se o século da imagem, da criação de definições e rótulos para os que são e os que deixam de ser. Esses fatores levam a sentimento de não pertencimento por parte daqueles que não se consideram dentro das “regras”, e fazem com que muitos jovens se isolem e passem a entender que são errados e insuficientes para o ambiente que estão inseridos. Tais fatos tornam a vida mais complicada e sem perspectiva de melhoria, o sentimento depressivo passa a estar presente e a modificar negativamente vidas.
Entende-se, então, que o acompanhamento psicológico é indispensável para o tratamento da doença, porém, além disso e como forma de prevenção é importante ter empatia para com todas as pessoas, sem exceções. A valorização disso deve estar em todos os ambientes, escolares, de trabalho e principalmente dentro de casa. Sendo importante manter o diálogo aceso, mesmo neste século tao virtual, sendo importante que nas escolas se diminua a cobrança e o foco não dever ser só como “aluno”, obrigado a ter notas boas e atitudes impecáveis, e sim como indivíduo, imperfeito e repleto de sentimentos, desejos e ambições.
 Deverá haver a elaboração de propostas escolares que envolvam reuniões entre professores, alunos e pais sobre sentimentos e comportamentos. Com a supervisão de psicólogos e que devem ser administradas pelos órgãos competentes da educação e saúde, recebendo auxilio financeiro de instituições públicas ou privadas. Além disso, o olhar mais atento sobre alguém que demostra um comportamento inquieto, constantemente triste, isolado e marcado pela apatia, se torna indispensável para evitar e para ajudar no tratamento do indivíduo, devendo ser valorizado dentro dos ambientes familiares. Menosprezar um problema tão grave como esse, é sinal de que os valores adquiridos precisam ser revisados, afinal, saúde mental também é saúde e deve ser tratada com responsabilidade.

Compartilhar

5 Correções

  1. ASPECTOS GRAMATICAIS/ORTOGRÁFICOS :
    1º ”…o da depressão. Doença que atualmente afeta em sua maioria adolescentes e jovens adultos…” – Não irei afirmar que seja um erro ; mas para sua frase ficar mais inteligível ainda , ao invés do ponto final ”..depressão . Doença” , você poderia ter utilizado um travessão ou uma vírgula marcando a expressão explicativa da palavra ” depressão” que vem logo em seguida .
    2º ” A rotina baseada na imagem que vive a população, gera muitas vezes diversos tipos de frustração.” – Erro no uso da vírgula . No caso houve a separação do pedicado do seu sujeito , o que incorre em erro gramaticalmente . Caso queira rebater mais o assunto :https://portuguessemmisterio.com.br/2015/07/19/virgula-entre-sujeito-e-predicado/
    3°”… , falhar no trabalho ou projetos pessoais inacabados leva o indivíduo a diversos caminhos. Entre eles, a muitas vezes banalizada, depressão . Dois erros , o primeiro de concordância verbal e o segundo de pontuação . O primeiro erro seria na concordância do verbo levar em ”leva o indivíduo” , perceba que leva deve concordar com seu sujeito oracional que é composto ” Falhar no trabalho OU Falhar com projetos pessoais inacabados ..” , perceba que a conjunção alternativa ”OU” da ideia de uma alternância aditiva e não exclusiva , sendo assim leva-se a concordância para o plural . O segundo erro seria em relação o ponto final após ”diversos caminhos” , perceba comigo que você não está fechando a ideia , mas sim dando sequência da mesma na próxima frase ? Sendo assim caberia o uso da vírgula .
    4º ” .. levando-o ao desejo de morte como forma de solução para tal sofrimento,… ” – Falta do uso da vírgula , observe ali em ”desejo de morte como forma ..” , percebe que a conjunção ”como” inicia uma explicação da expressão ”desejo de morte ” ? então neste caso , novamente marca-se com vírgula por ser um aposto explicativo . Veja mais em : https://www.estudopratico.com.br/aposto/
    5º ”daqueles que não se consideram dentro das “regras” – AQUI NÃO TEM ERRO . Marquei apenas para te mostrar um exemplo de uma Or.Sub.Adjetiva Restritiva ( e NÃO EXPLICATIVA ) que mantém sem uso da vírgula após o pronome relativo ”que”
    ASPECTOS TEXTUAIS :
    1º Bom , saliento novamente aqui , um pouco do seu”vicio” com o uso do ponto final , tente usar mais as vírgulas nestas situações , perceba comigo nessa sentença transcrita ” alunos e pais sobre sentimentos e comportamentos. Com a supervisão de psicólogos e que devem” , percebe novamente que você não está fechando uma ideia ? Mas sim dando continuidade a sua linha de raciocínio ?
    2º A dica acima é totalmente construtiva , você tem um bom domínio da escrita formal e sabe organizar suas ideia nos parágrafos , particularmente tenho medo de sair do padrão de 3-4 parágrafos , sendo apenas um para Introdução e um para Conclusão e os demais para argumentação , contudo percebi que você ousou e inseriu dois parágrafos de conclusão , sem se perder em suas ideias , Parabéns . ( Como não sou professor ou especialista no assunto , não sei se é perigoso dissertar assim kkkk 0
    3º Uma dica que posso te dar pra te dar mais folego ainda em cima da concorrência é a utilização das conjunções para interligar os parágrafos do seu texto , o que favorece 100% a intertextualidade e o deixa mais inteligível , senti um pouco de falta disso em seu texto , mas nada que você não consiga inseri-los em suas próximas dissertações
    4º Por fim , observei que você tem domínio do assunto tratado no tema da sua dissertação , sendo assim siga este caminho , fazendo as devidas adaptações .
    Valeu !!

    • 1
  2. Ooi Ana A Sua redação Ficou Boa, você explicou Bem Foi Direta. Porém Eu achei muito longo o texto Poderia Ter sido mais específico, Ter escritos os 4 parágrafos Um Pouco Mais Objetivo. Este Foi Um ponto negativo Teu, Poderia colocar uma alusão histórica na introdução Para impactar. Mas Você Detalhou Bem.

    • 1
  3. Ooii! Gostei bastante da sua maturidade com as palavras soube falar claramente usando os termos corretos.. porem se tivesse utilizado mais conectivos seria ainda melhor (competência -IV) e senti falta também da organização em parágrafos.
    Acho que as palavras que vc colocou entre aspas não eram necessárias
    SÓ ISSO, NADA MAIS!! PARABÉNS VC MANDOU MT :)

    • 1
  4. Acredito que ficou muito disperso e o embasamento só de fato no que “é a depressão” e como ela se movimenta, mas dá uma impressão ao mesmo tempo como se estivesse só conversando, explicando, mas não obtendo de fato uma proposta de convencimento ou de provas. mas o seu conhecimento e a sensibilidade sobre o assunto é perfeito!!

    • 0
  5. Bom sua redação possuí uma boa argumentação e desenvolvimento, porém creio que a falta de organização nos parágrafos acaba tirando um pouco do potencial que sua redação possuí.
    Em relação a sua introdução e tese, acho q você poderia usar livros, notícias e documentários para deixar ela ainda melhor, um exemplo seria utilizar dados de até 2 anos atrás da OMS. Mas ainda assim sua redação está boa, congratulações.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.