O aumento do fluxo de pessoas, ideias e bens tornou a vida no mundo moderno um desafio. Fatores como o bombardeio de informações, a cobrança pelo perfeito, a violência e a necessidade de acumular capital constantemente, trouxe consigo um grande fardo, o da depressão. Doença que atualmente afeta em sua maioria adolescentes e jovens adultos.
A rotina baseada na imagem que vive a população, gera muitas vezes diversos tipos de frustração. Não alcançar a perfeição “exigida” nas redes sociais, não ter condições para comprar determinados produtos, falhar no trabalho ou projetos pessoais inacabados leva o indivíduo a diversos caminhos. Entre eles, a muitas vezes banalizada, depressão. O fato é que as doenças psicológicas ainda são um grande mistério, surgindo por diversas causas e portanto sendo mais complicadas de se tratar, gerando a descrença de que indivíduo esteja realmente doente. Porém, sabe-se que os efeitos causados por isso afetam diretamente na vida deste, levando-o ao desejo de morte como forma de solução para tal sofrimento, por exemplo.
Vive-se o século da imagem, da criação de definições e rótulos para os que são e os que deixam de ser. Esses fatores levam a sentimento de não pertencimento por parte daqueles que não se consideram dentro das “regras”, e fazem com que muitos jovens se isolem e passem a entender que são errados e insuficientes para o ambiente que estão inseridos. Tais fatos tornam a vida mais complicada e sem perspectiva de melhoria, o sentimento depressivo passa a estar presente e a modificar negativamente vidas.
Entende-se, então, que o acompanhamento psicológico é indispensável para o tratamento da doença, porém, além disso e como forma de prevenção é importante ter empatia para com todas as pessoas, sem exceções. A valorização disso deve estar em todos os ambientes, escolares, de trabalho e principalmente dentro de casa. Sendo importante manter o diálogo aceso, mesmo neste século tao virtual, sendo importante que nas escolas se diminua a cobrança e o foco não dever ser só como “aluno”, obrigado a ter notas boas e atitudes impecáveis, e sim como indivíduo, imperfeito e repleto de sentimentos, desejos e ambições.
Deverá haver a elaboração de propostas escolares que envolvam reuniões entre professores, alunos e pais sobre sentimentos e comportamentos. Com a supervisão de psicólogos e que devem ser administradas pelos órgãos competentes da educação e saúde, recebendo auxilio financeiro de instituições públicas ou privadas. Além disso, o olhar mais atento sobre alguém que demostra um comportamento inquieto, constantemente triste, isolado e marcado pela apatia, se torna indispensável para evitar e para ajudar no tratamento do indivíduo, devendo ser valorizado dentro dos ambientes familiares. Menosprezar um problema tão grave como esse, é sinal de que os valores adquiridos precisam ser revisados, afinal, saúde mental também é saúde e deve ser tratada com responsabilidade.
O aumento dos casos de depressão na modernidade
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Lua Nascimento
Acredito que ficou muito disperso e o embasamento só de fato no que “é a depressão” e como ela se movimenta, mas dá uma impressão ao mesmo tempo como se estivesse só conversando, explicando, mas não obtendo de fato uma proposta de convencimento ou de provas. mas o seu conhecimento e a sensibilidade sobre o assunto é perfeito!!
João Victor
ASPECTOS GRAMATICAIS/ORTOGRÁFICOS :
1º ”…o da depressão. Doença que atualmente afeta em sua maioria adolescentes e jovens adultos…” – Não irei afirmar que seja um erro ; mas para sua frase ficar mais inteligível ainda , ao invés do ponto final ”..depressão . Doença” , você poderia ter utilizado um travessão ou uma vírgula marcando a expressão explicativa da palavra ” depressão” que vem logo em seguida .
2º ” A rotina baseada na imagem que vive a população, gera muitas vezes diversos tipos de frustração.” – Erro no uso da vírgula . No caso houve a separação do pedicado do seu sujeito , o que incorre em erro gramaticalmente . Caso queira rebater mais o assunto :https://portuguessemmisterio.com.br/2015/07/19/virgula-entre-sujeito-e-predicado/
3°”… , falhar no trabalho ou projetos pessoais inacabados leva o indivíduo a diversos caminhos. Entre eles, a muitas vezes banalizada, depressão . Dois erros , o primeiro de concordância verbal e o segundo de pontuação . O primeiro erro seria na concordância do verbo levar em ”leva o indivíduo” , perceba que leva deve concordar com seu sujeito oracional que é composto ” Falhar no trabalho OU Falhar com projetos pessoais inacabados ..” , perceba que a conjunção alternativa ”OU” da ideia de uma alternância aditiva e não exclusiva , sendo assim leva-se a concordância para o plural . O segundo erro seria em relação o ponto final após ”diversos caminhos” , perceba comigo que você não está fechando a ideia , mas sim dando sequência da mesma na próxima frase ? Sendo assim caberia o uso da vírgula .
4º ” .. levando-o ao desejo de morte como forma de solução para tal sofrimento,… ” – Falta do uso da vírgula , observe ali em ”desejo de morte como forma ..” , percebe que a conjunção ”como” inicia uma explicação da expressão ”desejo de morte ” ? então neste caso , novamente marca-se com vírgula por ser um aposto explicativo . Veja mais em : https://www.estudopratico.com.br/aposto/
5º ”daqueles que não se consideram dentro das “regras” – AQUI NÃO TEM ERRO . Marquei apenas para te mostrar um exemplo de uma Or.Sub.Adjetiva Restritiva ( e NÃO EXPLICATIVA ) que mantém sem uso da vírgula após o pronome relativo ”que”
ASPECTOS TEXTUAIS :
1º Bom , saliento novamente aqui , um pouco do seu”vicio” com o uso do ponto final , tente usar mais as vírgulas nestas situações , perceba comigo nessa sentença transcrita ” alunos e pais sobre sentimentos e comportamentos. Com a supervisão de psicólogos e que devem” , percebe novamente que você não está fechando uma ideia ? Mas sim dando continuidade a sua linha de raciocínio ?
2º A dica acima é totalmente construtiva , você tem um bom domínio da escrita formal e sabe organizar suas ideia nos parágrafos , particularmente tenho medo de sair do padrão de 3-4 parágrafos , sendo apenas um para Introdução e um para Conclusão e os demais para argumentação , contudo percebi que você ousou e inseriu dois parágrafos de conclusão , sem se perder em suas ideias , Parabéns . ( Como não sou professor ou especialista no assunto , não sei se é perigoso dissertar assim kkkk 0
3º Uma dica que posso te dar pra te dar mais folego ainda em cima da concorrência é a utilização das conjunções para interligar os parágrafos do seu texto , o que favorece 100% a intertextualidade e o deixa mais inteligível , senti um pouco de falta disso em seu texto , mas nada que você não consiga inseri-los em suas próximas dissertações
4º Por fim , observei que você tem domínio do assunto tratado no tema da sua dissertação , sendo assim siga este caminho , fazendo as devidas adaptações .
Valeu !!
Uzumaki
Bom sua redação possuí uma boa argumentação e desenvolvimento, porém creio que a falta de organização nos parágrafos acaba tirando um pouco do potencial que sua redação possuí.
Em relação a sua introdução e tese, acho q você poderia usar livros, notícias e documentários para deixar ela ainda melhor, um exemplo seria utilizar dados de até 2 anos atrás da OMS. Mas ainda assim sua redação está boa, congratulações.
caah
Ooi Ana A Sua redação Ficou Boa, você explicou Bem Foi Direta. Porém Eu achei muito longo o texto Poderia Ter sido mais específico, Ter escritos os 4 parágrafos Um Pouco Mais Objetivo. Este Foi Um ponto negativo Teu, Poderia colocar uma alusão histórica na introdução Para impactar. Mas Você Detalhou Bem.
GrezyEstudante
Ooii! Gostei bastante da sua maturidade com as palavras soube falar claramente usando os termos corretos.. porem se tivesse utilizado mais conectivos seria ainda melhor (competência -IV) e senti falta também da organização em parágrafos.
Acho que as palavras que vc colocou entre aspas não eram necessárias
SÓ ISSO, NADA MAIS!! PARABÉNS VC MANDOU MT :)