O AUMENTO DO PORTE DE ARMAS POR CIVIS, NO BRASIL, E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A POPULAÇÃO

  • 4

O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, destaca-se o aumento do porte de armas por civis e as consequências para a população, problema recorrente no país. Esta realidade se deve ao incentivo negativo do governo e, consequentemente, uma maior criminalidade nas regiões urbanas.

Sob esse viés, é notório que a utilização de objetos que vão contra aos direitos constitucionais de segurança são, regularmente, apoiados pelo presidente da República – Jair Messias Bolsonaro – em discursos públicos e nas reuniões com apoiadores de seu lado político. Tal situação demonstra entraves na formação dos indivíduos, uma vez que os jovens se sentem influenciados ao observarem atitudes vindas de pessoas superiores, tanto no quesito de idade, quanto na posição social em que se encontram. Assim, ao admitirem os cargos profissionais da polícia, diversos capacitados enfrentam os problemas nas cidades com violência e negligencia perante a lei.

Ademais, a criminalidade nas periferias e nas regiões centrais dos municípios tem crescido ao longo dos anos como resultado do comportamento inadequado dos policiais. Em adição, o programa jornalístico “Jornal do Almoço”, da empresa Rede Globo, mostrou a ocorrência do caso de um assassinato conjunto em uma pizzaria na zona de Porto Alegre – Rio Grande do Sul – no ano de 2021, o qual foi realizado por um militar armado que se encontrava indignado com relações pessoais. Logo, grande parcela dos guardas estaduais se aproveita da oportunidade de terem em mãos a posse do armamento e incitam a prática de homicídios e atitudes errôneas, sendo estas, na maioria das vezes, com pessoas de regiões carentes e necessitadas.

Portanto, medidas são necessárias para combater a problemática. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, aliado ao Supremo Tribunal Federal, crie, por meio de verbas públicas destinadas à pasta da área da segurança, um projeto que fiscalize as ações dos agentes federais e acompanhe, mediante organizações e apontamentos, a quantidade de armarias por profissional. Em síntese, esta intervenção pretende trazer mais seguridade a população e, assim, evitar mortes propositais; a campanha será divulgada nos meios de comunicação do Estado – como Facebook, Instagram e Twitter – e nas reuniões parlamentares entre governadores e prefeitos. Desse modo, o grupo social se tornará a nação da Ordem e do Progresso, como proferiu Raimundo de Teixeira Mendes.

Compartilhar

3 Correções

  1. ótimos conectivos e argumentos.

    Essa avaliação vai ficar curta, pois não achei defeitos, apenas tome cuidado com o número de linhas, seu texto parece longo, mas isso acaba variando de acordo com a caligrafia de cada um.
    Você articula muito bem suas ideias, parabéns!

    acredito que sua nota seriam 1000, ou, no mínimo, acima de 950.

    • 1
  2. Seu texto está muito bom , porém tem alguns erros de pontuação e tbm notei que nos parágrafos de desenvolvimento, vc n colocou um tópico frasal e nem finalizou seu parágrafo, e também vc deve colocar dados para confirmar seus argumentos.
    c1-120
    c2-200
    c3-200
    c4-120
    c5-200
    nota:840……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

    • 0
  3. Olá, Tudo bem?

    Introdução:
    Desenvolvimento da argumentação boa, conexão de ideias ok, estrutura paragrafal bem desenvolvida, Tese apresentada, Uso de repertório.

    Obs: Senti falta somente de mais conectivos introdutórios. Atente-se a isso, pois sua redação pode ficar muito mais rica.

    Desenvolvimento:
    Uso de conectivos.
    Estrutura desenvolvida
    Divisão de ideias muito bem colocadas.
    Argumentação objetiva
    Uso de repertórios contextualizados ao tema.

    Conclusão:
    Muito bem desenvolvida.
    Ações e agentes definidos.
    Junção de ideias em prol da resolução do problema coesa com o tema.

    Nota por competência:

    Competência 1: 180
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 180
    Competência 5: 200

    NOTA FINAL: 960

    ***** Dicas ******

    1) Nunca use palavras terminadas em NDO ( Gerúndio), pois indicam ações inacabadas ou em andamento.

    2) Seja sempre objetiva na sua argumentação, pois os corretores elogiam essa característica.

    3) Use conectivos em abundancia, pois esses recursos coesivos deixam a sua redação muito mais rica.

    4) Continue estudando cada vez mais.

    Espero de alguma forma ter contribuído para o seu aprendizado. Te desejo sucesso ⊂(´・◡・⊂ )∘˚˳

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.