Se possível corrija de acordo com as competências do Enem.
De acordo com Heráclito, um filósofo pré-socrático, nada é permanente salve a mudança. Essa célebre frase é perfeitamente aplicável às transformações estruturais que a família brasileira atual tem sofrido. Diante dessa conjuntura, cabe avaliar os entraves que abarcam essa transformação, bem como o preconceito dirigido aos novos modelos familiares no Brasil contemporâneo.
Em primeiro plano, vale ressaltar que as novas estruturas familiares são positivas e representam um avanço na questão social, mas, ainda enfrentam desafios no que tange questões religiosas e legislativas. Segundo a Igreja Católica, uma família cristã seria constituída pela união de duas pessoas de sexos diferentes, unidas através do casamento e por seus descendentes diretos. Tal definição acaba por excluir os novos modelos familiares. Além disso, o Estatuto da Família, projeto em discussão no Congresso Federal, propõe a criação de um modelo familiar composto por homem, mulher e filhos. No entanto, tal restrição demonstra de forma explícita o preconceito e a negligência do Estado em relação às famílias que não se encontram nesse perfil.
Em segundo plano, deve-se salientar que os novos arranjos familiares enfrentam constantemente preconceito. Há, ainda, pessoas com grande dificuldade em aceitar as novas configurações familiares, como se com isso pudessem eliminar da sociedade o que é diferente do socialmente aceito por eles. Países como a Arábia Saudita, por exemplo, consideram a homossexualidade um crime. Tais ações contribuem para ampliar a intolerância, a injustiça e o preconceito.
É necessário, portanto, que medidas sejam efetivadas para resolver esse impasse. Faz-se relevante que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos promovam propagandas que discutam sobre a multiplicidade familiar e a valorize para que o preconceito diminua, bem como a discussão com a população sobre o Estatuto da Família. Ademais, cabe às escolas trabalharem a conscientização de crianças e adolescentes contra o sexismo por meio de debates que informem é disseminem um discurso de igualdade e respeito às diversidades para que possa construir uma sociedade mais tolerante e justa.
anasophia03
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa – 200 (não observei nenhum erro)
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 200 (entendi todo o seu ponto de vista em relação ao tema proposto)
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200 (foi possível observar a ligação entre todos os argumentos e uma organização muito boa)
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200 (não senti repetição de nenhum conectivo ou outras palavras)
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – 200 (apresentou duas propostas de intervenção e ambas faziam sentido com os argumentos apresentados).
Jennyfer Kaylane
Muito boa sua redação, não tenho nenhuma especialidade porém achei muito boa, ótimos argumentos, uma boa construção do texto, vim aqui mais para apoia-la e dizer que você fez um ótimo trabalho, sua redação já teve outras correções então queria mais era acrescentar elogios mesmo, as vezes precisamos de incentivos, continue a praticar e você irá melhorar cada vez mais.
kellystudy
Primeiramente, não sou especialista em correção de redações.
Em segundo plano, adorei a sua redação. Muito bem estruturada, bons argumentos, bom repertório… Em minha opinião a sua conclusão está completa, com o agente, ação, detalhamento, modo/meio e finalidade. A qual seria mérito de 200 pontos ( conclusão).
Bem, te desejo boa sorte e continue assim.