Aprendiz

Novos arranjos familiares no Brasil

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Se possível corrija de acordo com as competências do Enem.

 
         De acordo com Heráclito, um filósofo pré-socrático, nada é permanente salve a mudança. Essa célebre frase é perfeitamente aplicável às transformações estruturais que a família brasileira atual tem sofrido. Diante dessa conjuntura, cabe avaliar os entraves que abarcam essa transformação, bem como o preconceito dirigido aos novos modelos familiares no Brasil contemporâneo.

      Em primeiro plano, vale ressaltar que as novas estruturas familiares são positivas e representam um avanço na questão social, mas, ainda enfrentam desafios no que tange questões religiosas e legislativas. Segundo a Igreja Católica, uma família cristã seria constituída pela união de duas pessoas de sexos diferentes, unidas através do casamento e por seus descendentes diretos. Tal definição acaba por excluir os novos modelos familiares. Além disso, o Estatuto da Família, projeto em discussão no Congresso Federal, propõe a criação de um modelo familiar composto por homem, mulher e filhos. No entanto, tal restrição demonstra de forma explícita o preconceito e a negligência do Estado em relação às famílias que não se encontram nesse perfil.
Em segundo plano, deve-se salientar que os novos arranjos familiares enfrentam constantemente preconceito. Há, ainda, pessoas com grande dificuldade em aceitar as novas configurações familiares, como se com isso pudessem eliminar da sociedade o que é diferente do socialmente aceito por eles. Países como a Arábia Saudita, por exemplo, consideram a homossexualidade um crime. Tais ações contribuem para ampliar a intolerância, a injustiça e o preconceito.

          É necessário, portanto, que medidas sejam efetivadas para resolver esse impasse. Faz-se relevante que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos promovam propagandas que discutam sobre a multiplicidade familiar e a valorize para que o preconceito diminua, bem como a discussão com a população sobre o Estatuto da Família. Ademais, cabe às escolas trabalharem a conscientização de crianças e adolescentes contra o sexismo por meio de debates que informem é disseminem um discurso de igualdade e respeito às diversidades para que possa construir uma sociedade mais tolerante e justa.

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3 Correções

  1. Muito boa sua redação, não tenho nenhuma especialidade porém achei muito boa, ótimos argumentos, uma boa construção do texto, vim aqui mais para apoia-la e dizer que você fez um ótimo trabalho, sua redação já teve outras correções então queria mais era acrescentar elogios mesmo, as vezes precisamos de incentivos, continue a praticar e você irá melhorar cada vez mais.

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  2. Primeiramente, não sou especialista em correção de redações.
    Em segundo plano, adorei a sua redação. Muito bem estruturada, bons argumentos, bom repertório… Em minha opinião a sua conclusão está completa, com o agente, ação, detalhamento, modo/meio e finalidade. A qual seria mérito de 200 pontos ( conclusão).
    Bem, te desejo boa sorte e continue assim.

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  3. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa – 200 (não observei nenhum erro)

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 200 (entendi todo o seu ponto de vista em relação ao tema proposto)

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200 (foi possível observar a ligação entre todos os argumentos e uma organização muito boa)

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200 (não senti repetição de nenhum conectivo ou outras palavras)

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – 200 (apresentou duas propostas de intervenção e ambas faziam sentido com os argumentos apresentados).

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