A internet nos trouxe uma facilitação das tarefas cotidianas, uma maior ampliação de conhecimentos, conexões mais rápidas entre os indivíduos e informações aceleradas. Todavia a velocidade das informações oferecidas nem sempre são de fontes seguras, fazendo que haja uma propagação de notícias falsas, misturando a realidade com o mundo virtual.
Em meio ao ano eleitoral a propagação de notícias falsas, chamadas de “Fake News” aumentaram significativamente. Os indivíduos compartilham fotos, vídeos e notícias de fontes não confiáveis, apenas por aplicativos de mensagens. Estas notícias acabam por ser compartilhadas entre as mesas de famílias e debates concretos, sem nenhuma aferição de fontes seguras e acabam por se tornar verdadeiras no mundo real.
Atualmente obtemos um leque de informações por meios eletrônicos, entretanto são compartilhados conteúdos rasos, onde não são aprofundados e investigados sobre sua origem. Antigamente para termos acesso à notícias era preciso ler jornais físicos, hoje a realidade é diferente, para conseguir informações é necessário apenas possuir um telefone móvel.
Por tanto, para o impedimento de notícias falsas serem compartilhadas são necessárias ações do governo com publicidade para alertar a população sobre as “fake news”. Além do incentivo aos jovens, que possuem o domínio pelos meios eletrônicos, mostrarem aos mais antigos meios de informações e jornais seguros.
Minha primeira redação, sei que ficou péssima!!
eddiens7
Redação boa e bem relacionada com o tema. Haja vista que é um tema muito atual e, portanto, muito pertinente no cotidiano você conectou bem os efeitos de tal realidade. Porém se limitou ao aspecto veracidade/confiabilidade das informações e o repertório ficou pouco vasto. Procure enriquecer seus argumentos, lembre-se que isso é um treino e mesmo que você não saiba muito sobre o assunto sempre vale a pena dar uma pesquisada para só então escrever a redação. Espero ter ajudado!
Patrick_Mandu
Critérios de suma relevância para a formulação de uma redação de gênero dissertativa-argumentativa:
É um texto impessoal, portanto, não se utiliza a colocação de pronomes como, “nos”, já supracitados na primeira sentença.
Sugiro-lhe a inserção de mais conjunções em sua redação, a título de exemplo, o “Sobretudo”, no início do primeiro parágrafo de desenvolvimento.
Ademais, aconselho-lhe a se atentar aos regulamentos ortográficos, tais quais os gramaticais.
Outrossim, tenha atenção aos termos comumente utilizados, exemplificando o “Atualmente”. É preferível dissertar como “contemporaneamente”, ou ainda, “Hodiernamente”, haja vista que tais raiam repertório de vocabulário demasiado formal.
Além disso, mitigue a utilização de verbos flexionados ao gerúndio, ao passo que esses, causam uma inadequação temporal. Ainda assim, utilize, pois, verbos acompanhados de expressões que exprimam modo, a saber, “de modo a”, “de maneira a”, “de tal modo que”, ” de tal meio que”, dentre outros.
Discorra mais sua argumentação em parágrafos, correlacionando-os com sua tese, isto é, ponto de vista da vertente em questão, especificando-os ao máximo, para, por fim, propiciar uma melhor argumentação.
É inescusável que em sua conclusão, haja a colocação destes cinco elementos: Agentes( Aqueles os quais realizarão as ações interventivas), ação( Ato ou medidas tomadas pelos agentes para a resolução da problemática), meio( modo o qual a ação será efetivada), efeito( resultado proveniente da ação interventiva), e o detalhamento( especificação de um dos outros quatro elementos já supramencionados).
Tendo isso em óptica, perante as cinco competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio, sua nota seria a de:
Competência 1: 140 pontos
Competência 2: 180 pontos
Competência 3: 160 pontos
Competência 4: 190 pontos
Competência 5: 160 pontos
Nota final: 830 pontos.
Marianadelfina
Eu gostei muito do seu texto. Umas dicas. Faltou repertório e mais exemplos para fundamentar o seu texto, e alguns detalhes gramaticais. Faltou estabelecer de fato o que o agente fará, meio que ficou em aberto sua ação. Também senti falta da apresentação dos dois argumentos já no fim da introdução. No mais, tu tá excelente.
1. 140
2. 160
3. 160
4. 160
5. 160
Renan2007
Olá, boa noite a vossa mercê. Parabenizar-lhe-ei por esta ser sua primeira redação.
Critérios de suma relevância para a formulação de uma redação de gênero dissertativa-argumentativa:
É um texto impessoal, portanto, não se utiliza a colocação de pronomes como, “nos”, já supracitados na primeira sentença.
Sugiro-lhe a inserção de mais conjunções em sua redação, a título de exemplo, o “Sobretudo”, no início do primeiro parágrafo de desenvolvimento.
Ademais, aconselho-lhe a se atentar aos regulamentos ortográficos, tais quais os gramaticais.
Outrossim, tenha atenção aos termos comumente utilizados, exemplificando o “Atualmente”. É preferível dissertar como “contemporaneamente”, ou ainda, “Hodiernamente”, haja vista que tais raiam repertório de vocabulário demasiado formal.
Além disso, mitigue a utilização de verbos flexionados ao gerúndio, ao passo que esses, causam uma inadequação temporal. Ainda assim, utilize, pois, verbos acompanhados de expressões que exprimam modo, a saber, “de modo a”, “de maneira a”, “de tal modo que”, ” de tal meio que”, dentre outros.
Discorra mais sua argumentação em parágrafos, correlacionando-os com sua tese, isto é, ponto de vista da vertente em questão, especificando-os ao máximo, para, por fim, propiciar uma melhor argumentação.
É inescusável que em sua conclusão, haja a colocação destes cinco elementos: Agentes( Aqueles os quais realizarão as ações interventivas), ação( Ato ou medidas tomadas pelos agentes para a resolução da problemática), meio( modo o qual a ação será efetivada), efeito( resultado proveniente da ação interventiva), e o detalhamento( especificação de um dos outros quatro elementos já supramencionados).
Tendo isso em óptica, perante as cinco competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio, sua nota seria a de:
Competência 1: 140 pontos
Competência 2: 180 pontos
Competência 3: 160 pontos
Competência 4: 190 pontos
Competência 5: 160 pontos
Nota final: 830 pontos.