Meio ambiente brasileiro: um dos focos da ausência do governo

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Tema: Descarte de lixo e sustentabilidade

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, não são as crises que mudam o mundo, mas sim as reações a elas. Sob tal ótica, diante do mal descarte de lixo e da degeneração da sustentabilidade é notório que o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora a falta de investimento do governo e, como efeito, emerge o descarte irregular. Logo, faz-se mister a análise dessa conjuntura a fim de promover reações positivas defronte à problemática.

Em primeiro plano, é axiomático como a ausência de aplicações por parte do Estado colabora para a perenização desse quadro deletério. Consoante às informações do G1, o Ministério do Meio Ambiente não gastou nem 1% do que era destinado ao seu setor de responsabilidade em 2020. Destarte, fica claro, infelizmente, que um panorama aonde não haja a ausência de iniciativas fundamentais à sustentabilidade oriunda do governo ainda não é uma realidade plena para o brasileiro.

Torna-se irrefutável, em segundo lugar, a íntima relação do surgimento de rejeições irregulares de lixo com a causa supracitada. De acordo com o matemático Pitágoras, o mundo é baseado na harmonia de forças contrárias. De maneira análoga, é evidente o hodierno contexto de desequilíbrio do país, aonde de um lado se encontra o Estado ausente em setores como a coleta de lixo, à medida que no outro há pessoas à mercê deste cenário, as quais identificam o descarte irregular como alternativa à preservação destes itens dentro de casa. À luz dessa perspectiva, é imperiosa a necessidade de ações que visem mitigar esse imbróglio.

Depreende-se, portanto, que há a premência de medidas com o fito de liquidar esse impasse. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e Cultura, por intermédio da alteração na Base Nacional Comum Curricular, adicionar a disciplina de Educação Sustentável, a qual visará lecionar a importância da sustentabilidade e do descarte correto de lixo, de forma a incentivar que os alunos escolham e cobrem seus representantes quando adultos. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, de modo a desenvolver cidadãos mais críticos e conscientes desde a tenra idade, fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.

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3 Correções

  1. Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, não são as crises que mudam o mundo, mas sim as reações a elas. Sob tal ótica, diante do mal(1) descarte de lixo e da degeneração da sustentabilidade(2) é notório que o Brasil (3)propende-se a respostas negativas, visto que vigora a falta de investimento do governo e, como efeito, emerge o descarte irregular. Logo, faz-se mister a análise dessa conjuntura a fim de promover reações positivas defronte à problemática.
    1 – mau.
    2 – tem vírgula.
    3 – propende.
    Em primeiro plano, é axiomático como a ausência de aplicações(4) por parte do Estado (4)colabora para a perenização desse quadro deletério. Consoante às informações do G1, o Ministério do Meio Ambiente não gastou nem 1% do que era destinado ao seu setor de responsabilidade em 2020. Destarte, fica claro, infelizmente, que um panorama aonde(5) não haja a ausência de iniciativas fundamentais à sustentabilidade oriunda do governo ainda não é uma realidade plena para o brasileiro.(9)
    4 – tem vírgula
    5 – ‘onde’ somente para lugar. Troca por: em que
    9 – Aprofunda a argumentação, é evidente que o Governo não investe em sustentabilidade, mas traz algo mais.
    Torna-se irrefutável, em segundo lugar, a íntima relação do surgimento de rejeições irregulares de lixo com a causa supracitada. De acordo com o matemático Pitágoras, o mundo é baseado na harmonia de forças contrárias. De maneira análoga, é evidente o hodierno contexto de desequilíbrio do país, aonde de um lado se encontra o Estado ausente em setores(6) como a coleta de lixo(10), à medida que no outro há pessoas à mercê deste cenário, as quais identificam o descarte irregular como alternativa à preservação destes itens dentro de casa(11). À luz dessa perspectiva, é imperiosa a necessidade de ações que visem mitigar esse imbróglio.(7)
    6 – tem vírgula.
    7 – parabéns pelo uso correto da crase.
    10 – O Estado é realmente ausente na coleta de lixo? E os caminhões de lixo, que passam pra pegar o lixo de vez em quando? Penso que o problema não seja esse..
    11 – O repertório fala “o mundo se baseia na harmonia de forças contrárias”. Você, por outro lado, não aplicou esse repertório ao tema, onde está a harmonia?
    Depreende-se, portanto, que há a premência de medidas com o fito de liquidar esse impasse. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e Cultura(agente), por intermédio da alteração na Base Nacional Comum Curricular(meio), adicionar a disciplina de Educação Sustentável(ação), a qual visará lecionar(finalidade) a importância da sustentabilidade e do descarte correto de lixo, de forma a incentivar que os alunos escolham e cobrem seus representantes quando adultos. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, de modo a desenvolver cidadãos mais críticos e conscientes(8) desde a tenra idade, fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.(12)
    8 – vírgula
    12 – proposta de intervenção completa.

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  2. Olá FelipereZ, Vamos corrigir…
    À princío vou ressaltar uma dica, no seu texto encontrei muitas palavras complexas, até bem empregadas, em alguns lugares. Eu fazia muito isso, porém, isso não nos ajuda na objetividade da informação. Então, procure utilizar essas palavras como enfeites ao texto, não use demais a ponto de deixar seu texto muito complicado.
    Sua tese ficou bem definida, falta de infestimento do GOverno e descarte irregular, estando as duas vinculadas. Apesar do bom uso de dados, seu indice de autoria ficou confuso, “ainda nao haja… ausência de… ainda não” procure organizar as frases para nao precisar delongar demais. ” Torna-se irrefutável” não é um conectivo considerével, mas “em segundo plano”, sim, para ficar otimo basta inverter a ordem nesse início. Na conclusao ficou completa, faltando apenas o meio pelo qual será veiculada sua intervenção. Continue escrevendo, vai chegar lá!!!
    I – 120
    II – 160
    III – 120
    IV – 160
    V -160

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  3. Oi Felipe, tudo bem? Então, eu achei o seu texto bom, colocou outras áreas de conhecimento nele, e na solução colocou os Ministérios. Isso vai aumentar bastante a sua nota. Eu só recomendaria fazer um texto mais simples, você usou muitas palavras difíceis, muitas vezes em um só paragrafo. Tens que manerar, pois muitas pessoas vão ler, e não vão entender o que você está falando. Os corretores do Enem por exemplo, se preocupam mais se tem introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e se tem a conclusão(solução). Se você optar por uma grafia mais simples, porém formal, é claro, sua nota vai ser subir mais.

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