Iniciante

Insegurança alimentar no Brasil

  • 0

A Constituição Federal, promulgada em 1988, prevê que o poder público deve promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população. Entretanto, na prática, essa garantia é deturpada, visto que a insegurança alimentar ainda é uma realidade na sociedade nacional. Desse modo, tal cenário nefasto ocorre tanto pela negligência governamental na falta de campanhas e publicidades acerca do assunto, como também devido à falta de debate sobre formas de mitigar a problemática.

 

Diante desse cenário, é fulcral pontuar que o problema deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam a falta de conhecimento desse assunto por parte da população. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil devido à falta de atuação do Estado na realização de campanhas alertando o povo, consequentemente diminuindo as chances de acabar com o problema. Logo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

 

Ademais, é imperativo ressaltar que a falta de debate impulsiona no aumento da insegurança alimentar. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como o agravamento da insegurança alimentar seja resolvido, faz-se necessário debater sobre meios para cumprir a segurança alimentar contido na constituição. Assim, trazer à pauta formas de diminuir a insegurança alimentar no país e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.

 

Portanto, torna-se essencial mitigar os obstáculos ligados a segurança alimentar no Brasil. Nesse sentido, compete ao Ministério da Saúde, que tem o dever de elaborar políticas nacionais de saúde, tanto implementar a realização de campanhas que divulguem esse tema à população para uma melhor conscientização, quanto promover o cumprimento da Constituição Federal pelo governo, no quesito alimentação. Essas ações estratégicas, executadas por meio de parcerias com redes midiáticas, palestras em escolas e a realização de debates por parte do governo, visam à um melhor enfrentamento da problemática. Assim, almeja-se que no futuro não exista mais a insegurança alimentar no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. A redação está ótima, facilmente 900+
    Parabéns! Só toma cuidado para não repetir tantas palavras, acaba perdendo ponto na C4!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • 1
  2. excelente! gostei muito do desenvolvimento onde você cita um pensador e uma outra pessoa para trazer exemplos ao texto, e trouxe uma conclusão muitob bem elaborada e com várias maneiras de minizar o problema do tema do texto.
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.