A Constituição Federal, promulgada em 1988, prevê que o poder público deve promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população. Entretanto, na prática, essa garantia é deturpada, visto que a insegurança alimentar ainda é uma realidade na sociedade nacional. Desse modo, tal cenário nefasto ocorre tanto pela negligência governamental na falta de campanhas e publicidades acerca do assunto, como também devido à falta de debate sobre formas de mitigar a problemática.
Diante desse cenário, é fulcral pontuar que o problema deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam a falta de conhecimento desse assunto por parte da população. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil devido à falta de atuação do Estado na realização de campanhas alertando o povo, consequentemente diminuindo as chances de acabar com o problema. Logo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar que a falta de debate impulsiona no aumento da insegurança alimentar. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como o agravamento da insegurança alimentar seja resolvido, faz-se necessário debater sobre meios para cumprir a segurança alimentar contido na constituição. Assim, trazer à pauta formas de diminuir a insegurança alimentar no país e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
Portanto, torna-se essencial mitigar os obstáculos ligados a segurança alimentar no Brasil. Nesse sentido, compete ao Ministério da Saúde, que tem o dever de elaborar políticas nacionais de saúde, tanto implementar a realização de campanhas que divulguem esse tema à população para uma melhor conscientização, quanto promover o cumprimento da Constituição Federal pelo governo, no quesito alimentação. Essas ações estratégicas, executadas por meio de parcerias com redes midiáticas, palestras em escolas e a realização de debates por parte do governo, visam à um melhor enfrentamento da problemática. Assim, almeja-se que no futuro não exista mais a insegurança alimentar no Brasil.
MAYKIN
Parabéns, OrtegaBR! Rumo à nota 1000!
Competência 1: Domínio da norma culta
O texto demonstra um bom domínio da norma culta da língua portuguesa. O uso de conectivos, concordância verbal e nominal está, em sua maioria, correto. No entanto, há algumas expressões que poderiam ser mais claras, como “faz-se mister a reformulação”, que poderia ser substituída por “é necessário reformular”. Esses pequenos deslizes não comprometem a compreensão, mas é bom estar atento a eles.
Nota estimada para a competência 1: 180/200.
Competência 2: Compreensão da proposta e organização das ideias
Você atendeu bem à proposta, discutindo a insegurança alimentar e suas causas, como a negligência governamental e a falta de debate. A argumentação é bem estruturada, com uma introdução clara e desenvolvimento coerente das ideias. As referências a Hobbes e Habermas fortalecem sua análise, mostrando a importância da atuação do Estado e do debate público.
Nota estimada para a competência 2: 200/200.
Competência 3: Seleção de argumentos e construção de repertório
Os argumentos apresentados são relevantes e bem fundamentados, utilizando referências filosóficas que enriquecem a discussão. A ligação entre a Constituição e a insegurança alimentar é bem feita, mas seria interessante incluir dados estatísticos ou exemplos de programas bem-sucedidos em outros países para fortalecer ainda mais a argumentação.
Nota estimada para a competência 3: 180/200.
Competência 4: Coesão textual
O texto apresenta um bom encadeamento lógico, com as ideias fluindo de maneira coesa. Os conectivos são utilizados de forma eficaz, e a estrutura em introdução, desenvolvimento e conclusão está bem definida. No entanto, algumas transições entre os parágrafos poderiam ser mais suaves para garantir uma fluidez ainda maior.
Nota estimada para a competência 4: 180/200.
Competência 5: Proposta de intervenção
A proposta de intervenção é clara e viável, sugerindo ações concretas que o Ministério da Saúde deve implementar. A ligação entre a necessidade de campanhas e a conscientização da população está bem feita. No entanto, poderia ser interessante detalhar mais sobre como essas parcerias com redes midiáticas seriam estabelecidas e como as campanhas seriam desenvolvidas.
Nota estimada para a competência 5: 160/200.
Nota final estimada: 880/1000.
O texto é bem articulado, com uma argumentação consistente e um repertório relevante. Com pequenos ajustes na norma culta e mais detalhes na proposta de intervenção, poderia alcançar uma nota ainda mais alta. Parabéns pelo trabalho!
Jhullya
Vamos avaliar o texto de acordo com as cinco competências exigidas na redação do ENEM:
Competência 1: Domínio da norma culta
O texto apresenta um bom domínio da norma padrão da língua portuguesa. Há boa estruturação das frases e vocabulário adequado. Porém, no final do texto, há um pequeno desvio gramatical no trecho “visam à um melhor enfrentamento”, onde o uso do artigo “à” está incorreto. O correto seria “visam a um melhor enfrentamento”, sem crase. Esse erro não compromete a compreensão, mas é um desvio formal.
Nota estimada para a competência 1: 180/200.
Competência 2: Compreensão da proposta e organização das ideias
O tema da insegurança alimentar foi abordado de forma clara e direta. Você relacionou a questão com o papel do governo e a importância do debate social, atendendo à proposta dissertativa-argumentativa. A progressão textual é bem organizada, com um desenvolvimento lógico de ideias. As causas do problema são explicitadas, e a solução proposta é coerente com a argumentação.
Nota estimada para a competência 2: 200/200.
Competência 3: Seleção de argumentos e construção de repertório
Você trouxe dois repertórios filosóficos relevantes: Thomas Hobbes e Habermas, que foram bem aplicados ao contexto da argumentação. A análise da falta de campanhas governamentais e de debates é coerente e contribui para a construção dos argumentos. Além disso, a proposta de intervenção está fundamentada e se relaciona com o problema apresentado.
Nota estimada para a competência 3: 200/200.
Competência 4: Coesão textual
O texto apresenta boa coesão, com conectores utilizados adequadamente para garantir a fluidez das ideias, como “entretanto”, “diante desse cenário”, “ademais”, “portanto”. As ideias fluem de maneira lógica e consistente ao longo dos parágrafos, e não há problemas de repetição excessiva de termos ou falta de clareza na transição entre os argumentos.
Nota estimada para a competência 4: 200/200.
Competência 5: Proposta de intervenção
A proposta de intervenção é clara, detalhada e viável. Você sugere que o Ministério da Saúde, em parceria com redes midiáticas e por meio de palestras em escolas e debates, deve implementar campanhas de conscientização sobre a segurança alimentar, promovendo também o cumprimento da Constituição. No entanto, poderia ter sido ainda mais detalhada ao sugerir como essas campanhas seriam aplicadas na prática, como periodicidade, abrangência, ou a criação de políticas públicas complementares.
Nota estimada para a competência 5: 160/200.
Nota final estimada: 940/1000.
O texto está muito bem construído, com argumentos sólidos e uso adequado de repertório sociocultural. Pequenos ajustes na competência 5 e um desvio gramatical mínimo evitaram a nota máxima.
OrtegaBr
Isso que eu chamo de correção!! MT obg mesmo, vou melhorar na próxima
Sayuri_Pinheiro
Muito bom! gostei bastante do desenvolvimento onde você cita um pensador e uma outra pessoa para trazer exemplos ao texto, e trouxe uma conclusão muitob bem elaborada e com várias maneiras de minizar o problema do tema do texto.
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EvellynMendes
Excelente redação!! Você abordou muito bem o tema utilizando 2 argumentos de autoridade e 2 de causa e consequência no seu desenvolvimento, além de utilizar a Constituição como repertório sociocultural. Porém, no último parágrafo, use conectivo antes da frase “Essas ações estratégicas” para não acabar perdendo pontos na competência 4. Além disso, para não acabar perdendo pontos na competência 1, não é necessário o uso da crase na frase ” visam à um melhor enfrentamento da problemática.”, visto que o substantivo é masculino e o artigo indefinido “um/uma” não exige crase. Continue assim que você logo alcançará o 1000 no ENEM!
esther.castro13
A redação está ótima, facilmente 900+
Parabéns! Só toma cuidado para não repetir tantas palavras, acaba perdendo ponto na C4!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
emille_vieira
excelente! gostei muito do desenvolvimento onde você cita um pensador e uma outra pessoa para trazer exemplos ao texto, e trouxe uma conclusão muitob bem elaborada e com várias maneiras de minizar o problema do tema do texto.
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