Inclusão na sala de aula das escolas brasileiras: realidade ou um sonho distante?

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No filme “Como Estrelas na Terra”, são retratados temas comuns na sociedade, como a inclusão de pessoas com deficiência na sala de aula. Nele, o protagonista Ishaan Awasthi, um garoto que sofre de dislexia, é incompreendido por todos, menos pelo seu professor substituto, Ram Shankar. Assim como Awasthi, muitas pessoas com deficiências no Brasil sofrem com a falta de inclusão na sala de aula. Isso ocorre pelo fato da falta de preparação das escolas e do preconceito arraigados na sociedade.

Ademais, a inclusão na sala de aula é algo muito distante. Entretanto, uma pesquisa realizada pelo Datafolha, com mais de 2.074 pessoas em 2019, mostrou que os brasileiros tendem a ter opiniões favoráveis à inclusão de crianças com deficiência na escola regular. Portanto, é de suma importância que esse “desejo” se aplique efetivamente nas escolas públicas e privadas de todo o país.

Outrossim, essa inclusão deve acontecer de forma rápida e eficaz, visto que milhares de crianças e adolescentes não se sentem acolhidas, ou ao menos inclusas no processo de educação. Segundo o site de manchetes e notícias UOL, cerca de 140 mil crianças com deficiência estão fora da escola devido às suas condições. Com esse número alarmante, resta-se que medidas sejam tomadas para o desenvolvimento integral dessa parcela da população.

Em suma, é essencial que a inclusão educacional de pessoas com deficiência no Brasil aconteça de maneira ágil. Portanto, é dever do sistema educacional e dos seus componentes, promover políticas públicas sobre a inclusão de pessoas deficientes, por meio das mídias digitais, campanhas e a disponibilização e viabilização desses meios, a fim de nivelar as diferenças existentes entre pessoas sem necessidades especiais e portadores de deficiência.

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3 Correções

  1. BOA NOITE !
    PARABÉNS PELA PRODUÇÃO =)

    Sua redação possui:

    *CONECTIVOS.
    * Argumentos bons.
    * Parágrafos Estruturados.
    * Exposição da tese.
    * Períodos coesos.
    * Estrutura interpretativa, clara e objetiva.
    * Não houve fuga do tema

    Pontos que merecem atenção.

    × Na conclusão, atente-se para a exposição explícita de todos os agentes conclusivos. Ok? PORQUE SE NÃO VOCÊ PODE PERDER PONTOS NA COMPETÊNCIA 05.

    Correção por competência:

    ✓ Competência 01– Domínio da norma padrão da língua portuguesa : 160
    ✓ Competência 02– Compreensão da proposta de redação: 180
    ✓ Competência 03– Seleção e organização das informações. : 180
    ✓ Competência 04—Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto : 200
    ✓ Competência 05—Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. : 160

    __________AGENTES CONCLUSIVOS_________

    Agente: ( quem vai fazer) ?
    Ação: ( O QUE ERÁ FEITO)?
    Meio: ( ATRAVÉS DO QUE SERÁ FEITO)?
    Detalhamento / finalidade ( objetivo da ação).
    Resultado ( Possível resultado da ação na sociedade e/ou pais ).

    Te desejo sucesso. (◠‿・)—☆

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  2. Oiii, sou estudante também, mas vou tentar ajudar!!!
    Seu texto tá ótimo, apresentou uma tese consistente e uma argumentar com base em fatos, tem poucos erros e desvios ortográficos.
    Porém, senti falta de uma proposta mais detalhada coisa que você pode resolver rapidamente fora isso o texto tá ótimo!!!🥰

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  3. Eu adorei sua redação! Primeiramente, achei sua redação muito coerente, você usou os pronomes conectivos de forma correta e foi clara em suas palavras, além de utilizar de bons argumentos para defender sua tese. A única coisa que senti falta foi de um aprofundamento no tema, no entanto, se nada tiver vindo em mente foi ótimo até onde você escreveu. Com essa redação creio que você tiraria 780+.

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