Iniciante

Inclusão dos Autistas (Modelo Enem)

  • 0

No decorrer do documentário americano “Vida, animada”, é mostrada a história de Owen, um jovem adulto autista, que encontra diversas dificuldades para se socializar, se afastando da própria família. Diante disso, é possível relacionar a obra com o Brasil hodierno, haja vista que muitos cidadãos autistas, não conseguem ser aceitos em sociedade. Dentro desse contexto, há dois importantes fatores que precisam ser levados em consideração: a ausência de amparo do Estado e o preconceito enraizado na população.

Mormente, é notório salientar que a falta de estrutura fornecida pelo Governo, prejudica na inclusão de autistas em ambientes sociais. Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o direito à dignidade da pessoa humana, na prática isso não ocorre, vide que, muitos municípios não possuem o suporte necessário para a inserção dos indivíduos com tal deficiência, como o fornecimento de psiquiatras e medicamentos gratuitos, além da adaptação das escolas para recebê-los. Segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, em seu livro “Cidadãos de Papel”, quando os direitos garantidos na legislação não são cumpridos, ocorre uma falsa sensação de cidadania. Nesse viés, com a pouca assistência fornecida, muitos autistas são privados de estudar, fazer amizades e adquirir um tratamento adequado. Desse modo, boa parcela se isola nas residências, podendo adquirir, por consequência, problemas como a depressão.

Ademais, é inegável a discriminação da sociedade com os autistas, o que leva a vários tipos de violência, como o “bullying” e agressões físicas. Conforme o filósofo Sartre, “A violência, seja qual for a maneira no qual ela se manifesta, é sempre uma derrota”. Nesse sentido, a perpetuação do preconceito acarreta no sentimento de rejeição com os autistas, os excluindo da sociedade e os coibindo de liberdade individual. De acordo com o G1, o suicídio é nove vezes maior entre os autistas, em comparação com as pessoas normais. Dessa forma, com a segregação, os indivíduos retiram a própria vida por não encontrarem seu lugar no meio social.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual. Logo, cabe ao Ministério da Cidadania -órgão responsável à assistência social-, em conjunto com estados e municípios, promover o auxílio necessário para a inclusão dos autistas em sociedade, por meio de palestras e seminários nas escolas, de forma bimestral, realizados por profissionais de saúde, que mostrem a importância da aceitação com os autistas, além da disponibilização de psicólogos e psiquiatras gratuitos para o tratamento dos indivíduos, com o fito de amparar e fornecer estrutura para as pessoas com a deficiência e seus familiares. Assim, haverá menos casos como o de Owen, em “Vida, animada”.

Compartilhar

4 Correções

  1. Gostei muito de como você iniciou, da tese e dos argumentos desenvolvidos. Além do que você embasou e desenvolveu muito bem.

    C1 -160
    C2 -200
    C3 – 200
    C4- 160
    C5-200

    Sua redação está muito boa! Só achei um pouco longa e talvez um pouco de exagero na quantidade de repertório, mas nada demais. Observei alguns erros relacionados à gramática, mas nada que uma boa revisão não ajude. Parabéns!

    • 1
  2. Oii, PH!! Ótimo texto!!

    – Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 120
    (Houve erros de concordância e, principalmente, vírgula)

    – Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    (Ótima abordagem dos conteúdos socioculturais)

    – Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    (Texto coerente e argumentações bem construídas)

    – Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 200
    (Seus coesivos estão ótimos, porém reveja o terceiro período do terceiro parágrafo, pois a construção ficou confusa)

    – Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    (Intervenção completa)
    Nota Final:
    920

    • 1
  3. C 1- você teve um exagero de acentuação em relação a vírgula, alguns lugares onde não eram necessário colocar vírgula você colocou – 160
    C 2 – compreendeu e desenvolveu muito bem o tema, foi claro e objetivo – 200
    C 3 – relacionou, organizou e interpretou muito bem as informações – 200
    C 4 – apresentou um ótimo repertório e conhece bem os mecanismos linguísticos – 200
    C 5 – elaborou bem a proposta de intervenção, detalhada e relacionada ao tema – 200
    Parabéns, ótima redação, continue assim, só tenha cautela na hora de colocar vírgulas para não exagerar e cuidado com o exagero de palavras. Por exemplo nessa parte, “Mormente, é notório salientar que a falta de estrutura…”, não tinha a necessidade de colocar ”é notório salientar” pois ambas as palavras tem praticamente o mesmo sentido.

    • 1
  4. Olá PHnalo
    Na competência 1 (200 )
    2 (160)
    3 (200)
    4 (200)
    5 (200)
    Para min você foi muito bom na construção da redação quanto a coesão, coerência, repertório claro e pertinente uma observação apenas quanto ao veículo informativo do site do G1. Não está incorreto no entanto você deve explicar brevemente do que ele é ok. Mas não interferiu tanto quanto o seu pleonasmo no termo “pessoa humana “no D1, cuidado!. Além disso algo que pode ser questão interpretativa mesmo, reparei que no D2 você posicionou os autistas como não sendo pessoas normais, embora eu tenha entendido a referência claramente. Cuidado com os termos que você escolheu para repassar sua ideia.
    Por agora só.
    Espero que tenha sido satisfatória bjs😙
    E parabéns, continue evoluindo 😙

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.