O conto “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector, narra a história de uma menina que encontra refúgio e conforto em um único objeto: o livro. Paralelamente a ficção, é sabido que o hábito leitor pode trazer inúmeros benefícios para os indivíduos. No entanto, para que ele seja consolidado desde a infância, é imprescindível que haja a contribuição das famílias nesse processo, facilitando a aprendizagem e favorecendo uma formação crítica dos sujeitos, o que culminará em avanços para a educação brasileira como um todo.
Em primeiro lugar, é fato que um ambiente familiar promotor de hábitos leitores engrandece a formação geral dos indivíduos. Tomemos como exemplo hipotético uma família cujos pais têm o costume de ler. O sociólogo francês Émile Durkheim - em sua tese sobre os fatos sociais - alega que a coação social leva a adoção de hábitos comuns ao meio. Ou seja: ao presenciar o exemplo familiar, a criança possivelmente adotaria a mesma prática, construindo um apreço pela leitura.
Consequentemente, desenvolver-se-a um cidadão dotado de criticidade, tendo sua visão de mundo ampliada pelos livros. Inclusive crianças da primeira infância são capazes de iniciar esse movimento pois - como disse o educador Paulo Freire - o processo de alfabetização inicia pela compreensão de mundo. Sendo assim, cabe aos pais a importante ação de incentivarem as descobertas infantis, o que pode ser realizado inclusive por famílias não letradas.
Logo, atos simples como os supracitados - executados dentro dessa importante instituição social que é a família -podem ser determinantes para solucionar problemáticas atuais referentes à educação brasileira, como as altas taxas de evasão escolar e analfabetismo.
Para tanto, é mister que a temática seja tomada como questão urgente frente ao estado, o qual deve -através do ministério da educação e cultura - promover campanhas de divulgação - junto aos veículos de mídia - dos projetos de incentivo à leitura já existentes, para que sejam mais conhecidos e acessados pela população. Além disso as escolas, em união com a comunidade, devem passar a incluir o tema como pauta de momentos de reuniões de pais, informando aos familiares sobre a importância de ler para as crianças. Dessa maneira, a literacia familiar seria finalmente consolidada, promovendo fortes bases para o futuro da educação brasileira e permitindo que ainda mais crianças conheçam o fantástico mundo da literatura.
Ana Leticia G
1° parágrafo- Não achei sua tese na introdução, a tese é onde você deixa explícito os seus dois argumentos, parabéns pela citação do livro, tópico frasal muito em explícito.
2°parágrafo- Você utilizou o verbo ”tomemos” na primeira pessoa e isso não é legal em uma dissertação argumentativa, tente usar sempre a terceira pessoa,
-Você fez uma redação com 5 parágrafos, comumente as redações têm 4 paragráfos, portanto, tente sintetizar suas ideias em apenas 4.
-Goste bastante da proposta de intervenção.
C1= 160
C2= 120
C3= 120
C4= 160
C5= 200
Total= 760
VIIHGBARBOSA
sua intro eu achei bastante interessante os pontos e os argumentos, porém, nessa frase: “Os meios de transportes são primordiais para o escoamento de produtos. ” você dá o conceito, mas não diz o porque dessa afirmação ou se quer vc dá uma base comprovada e isso q deixa sua informação muito vaga e sem coesão. E sua tese também,não a encontrei tente ser mais detalhista e objetivo.
dsv- achei ótimo esse começo, vc poderia ter argumentado mais, jogado os pontos na cara do leitor(mantendo-o interessado no texto) e ter se aprofundado mais.
dsv- vc usou a palavra “devemos” nisso vc se inclui no meio e um dos pontos de erro na redação do enem é usar 1º pessoa seja do singular ou do plural. FIQUE ATENTO!
não encontrei uma boa riqueza textual argumentativa, nem expansão de vocabulário até agora, PROCURE LER MAIS ESTRUTURAS DE REDAÇÃO E USE O APP SINONIMOS PARA APRENDER NOVAS PALAVRAS.
conclu- ótimo final!!!!