Vem provocando polêmica o fato das fake news propagarem notícias falsas,em consequência disso nota-se um grande número de pessoas que compartilham essas notícias tendo em mente que são “verdadeiras”.mas que podem abalar o psicológico ou levar a violência física podendo causando até a morte.
É necessário em primeiro plano que,coloquemos em vista que essas fake news não são feitas para encher um grupo de mensagens mas para prejudicar as pessoas de verdade como aconteceu a uma senhora do Guarujá,uma dona de casa,foi confudida com um retrato falado de uma sequestradora de crianças para rituais de magia negra.A informação era completamente falsa,a mulher foi ”indentificada”,torturada e assassinada pelos vizinhos.Outra preocupação constante é a população inconsequente não se preocupando se as notícias que estão compartilhando são verdades ou não.pois não pensam em quem postou,ou qual o motivo por trás da postagem,apenas compartilham sem nem saber das consequências que podem acontecer a sua família.
Diante do que foi abordado,conclui-se que se as fake news não accabarem se tornará mais difícil viver em sociedade,a OMS (Organização Mundial da Saúde)criou uma forma para diminuir o avanço dessas notícias como um link onde as pessoas possam conseguir o número da organização para denunciar essas fake news ou comprovar se são notícias verdadeiras publicadas pela própria OMS,pois fazendo isso teremos a certeza de combatermos mais essas notícias e termos uma vida melhor.
(peço que não julgem por apenas ter 3 parágrafos mas sim pelo amor que coloquei nesse texto pfvvv…)
podem atríbir uma nota queria saber se meu texto está bom.
carolinamnsouza
Boa noite, Vitória! Irei analisar sua redação de acordo com o ENEM, pois é o estilo textual que estudo.
Sua introdução começa com uma estética não muito boa, como: “vem provocando polêmica”, além disso, há a repetição da palavra “notícias” e é errado dizer: “o fato das “fake news” propagarem notícias falsas”, até porque, este ja é o significado da palavra. Você não utilizou as ‘palavras chaves’ (fake news, perigo e combate) – para que pudéssemos entender o tema. Uma observação: palavras em outro idioma, devem vir entre aspas. Então, com as correções, ficaria:
As “fake news”, ou ‘falsas notícias’, tem seu espaço nas redes sociais, e vem trazendo transtornos no dia a dia das pessoas, que por sua vez, compartilham uma informação com amigos virtuais, acreditando fielmente em sua veracidade. Entretanto, o combate das mesmas torna-se necessário, principalmente pelos perigos que traz esta disseminação – podendo abalar o psicólogo ou, até mesmo, levar à violência física.
No seu segundo parágrafo, você não conseguiu mostrar impessoalidade, pois fez o uso do verbo de forma errada. Em uma redação como a do ENEM, devemos falar na 3° pessoa. Você escreveu: “coloquemos”, que poderia substituir por coloca-se. Seu primeiro argumento é bom, mas suas idéias devem ser organizadas de uma forma melhor. Aliás, você consegue apresentar 4 parágrafos, sim. Até porque, temos a informação da ‘senhora do Guarujá’ e, em seguida, a ‘preocupação da população inconsciente’.
Em sua conclusão, seria válido uma ‘proposta de intervenção’. Nela, também temos a repetição da palavra “Fake News”, do verbo “ter” e temos conjugações na 3° pessoa, como: “teremos”, “combatermos” e “termos”.
Me desculpe se não gostou de algo. Meu desejo é conseguir te ajudar da melhor forma. Seu texto tem potencial, mas são necessárias idéias mais organizadas e uma linguagem adequada e com concordância também. Obrigada pela atenção!