“Todos vivem sob o mesmo céu, mas nem todos sob o mesmo horizonte”. Analogamente ao trecho de Adenawer, faz notória a discrepância de oportunidades diante à exclusão dos idosos. Nesse contexto, o individualismo e a omissão das empresas são agentes responsáveis no impasse à inclusão tecnológica no Brasil.
Em primeira análise, o individualismo presente no caráter dos jovens é uma entrave. De acordo com Steve Jobs – “A tecnologia move o mundo”. No entanto, observa -se que ciência digital está distante do público idoso, já que a falta de paciência e atenção dos jovens para com os “avós, avôs, tios e pais”, no ensino dos usos eletrônicos, tais como: tablets, celulares e computadores, limitam a vida hodierna do idoso, pois restringe à acessos de sites, filmes, apps, dentre outras funcionalidades necessárias. Logo, a negligência do aprendizado digital, fomenta a exclusão e o analfabetismo digital da terceira idade.
Outrossim, a omissão das empresas tecnológicas na vida dos idosos é um obstáculo. Deste modo, percebe- se que as empresas não investem em aparelhos que incluem o público idoso, visto que os smartphones, tablets e computadores não se adequam a tal público ,como por exemplo na aquisição de fontes maiores. Portanto o capitalismo exercido na sociedade contemporânea pelas empresas de tecnologia tem o objetivo de atingir o público jovem, ou seja o mais lucrativo,tão pouco em ser oportuno aos idosos, aumentando assim, a desconformidade na sociedade.
Em suma, vale salientar que medidas sejam tomadas diante à exclusão digital dos idosos. Logo, cabe aos jovens, detentores de maior entendimento da ciência técnica, dedicar mais tempo auxiliando os idosos quanto à tecnologia, por meio do ensino dinâmico,apresentando as funções de cada aparelho e os seus meio de comunicação, a fim de facilitar o dia-a-dia na velhice das pessoas. Além disso, as empresas tecnológicas, devem introduzir aparelhos que atenda às necessidades dos idosos, através da mudança das fontes e formatos, configurando – se aos idosos e sendo de fácil acesso, para que seja estabelecido a inclusão da terceira idade na era digital.
Agradeço qualquer avaliação que vier, se possível com nota!!
xmatheus
Olá.
Na introdução você poderia ter contextualizado mais, faltou meio que ‘juntar as coisas’.
O D1 tocou em um ponto complicado, não creio que seja pela falta de paciência dos jovens que os idosos sejam limitados virtualmente. Esse problema decai em UI e UX design e também pela idade de alguns dos idosos.
A maioria dos apps/redes necessitam de sequências de passos para fazer determinada ação, e muitos idosos esquecem rapidamente de coisas novas que estão aprendendo.
Já o D2 eu gostei/compactuei na maioria. A parte da fonte já é algo customizável há algum tempo na maioria dos smartphones, falto o usuário ler/ouvir á primeira inicialização do aparelho.
Acho errado um agente ser o ‘jovem’, mas não creio que um corretor iria tirar nota por isso. O motivo é que isso seria uma obrigação das empresas que produzem software e das que produzem aparelhos eletrônicos.
Alguns Ui designer defendem que se a interface tem que ser explicada, ela não está boa.
Fora isso um dos responsáveis pela solução poderia ser o governo, alguns programas de tv possuem um público mais idoso, usar esse dados a favor seria genial!
Porque não usar esse horário para um explicação simples sobre o uso básico de um smartphone?!
peço desculpas por não dar pontos por competência.
Nota: 710
@Gabriela
Oi, boa tarde.
Tudo bem? Espero que sim!
Gostei muito do tema da redação.
Na introdução, a citação chama muita atenção, mas faltou relacionar ela com o tema, e as teses foram bem apresentadas.
Desenvolvimento, foi bom, mas achei que faltou colocar algum dado ou citação para reforçar sua argumentação.
Uso dos conectivos corretamente.
E a conclusão muito boa.
Parabéns! Bjs
Isabelamelosilva
Olá, tudo bem? Tenho algumas pontuações a fazer em sua redação. Segue:
Introdução: você jogou uma citação e não comentou sobre a mesma. Apresentou a tese e os assuntos. Introdução com contextualização mediana.
D1: não está bem contextualizado. Mas a ideia é boa. Sem nenhum desvio gramatical. Bom uso dos conectivos
D2:não está bem contextualizado. Mas a ideia é boa. Sem nenhum desvio gramatical. Bom uso dos conectivos
Proposta de intervenção: último parágrafo cumpre com os 5 elementos necessários. Parabéns!
Competência 1: 160
Competência 2: 120
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 200
TOTAL: 720