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Exclusão dos idosos na era digital ENEM

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“Todos vivem sob o mesmo céu, mas nem todos sob o mesmo horizonte”. Analogamente ao trecho de Adenawer, faz notória a discrepância de oportunidades diante à exclusão dos idosos. Nesse contexto, o individualismo e a omissão das empresas são agentes responsáveis no impasse à inclusão tecnológica no Brasil.

Em primeira análise, o individualismo presente no caráter dos jovens é uma entrave. De acordo com Steve Jobs – “A tecnologia move o mundo”. No entanto, observa -se que ciência digital está distante do público idoso, já que a falta de paciência e atenção dos jovens para com os “avós, avôs, tios e pais”, no ensino dos usos eletrônicos, tais como: tablets, celulares e computadores, limitam a vida hodierna do idoso, pois restringe à acessos de sites, filmes, apps, dentre outras funcionalidades necessárias. Logo, a negligência do aprendizado digital, fomenta a exclusão e o analfabetismo digital da terceira idade.

Outrossim, a omissão das empresas tecnológicas na vida dos idosos é um obstáculo. Deste modo, percebe- se que as empresas não investem em aparelhos que incluem o público idoso, visto que os smartphones, tablets e computadores não se adequam a tal público ,como por exemplo na aquisição de fontes maiores. Portanto o capitalismo exercido na sociedade contemporânea pelas empresas de tecnologia tem o objetivo de atingir o público jovem, ou seja o mais lucrativo,tão pouco em ser oportuno aos idosos, aumentando assim, a desconformidade na sociedade.

Em suma, vale salientar que medidas sejam tomadas diante à exclusão digital dos idosos. Logo, cabe aos jovens, detentores de maior entendimento da ciência técnica, dedicar mais tempo auxiliando os idosos quanto à tecnologia, por meio do ensino dinâmico,apresentando as funções de cada aparelho e os seus meio de comunicação, a fim de facilitar o dia-a-dia na velhice das pessoas. Além disso, as empresas tecnológicas, devem introduzir aparelhos que atenda às necessidades dos idosos, através da mudança das fontes e formatos, configurando – se aos idosos e sendo de fácil acesso, para que seja estabelecido a inclusão da terceira idade na era digital.

Agradeço qualquer avaliação que vier, se possível com nota!!

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3 Correções

  1. Olá.
    Na introdução você poderia ter contextualizado mais, faltou meio que ‘juntar as coisas’.
    O D1 tocou em um ponto complicado, não creio que seja pela falta de paciência dos jovens que os idosos sejam limitados virtualmente. Esse problema decai em UI e UX design e também pela idade de alguns dos idosos.
    A maioria dos apps/redes necessitam de sequências de passos para fazer determinada ação, e muitos idosos esquecem rapidamente de coisas novas que estão aprendendo.
    Já o D2 eu gostei/compactuei na maioria. A parte da fonte já é algo customizável há algum tempo na maioria dos smartphones, falto o usuário ler/ouvir á primeira inicialização do aparelho.
    Acho errado um agente ser o ‘jovem’, mas não creio que um corretor iria tirar nota por isso. O motivo é que isso seria uma obrigação das empresas que produzem software e das que produzem aparelhos eletrônicos.
    Alguns Ui designer defendem que se a interface tem que ser explicada, ela não está boa.
    Fora isso um dos responsáveis pela solução poderia ser o governo, alguns programas de tv possuem um público mais idoso, usar esse dados a favor seria genial!
    Porque não usar esse horário para um explicação simples sobre o uso básico de um smartphone?!
    peço desculpas por não dar pontos por competência.
    Nota: 710

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  2. Oi, boa tarde.
    Tudo bem? Espero que sim!
    Gostei muito do tema da redação.
    Na introdução, a citação chama muita atenção, mas faltou relacionar ela com o tema, e as teses foram bem apresentadas.
    Desenvolvimento, foi bom, mas achei que faltou colocar algum dado ou citação para reforçar sua argumentação.
    Uso dos conectivos corretamente.
    E a conclusão muito boa.
    Parabéns! Bjs

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  3. Olá, tudo bem? Tenho algumas pontuações a fazer em sua redação. Segue:
    Introdução: você jogou uma citação e não comentou sobre a mesma. Apresentou a tese e os assuntos. Introdução com contextualização mediana.
    D1: não está bem contextualizado. Mas a ideia é boa. Sem nenhum desvio gramatical. Bom uso dos conectivos
    D2:não está bem contextualizado. Mas a ideia é boa. Sem nenhum desvio gramatical. Bom uso dos conectivos
    Proposta de intervenção: último parágrafo cumpre com os 5 elementos necessários. Parabéns!
    Competência 1: 160
    Competência 2: 120
    Competência 3: 120
    Competência 4: 120
    Competência 5: 200
    TOTAL: 720

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