Epidemia e volta de doenças erradicadas
A volta da febra amarela tem chocado toda a população, já que tinha sido erradicada a algum tempo e tem causado muitas mortes. Nesse sentido, é possível entender que o problema do retorno de doenças que tinham sido eliminadas é complexo. Logo que, está atrelado tanto na resistência à tomar vacinas, quanto na falta de higienização pessoal.
Em primeiro lugar, as revoltas contra as vacinas não são atuais. Uma vez que no século XX a chamada “revolta da vacina” consistia em uma resistência as medicações pela forma com que as eram apresentadas. Portanto, é possível entender que as enfermidades que vem ressurgindo tem uma relação intrínseca com os acontecimentos passados e que é preciso disintegrá-los.
Ademais, a falta de higienização agrava ainda mais tão situação. Visto que, no século XVI as navegações que traziam os africanos ao Brasil os ofereciam péssimas condições higiênicas, o que culminou várias doenças. Desse modo, os cuidados preventivos relacionados à limpeza Tem cada vez mais maior influência sobre a nossa saúde.
Dado o exposto, é visível que esse problema precisa ser contido. Isso seria possível se a OMS junto com as mídias sociais fizessem propagandas de conscientizações em televisões, rádios, redes sociais etc. Sobre a importância dos devidos cuidados a serem tomados, por meio de opiniões profissionais. Sendo assim, teríamos uma população consciente do seu papel e disposta a se prevenir de maneira correta.
Obs: não estou conseguindo colocar o parágrafo, me perdoem.
Dhamarys Lorrayne
Bom, você tem um grande potencial e com a prática sua escrita será ainda melhor. Se atente ao uso das vírgulas e repetições de palavras. Sua contextualização se encaixou muito bem na sua redação. Procure ampliar o uso de conectivos no seu texto. Não faça abreviações no seu texto, caso use abreviações coloque entre parênteses o significado da sigla. No mais, continue praticando, você vai longe!
Beatrizmarcelino
Olá bom pra começar você está indo no caminho certo só procure tomar cuidados com as pontuações de vírgula e procure usar outras conjunções pra interligar os pronomes que substituam a palavra “que ” pra não ficar tão repetitivo …
Mais sua redação está boa vc conseguiu mostrar conhecimento de mundo e aprofundamento do tema quando falou sobre a revolta da vacina , porém acho que deveria ter falado um pouco mais sobre e ter interligado tal ato de forma mais explícita ao nosso cenário atual …
Mais enfim não leve isso como uma repreensão mais como algo construtivo …
Continue assim você tem potencial
raay22
Boa noite Gisele!
Seu texto ficou muito bom, mas acho que deveria tomar cuidado com exerço de “que”; com as vigurlas; e a elaboração do seu texto; as propostas;
nunca abrevie palavras numa redação;
gostei como começou sua redação
nao estou aqui para julgar e sim para ajudar, nao sou professorar nem nada mais vim aqui para ser ajudada e ajudar
ingridiente
Boa noite! Como não sou professora, estou aqui para fazer somente algumas observações sobre a sua redação.
• Gostei do uso dos conectivos no início dos parágrafos
• Procure pensar melhor na lógica e na fluidez do texto (comigo funciona quando eu leio o texto em voz alta)
• Substituiria “volta” por um sinônimo (no título ou no primeiro parágrafo)
• “…já que tinha sido erradicada *HÁ* algum tempo” (essa “há” vem do verbo haver)
• Não usaria tanto o conectivo “que”, ficou repetitivo. Segue um exemplo:
“…é possível entender que o problema do retorno de doenças que tinham sido eliminadas é complexo.”
“…é possível entender que o problema do retorno de doenças, uma vez eliminadas, é complexo.”
• Adorei o repertório histórico, mas tente contextualizar melhor, senti falta do outro motivo que fez as pessoas se revoltarem naquela época: a falta de informação, esse poderia ser o ponto de união entre as duas épocas.
• “Desse modo, os cuidados preventivos relacionados à limpeza *tem* cada vez *mais* maior influência sobre a *nossa* saúde.” A primeira observação é sobre a letra maiúscula no meio da frase, a segunda eu sugiro que o “mais” não apareça, pois a afirmação fica redundante. A terceira é sobre o pronome “nossa”, no modelo ENEM tente usar na tudo na terceira pessoa: …maior influência sobre a saúde da sociedade brasileira.
• Sua proposta ficou boa, mas incompleta: tem agente, ação, meio e efeito. Falta o detalhe! Como a população iria acessar essas campanhas? Tem algum outro lugar no mundo que faz isso?
• O “etc” ou “entre outros” passa uma visão de inconsistência no seu ponto de vista, tente não usá-lo, apenas conclua a ideia usando “e redes sociais”.
• Não se preocupe em colocar parágrafos (só avise), eu também estou aprendendo kkkk.
Acho que é isso. Lembrando que não sou professora, estou tentando assim como você, posso ter errado algo. Boa noite!
Sara Suzany
Oi Giselly tudo bom? Seu texto está muito e bom muito bem estruturado. Toma cuidado com excesso de vírgulas e repetições de palavras (procure sinônimos). Você fez boas analógicas históricas mas faltou a base argumentativa, o contraste com a sociedade atual, você poderia pôr um dado estatístico por exemplo no primeiro parágrafo: quantas mortes as vacinas evitam anualmente (eu tenho uma redação sobre os movimentos anti vacina se depois você quiser dar uma olhada).
Só mais uma observação, na conclusão você colocou “OMS” não coloque apenas a abreviação a não ser que você ja tenha citado antes, então no seu caso fica melhor Organização Mundial da Saúde (OMS).
Espero que tenha ajudado ! 😗