Iniciante

ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO: CONSEQUÊNCIAS E DESAFIOS.

  • 0

Em episódios trágicos na história da humanidade, idosos eram simplesmente abandonados em lugares inóspitos por motivos de inutilidade, além da matança no período da Segunda Guerra Mundial pelo regime nazista. Na contemporaneidade, apesar dos idosos terem seus diretos resguardados por lei, ainda assim, existe como consequência do envelhecimento o maus tratos e opressão da pessoa idosa, ademais o envelhecimento descontrolado não contribui para o crescimento econômico do país, por meio disso cabe ao Governo buscar maneiras de assegurar os diretos dos idosos e reverter esse fenômeno negativo sobre a economia.

Primeiramente, cabe destacar que envelhecer é um direito social previsto a nível constitucional pelo Estatuto do Idoso, onde no seu artigo 4º afirma que nenhum idoso será objeto de crueldade, negligência, discriminação, violência ou opressão. Por outro lado, entretanto, o acelerado crescimento da taxa de idosos no Brasil repercutirá negativamente na economia, visto que terá um menor número de pessoas jovens ativas no mercado de trabalho com salários do setor privado que são indivíduos fortes ao consumismo e que impulsionando a economia, fato esse que até hoje contribuiu com o ritmo do crescimento econômico.

Outrossim, as consequências do envelhecimento já é realidade para alguns outros países, como a China, que em meados de 2019 facilitou a imigração de estrangeiros no país para o seu desenvolvimento econômico, em consideração da população idosa com mais de 60 anos, representar em média 18% da população total. O aumento da perspectiva de vida está diretamente ligado a vários fatores, dentre eles os quais pode-se mencionar, melhoria da qualidade de vida, avanço da medicina e melhores condições de higiene na infraestrutura, contudo esse aumento deve ser ordenado para evitar consequência negativa para dignidade e saúde dos idosos, assim como para a previdência social e para economia.

Diante do exposto, é notório que o aumento de idosos de forma desordenada afeta diretamente na economia do pais, e que consequências como maus tratos e opressão da pessoa idosa devem ser combatidas. Por meio disso cabe ao Estado incentivar o envelhecimento ativo do cidadão por meio de melhoria do sistema de saúde, incentivo de atividades físicas e acesso a espaços socioculturais, elevando o consumismo desses indivíduos. Não menos importante investir em políticas públicas em locais estratégicos como redes sociais, TV, e unidades de saúde, através de campanhas de respeito e cuidado do idoso.

Compartilhar

5 Correções

  1. 1º parágrafo:
    -Senti algumas informações meio soltas, poderia ter focado em uma e especificado melhor. Entende? Sempre procure selecionar informações e explicá-las. Quando aconteceu? Por quê? Qual lei?
    2º parágrafo:
    -Acho que houve um erro de escrita ou digitação no trecho “e que impulsionando” ao invés de “e que estão impulsionando”
    3° parágrafo:
    -Não tenho muito o que falar sobre esse segundo desenvolvimento, ao meu ver ficou bom. Só acho que talvez tu pudesse dar um maior enfoque na problemática;
    4º parágrafo:
    -Não teve a presença mais específica dos agentes, além de falar a finalidade e dar uma breve explicadinha. Poderia ter desenvolvido melhor. Depois tu dá uma estudadinha a mais sobre esse último parágrafo.
    No mais, ficou muito bem feita. Só dar uma corrigida nesses pontos que foram mencionados por mim e pela pessoa que falou anteriormente. Mas parabénsss!

    • 1
  2. Olá! Farei alguns comentários sobrer sua redação.
    – Introdução: não consegui observar uma relação direta com o tema nessa alusão feita, ao meu ver o repertório não se encaixou tão bem na sua argumentação.

    – D1: tome cuidado com períodos muito longos: Por outro lado, entretanto, o acelerado crescimento da taxa de idosos no Brasil repercutirá negativamente na economia, visto que terá um menor número de pessoas jovens ativas no mercado de
    trabalho com salários do setor privado que são indivíduos fortes ao consumismo e que impulsionando a economia, fato esse que até hoje contribuiu com o ritmo do crescimento econômico.” Observe que esse trecho ficou bem grande, o que te prejudica na competência de organização textual (C4),além de não ter fechado o parágrafo.

    -D2: sugiro que você insira o tópico frasal tanto no D1 como no D2. Um grande problema desse parágrafo foi que ele acabou ficando expositivo demais, os dados estatísticos ocuparam grande parte e não houve quase nenhuma argumentação (C3).

    -Conclusão: repetição do conectivo “por meio” (C4), não consegui identificar a FINALIDADE da sua proposta (C5).

    C1: 160
    C2: 160
    C3:160
    C4:120
    C5:160
    NOTA: 760
    OBS: já que você percebeu onde estão localizados os pontos fracos da sua redação, recomendo melhorá-los na próxima. Tome bastante cuidado com o repertório utilizado, repetição de palavras e sempre faça uma boa argumentação. Se gostou da correção, vota aí ;)

    • 1
  3. Introdução: ao meu ver ficou meio confuso, pq vc deve apenas introduzir o tema, eu percebi que vc colocou o que deve ser coloca na proposta de intervenção no início.
    D1 e D2 ficaram um pouco confusos.
    Conclusão: faltou o agente
    Nota: 700…………………………..Competência 1 – 120Demonstrar domínio da norma culta
    Competência 2 – Compreensão da proposta 200

    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(120)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(120)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(120)

    • 1
  4. NA INTRODUÇÃO NO PRIMEIRO PERIODO JÁ COMEÇOU COM UMA CONSEQUÊNCIA SOBRE O TEMA,PODERIA TER RETOMADO AO TEMA FAZENDO UMA PARÁFRASE, DANDO CONTINUIDADE ABORDANDO PONTOS POSITIVOS NA INTRODUÇÃO E NEGATIVOS NA INTRODUÇÃO, NA INTRODUÇÃO LOGO NOS ULTIMOS PERIODOS ABORDOU SOBRE UMA POSSIVEL SOLUÇÃO.
    NO D1 COLOCOU A EXPRESSÃO DE ABERTURA,FEZ UMA CITAÇÃO DE LEI,FALTOU INICIAR COM ABERTURA E RETOMADA DA TEMATICA , APRESENTANDO OS PONTOS POSITIVOS DA TESE E SUSTENTAÇÃO DA TESE.
    D2 NO MESMO SEGMENTO, POREM NA CONCLUSÃO PODERIA TER INICIADO COM A SOLUÇÃO DO PROBLEMA, MAS ABORDOU QUEM PODE RESOLVER O PROBLEMA E QUEM RESOLVE A QUESTÃO, FALTOU MAIS UMA ORGANIZAÇÃO DE ESTRUTURA.

    • 0
  5. •não senti muita “confiança” no primeiro parágrafo. Informações meio soltas e meio desorganizado digamos.
    •notei um erro, não sei se foi na hora de digitar. “E que impulsionando”.
    •Desenvolvimento 1 e desenvolvimento 2 ficaram meio confusos.
    •Na conclusão faltou o agente, não pode esquecer.
    •até na conclusão você não desenvolveu tão bem.
    •você não fechou 200 em nenhuma competência.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.